quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

BOM DIA EVANGELHO -8. JANEIRO. 2021

 

BOM DIA EVANGELHO


Dia 8 de Janeiro - Sexta-feira

SEMANA DA EPIFANIA (Branco, Prefácio da Epifania ou do Natal Ofício do dia)

“Da exposição, pouco antes da Missa desta noite. Nenhum filtro foi aplicado, nem efeitos fotográficos. Espírito Santo!!”, garante Stephanie G., que compartilhou a foto em suas redes.

A imagem mostra o Pe. Keucher, o acólito e os fiéis rezando diante do Santíssimo Sacramento, de onde emana uma luz azul em forma de dois raios que se dissipam para o céu.

Para muitos fiéis, esta foto mostra a presença do Espírito Santo, ao comparar os raios de luz com as asas de uma pomba, como costuma ser representada a terceira pessoa da Trindade.

No entanto, outras pessoas asseguram que este estranho efeito pode ter origem na luz azul que ilumina a manjedoura que fica perto do altar e não em uma manifestação "milagrosa".

Efeito semelhante pode ser visto em outra foto compartilhada por Pe. Keucher em suas redes sociais, onde a Hóstia Consagrada fica azul.

 Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

 Oração: Ó Deus, nosso Pai, nós Te pedimos que, mediante teu Espírito Santo, nos concedeis o dom do discernimento, para percebermos os sinais de teu amor e de tua ação na história humana. E que, a exemplo de São Severino, sejamos capazes de exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em consideração raça, cultura e religião. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Lucas 5,12-16

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
12 Estando Jesus numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: “Senhor, se queres, podes limpar-me”.
13 Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: “Eu quero; sê purificado!” No mesmo instante desapareceu dele a lepra.
14 Ordenou-lhe Jesus que o não contasse a ninguém, dizendo-lhe, porém: “Vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés prescreveu, para lhes servir de testemunho”.
15 Entretanto, espalhava-se mais e mais a sua fama e concorriam grandes multidões para o ouvir e ser curadas das suas enfermidades.
16 Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar.

Palavra da Salvação.

 Comentário do Evangelho: AÇÃO E ORAÇÃO

Os curas realizadas por Jesus atraíam sobre ele a atenção das pessoas. Sua fama difundia-se cada vez mais, fazendo com que grandes multidões se reunissem a seu redor para ouvi-lo e serem curadas por ele.
A cura do homem vítima de uma terrível e contagiosa doença de pele deu margem para que sua fama se espalhasse ainda mais.
Na sua humildade, e cumprindo uma lei religiosa que proibia aos leprosos aproximarem-se das pessoas sadias, o homem simplesmente prostrou-se com face em terra, assim que viu Jesus. A seguir, dirigiu-lhe uma súplica. No seu pedido, ao mesmo tempo em que reconhecia o poder taumatúrgico do Mestre, o enfermo submetia-se totalmente à vontade dele, colocando suas sorte nas mãos de que podia restituir-lhe a saúde.
Então, movido de compaixão, Jesus desconsiderou as leis religiosas que segregavam os leprosos. Estendendo a mão, tocou o homem doente, declarando seu desejo de vê-lo curado. E o milagre aconteceu!
O entusiasmo do povo levava o Mestre a se voltar, com toda intensidade, para Deus. Também desta vez, retirou-se para um lugar deserto a fim de orar. Pela oração buscava desprender-se de toda atenção concentrada sobre si, recordando que só o Pai era merecedor de glória e louvor. Assim, procurava manter-se distante do orgulho e da soberba, que poderiam desvirtuar toda a sua ação.

Santo do Dia: São Severino

Severino viveu em pleno século V, quando o ocidente era acometido por uma sequência de invasões dos povos bárbaros. Sua vida é muito importante, pois foi neste ambiente de conflitos que Severino soube espalhar as sementes do Evangelho de Jesus.

Severino nasceu no ano 410, na cidade de Roma e pertencia a uma família nobre e rica. Era um homem de fino trato, que falava o latim com perfeição, profundamente humilde, pobre e caridoso.

Em 454 encontramos Severino às margens do Rio Danúbio, fronteira com o então mundo pagão, acolhendo a população ameaçada pela destruição bárbara. Ao mesmo tempo, o jovem cristão fazia penitência e tentava atrair os pagãos para a vida cristã.

Esse seu ministério apostólico itinerante frutificou em várias cidades, com a fundação de inúmeros mosteiros. Segundo a tradição, Severino era dotado do dom das profecias e conseguia avisar populações inteiras sobre ataques bárbaros. Com isso, evitava muitas mortes, pois as pessoas podiam refugiar-se em outros locais. Morreu no dia 08 de janeiro de 482 pronunciando a última frase do salmo 150: "Todo ser que tem vida, a deve ao Senhor". (Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: São Severino era um homem perspicaz e de inteligência aguçada. Sua fé, sua caridade, simplicidade, entre outras virtudes, penetraram profundamente no coração do povo, sendo estimado e respeitado por todos. O cristão deve proclamar sua fé pelo testemunho de vida, e nunca pela força.

TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM –EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário