quarta-feira, 8 de abril de 2020

BOM DIA EVANGELHO - 9. ABRIL. 2020


Bodia evangelho
Dia 9 de Abril - Quinta-feira
CEIA DO SENHOR (Branco, Glória, Prefácio da Eucaristia - Ofício Próprio)
Music For Hope by Andrea Bocelli / Crédito: Andrea Bocelli
REDAÇÃO CENTRAL, 08 Abr. 20 / 04:00 pm (ACI).- No próximo dia 12 de abril, dia em que se celebra o Domingo de Páscoa, o famoso tenor italiano Andrea Bocelli oferecerá um concerto solitário na Catedral de Milão para levar uma “mensagem de amor, cura e esperança para a Itália e o mundo” em meio à batalha contra a pandemia do coronavírus COVID-19.
O concerto, organizado pela cidade de Milão e intitulado "Music For Hope" (Música para a esperança), será gratuito e poderá ser assistido via streaming em diferentes plataformas digitais, como o YouTube. No Brasil será às 14h (horário de Brasília) e em Portugal às 18h.
"No dia em que celebramos a confiança em uma vida que triunfa, sinto-me honrado e feliz em responder 'sim' ao convite da cidade e do Duomo de Milão. Eu creio na força de rezar juntos; creio na Páscoa cristã, um símbolo universal do renascimento que todos, sejam crentes ou não, realmente precisam neste momento", disse Bocelli em uma mensagem de divulgação.
Também disse que "graças à música, transmitida ao vivo, reunindo milhões de mãos juntas em todo o mundo, abraçaremos o coração palpitante desta terra ferida, esta maravilhosa forja internacional que é motivo de orgulho italiano".
A cidade de “Milão generosa, corajosa e proativa e toda a Itália logo voltarão a ser um modelo vencedor, motor de um renascimento que todos esperamos. Será um prazer presenciá-lo, no Duomo, durante a celebração da Páscoa que evoca o mistério do nascimento e do renascimento”, assegurou.
A fundação Andrea Bocelli, que leva seu nome, está atualmente envolvida em uma campanha de solidariedade para enfrentar a emergência COVID-19 e já começou a arrecadar fundos para ajudar os hospitais a comprarem todos os instrumentos e equipamentos de proteção destinados à equipe médica.
Para ingressar no link para assistir o concerto clique AQUI
Para fazer uma doação para a fundação Andrea Bocelli, clique AQUI.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Oração: Ó Deus, que aos vossos pastores associastes Santo Acácio, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
João 13,1-15
Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus.
Eu vos dou este novo mandamento, nova ordem agora vos dou, que, também, vos ameis uns aos outros, como eu vos amei, diz o Senhor (Jo 13,34).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
13 1 Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.
2 Durante a ceia, - quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo -,
3 sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava,
4 levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela.
5 Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.
6 Chegou a Simão Pedro. "Mas Pedro lhe disse: Senhor, queres lavar-me os pés!"
7 Respondeu-lhe Jesus: "O que faço não compreendes agora, mas compreendê-lo-ás em breve".
8 Disse-lhe Pedro: "Jamais me lavarás os pés!" Respondeu-lhe Jesus: "Se eu não tos lavar, não terás parte comigo".
9 Exclamou então Simão Pedro: "Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça".
10 Disse-lhe Jesus: "Aquele que tomou banho não tem necessidade de lavar-se; está inteiramente puro. Ora, vós estais puros, mas nem todos!"
11 Pois sabia quem o havia de trair; por isso, disse: "Nem todos estais puros".
12 Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: "Sabeis o que vos fiz?
13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
14 Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros.
15 Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós".
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
UM EXEMPLO CONVINCENTE
O grupo de discípulos de Jesus teve muitas oportunidades de ser instruído por ele, em suas contínuas peregrinações. Cada um, porém, trazia consigo seus esquemas culturais e religiosos, nem sempre fáceis de serem questionados e de passarem por um processo de conversão. Um destes esquemas dizia respeito à desigualdade fundamental entre as pessoas e à conseqüente relação de superioridade de umas sobre as outras.
A proposta de Reino, proclamada por Jesus, partia da igualdade fundamental entre todos os seres humanos. Portanto, a mentalidade reinante chocava-se frontalmente com o seu projeto. E Jesus não hesitou em tocar neste tabu.
A forma escolhida foi a de por-se a lavar os pés dos discípulos, por ocasião da última ceia. A reação impertinente de Pedro revelou seu horizonte cultural. Jesus o questionou: se ele não estivesse disposto a deixá-lo lavar-lhe os pés, não teria a menor condição de continuar a ser seu discípulo. Se Pedro impedisse o Mestre de assumir a postura serviçal de um escravo, invertendo os papéis, futuramente haveria de se perpetuar, na comunidade cristã, a estrutura social denunciada pela pregação de Jesus. O Reino, neste caso, ficaria privado de sua originalidade e o projeto de Deus dificilmente se implantaria na história humana. A lição do Mestre era cristalina: sua dignidade não ficou diminuída por ter-se curvado diante dos discípulos.

Santo do Dia

Santo Acácio

Santo Acácio nasceu no século V, foi bispo e confessor de Amida, no Iraque. A palavra Acácio significa “aquele que não tem malícia”. Acácio viveu sempre o dia presente e nunca preocupou-se em remoer o passado nem ansiar o futuro.
Em 419 o imperador Teodósio segundo o enviou como bispo embaixador para o reino Persa. A tarefa era promover um concílio entre os persas para discutir sobre a heresia nestoriana, que negava a divindade de Jesus.
Acontece que, estando Acácio na Pérsia, estourou uma guerra entre bizantinos e persas. Os prisioneiros de guerra eram tantos, que não havia comida para alimentá-los. Diante desta realidade concreta, Acácio começou a vender os vasos sagrados e outros objetos de sua Igreja para resgatar os prisioneiros. Estes, reconhecendo a bondade de Acácio, fizeram-se cristãos.
Acácio morreu com fama de santidade, depois de governar com muito zelo sua igreja no reino dos persas.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão: Existem coisas no mundo que exigem todo nosso esforço. Diante da fome, da falta de moradia e de cuidados essenciais com a saúde humana, é preciso usar de todos os recursos para denunciar estes problemas e, obviamente, lutar para que a situação melhore. Santo Acácio soube ver o essencial: vendeu seus bens materiais para libertar inocentes. Recebeu como recompensa um lugar na família dos santos de Deus. O que você tem feito em favor dos mais necessitados?
tjl@-acidigital.com – a12.com- domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário