domingo, 4 de agosto de 2019

bom dia evangelho - 5. agosto. 2019


Bom dia evangelho

05 DE AGOSTO DE 2019
SEGUNDA-FEIRA | 18º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: BRANCO | ANO C
Papa Francisco. Crédito: Daniel Ibáñez (ACI)
HAVANA, 02 Ago. 19 / 09:06 am (ACI).- O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da II Jornada Nacional da Juventude (JNJ), que se realiza em Cuba, para encorajá-los a deixar-se transformar em discípulos missionários, para que outros possam também descobrir a presença do Senhor e “assim viver uma existência caracterizada pela fidelidade e misericórdia”.
O Santo Padre fez este convite em uma mensagem transmitida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, ao Arcebispo de Santiago de Cuba, Dom Dionísio García Ibáñez.
“Por ocasião da Jornada Nacional da Juventude, celebrada nas diferentes dioceses de Cuba com o tema 'Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra', o Papa Francisco saúda com afeto os organizadores e todos os jovens participantes e encoraja-os a seguir com firmeza o exemplo da Virgem Maria, serva fiel do Senhor, provando a alegria que nasce por ter encontrado Jesus Cristo e, como testemunhas da Ressurreição, estar dispostos a deixar-se transformar em discípulos missionários, para que muitos possam descobrir a presença do Senhor Jesus, escutar o seu chamado, crescer em Sua amizade e assim viver uma existência caracterizada pela fidelidade e misericórdia”, expressa a mensagem.
Nesse sentido, o Cardeal Parolin assegurou que, “com estes sentimentos, o Santo Padre reza a Deus Nosso Senhor, por intercessão da Santíssima Virgem da Caridade do Cobre, para que proteja com todo o Seu amor infinito todos os jovens cubanos, acompanhando-os em todos os momentos de sua vida, e transmite-lhes com alegria a implorada bênção apostólica como símbolo de copiosas graças divinas”.
De 1º a 4 de agosto, acontecerá em Cuba a II Jornada Nacional da Juventude, cuja sede seria a Arquidiocese de Santiago de Cuba. No entanto, devido à crise econômica enfrentada pela ilha, a Igreja local decidiu reprogramar o evento e realizá-lo em cada uma das onze dioceses.
Entretanto, a essa dificuldade somou-se a proibição do governo comunista para que pudessem realizar atividades fora dos templos, como é o caso da Via-Sacra. Apenas em Santiago de Cuba poderão ser realizadas atividades fora dos templos.
O Arcebispo de Santiago de Cuba, Dom Dionisio García Ibáñez, em uma carta pelo início da JNJ disse aos jovens que, embora “seja natural uma frustração inicial por causa de uma medida que não compreendemos”, sabemos “por experiência que também na vida espiritual e na vida cristã, dificuldades e obstáculos estarão sempre presentes”.
“Diante dessa realidade, o Senhor Jesus nos ensinou que a Esperança surge do caminho da Cruz. Ele se adiantou e nos deu o exemplo, carregando-a pelos nossos desalentos e infidelidades. A vitória é a do Ressuscitado”, afirmou.

ORAÇÃO : Ó Deus, que aos vossos pastores associastes Santo Osvaldo, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo. Dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Mateus 14,13-21
Aleluia, aleluia, aleluia.
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
14 13Ao saber da morte de João Batista, Jesus partiu dali numa barca para se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube e a multidão das cidades o seguiu a pé. 14Quando desembarcou, vendo Jesus essa numerosa multidão, moveu-se de compaixão para ela e curou seus doentes. 15Caía a tarde. Agrupados em volta dele, os discípulos disseram-lhe: "Este lugar é deserto e a hora é avançada. Despede esta gente para que vá comprar víveres na aldeia". 16Jesus, porém, respondeu: "Não é necessário: dai-lhe vós mesmos de comer". 17"Mas", disseram eles, "nós não temos aqui mais que cinco pães e dois peixes". 18"Trazei-mos", disse-lhes ele. 19Mandou, então, a multidão assentar-se na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, elevando os olhos ao céu, abençoou-os. Partindo em seguida os pães, deu-os aos seus discípulos, que os distribuíram ao povo. 20Todos comeram e ficaram fartos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram doze cestos cheios. 21Ora, os convivas foram aproximadamente cinco mil homens, sem contar as mulheres e crianças.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
COMPRAR OU DAR?
A situação delicada em que se encontrava a multidão faminta deu ocasião para os discípulos manifestarem sua mentalidade e serem corrigidos pelo Mestre. Quando julgavam que a solução seria despedir a multidão para que fosse comprar algo para comer, Jesus ordenou que eles mesmos lhe dessem de comer. Esta ordem só seria entendida se os discípulos se abrissem para o novo projeto de sociedade subjacente à pregação do Mestre. É para esta novidade que Jesus quer levá-los a se converter.
Comprar os pães supunha orientar as relações sociais pelas leis da economia, onde impera a concentração de bens e a exploração injusta. Neste contexto, quem tem dinheiro tem o direito de comer; quem não tem, torna-se vítima da fome. Aos comerciantes importa apenas o lucro. As pessoas, contaminadas pelo egoísmo, acabam virando as costas para o próximo em dificuldade. Estamos muito distantes do ideal do Reino!
Dar os pães comporta uma dinâmica diferente. Tudo parte do amor ao próximo, cuja penúria torna-se um apelo para a solidariedade e a partilha. Quem possui algo para comer, deixa-se tocar por quem não o tem, e abre mão, generosamente, do que lhe pertence para saciar a fome do próximo. Esta atitude funda-se na pura gratuidade e exclui qualquer desejo de recompensa. A alegria já é sentida no ato mesmo de repartir. Nesta direção é que os discípulos devem caminhar!
SANTO DO DIA
SANTO OSVALDO DE NORTÚMBRIA
Osvaldo nasceu em 604, filho de um rei pagão da região onde está hoje a Inglaterra. Com a chegada dos bárbaros, a rainha fugiu com seus filhos. Abrigados num mosteiro beneditino, todos se converteram e ali receberam sólida formação acadêmica e religiosa.
Osvaldo se destacava pelo belo porte físico, pela inteligência e pela caridade cristã. Tinha um sorriso franco, era bom e generoso, não distinguindo ricos e pobres. Era um hábil estrategista militar. Tinha como companheiro um falcão adestrado.
Com a morte do pai, Osvaldo travou uma luta contra os bárbaros e ocupou novamente o trono. Contam os registros históricos que Osvaldo rezou com seus soldados antes de iniciarem a batalha. Com a vitória, o rei mandou chamar os monges para pregarem o Evangelho no seu reino. Ele mesmo traduzia para o povo os sermões, conseguindo muitas conversões.
Construiu igrejas, mosteiros, cemitérios, hospitais, asilos e creches, distribuiu riquezas e promoveu prosperidade e caridade ao povo. A Igreja da Inglaterra deve à fé do rei Osvaldo o grande impulso para a evangelização do povo e o estabelecimento da vida monástica naquele país.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : A fé em Cristo nos ajuda a enfrentar as dificuldades do caminho. Ele é o guia seguro nos momentos de decisão e a pessoa que pode nos auxiliar na hora das dores. O verdadeiro cristão sabe entregar a sua vida nas mãos de Deus e fazer a sua parte na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
tjl@ - acidigital.com – a12.com – domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário