quarta-feira, 17 de março de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 18. MARÇO. 021

 

BOM DIA EVANGELHO


18 DE MARÇO DE 2021 -Quinta-feira da 4ª semana da Quaresma

Padre Fernando de Lima Silva / Foto: Facebook Fernando Lima RECIFE, 17 mar. 21 / 12:13 pm (ACI).- O Bispo da Caruaru (PE), Dom José Ruy Gonçalves Lopes, recordou durante Missa de corpo presente de Padre Fernando de Lima Silva, que morreu afogado para salvar duas pessoas, que “Nosso Senhor nos dá a vida como um dom, como um presente, mas nós não somos proprietários da nossa vida”. Pe. Fernando de Lima, de 38 anos, morreu afogado em um açude em Serra Negra, na zona rural de Bezerros (PE), no sábado, 14 de março. Segundo nota da Diocese de Caruaru, o sacerdote “se afogou, ao salvar a vida de duas pessoas”. Nesse sentido, recordou que o seu lema presbiteral era “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11). “Ele deu sua vida, para salvar vidas”, completou a nota da Diocese. De acordo com a Polícia Militar, Pe. Fernando estava em um barco pequeno com uma mulher e uma criança. O barco virou quando foram tirar uma foto. O padre conseguiu pegar a criança e colocá-la em uma pedra e a mulher foi retirada com a ajuda de outras pessoas que estavam no local. O sacerdote chegou a ser socorrido e levado para um hospital, mas não resistiu. Pe. Fernando de Lima era natural de Taquaritinga do Norte, no agreste de Pernambuco, e foi ordenado sacerdote em 5 de fevereiro de 2014. Atualmente, era Administrador da Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes, em Gravatá, cidade onde foi decretado três dias de luto por causa de sua morte. O corpo de Pe. Fernando foi levado em cortejo para Taquaritinga do Norte, onde foi celebrada a Missa de corpo presente na Paróquia de Santo Amaro e seu sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal. A Missa foi presidida pelo Bispo de Caruaru, Dom José Ruy, o qual se dirigiu uma “saudação muito carinhosa” aos familiares de Pe. Fernando e recordou que a vida é um dom de Deus. “Nós recebemos a vida, sim, como este grande dom passageiro e transitório. Não perdemos as pessoas que amamos, porque elas não nos pertencem, elas pertencem a Deus. Por isso, Jó nos lembrava: o Senhor deu, o Senhor tirou, uma vez que tudo é dele, tudo a Ele pertence”. “Tenham neste momento doloroso a força da fé, a fortaleza da graça e a certeza da esperança de que um dia o encontro também acontecerá conosco e todos nós nos reuniremos na Casa do Pai”, disse o Prelado. Dom José Ruy refletiu ainda sobre o caminho para o céu, indicando que se trata do “caminho que passa pela Igreja enquanto sacramento de salvação. O caminho do céu é o caminho da fé, da fé única que tem como único salvador Jesus Cristo”. “Não temos acréscimos a fazer, porque tudo está revelado, é o mistério Pascal, Paixão, Morte e Ressurreição”, disse, ressaltando que “desse modo é que o Cristo chamou Pe. Fernando”.

Oração: Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Cirilo de Jerusalém, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho (Jo 5,31-47):

 «Se eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Um outro é quem dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da verdade. Ora, eu não recebo testemunho da parte de um ser humano, mas digo isso para a vossa salvação. João era a lâmpada que iluminava com sua chama ardente, e vós gostastes, por um tempo, de alegrar-vos com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, pois mostram que o Pai me enviou. Sim, o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Mas vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua face, e não tendes a sua palavra morando em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
»Examinais as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim. Vós, porém, não quereis vir a mim para terdes a vida! Eu não recebo glória que venha dos homens. Pelo contrário, eu vos conheço: não tendes em vós o amor de Deus.
»Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a esse receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do Deus único? Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a meu respeito que ele escreveu. Mas, se não acreditais nos seus escritos, como podereis crer nas minhas palavras?».

«Se eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro» - Rev. D. Miquel MASATS i Roca(Girona, Espanha)

Hoje, o Evangelho ensina-nos como Jesus enfrenta a seguinte objeção: segundo a lei em Dt 19,15, para que um testemunho tivesse valor, era necessário que fosse corroborado por duas ou três testemunhas. Jesus alega a seu favor o testemunho de São João Batista, o testemunho do Pai —que se manifesta nos milagres operados por Ele— e, finalmente, o testemunho das Escrituras.
Jesus Cristo repreende os que O escutam, denunciando três impedimentos ao Seu reconhecimento como o Messias Filho de Deus: a falta de amor a Deus; a ausência de reta intenção —buscam só a gloria humana— e a interpretação interesseira das Escrituras.
O Santo Padre João Paulo II escreveu-nos: «À contemplação do rosto de Cristo, só se pode chegar escutando no Espírito a voz do Pai, ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (cf. Mt 11,27). Assim, portanto, é necessária a revelação do Altíssimo. Mas, para acolhê-la, é indispensável colocar-se em atitude de escuta».
Portanto há que ter em conta que, para confessar Jesus Cristo como verdadeiro Filho de Deus, não bastam as provas externas que nos sejam propostas; é muito importante a retidão da vontade, ou seja, as boas disposições.
Neste tempo de Quaresma, intensificando as obras de penitência que facilitam a renovação interior, melhoremos as nossas disposições para contemplar o verdadeiro rosto de Cristo. Por isso, São Josemaria diz-nos: «Esse Cristo, que tu vês, não é Jesus. —Será, contudo, a triste imagem que os teus olhos turvos podem formar...—Purifica-te. Torna claro o teu olhar, com a humildade e com a penitência. Então... não te faltarão as luzes limpas do Amor. E terás uma visão perfeita. A tua imagem será então, realmente, a Sua: Ele!»

Santo do Dia: São Cirilo de Jerusalém

Com alegria neste dia lembramos a vida de santidade de um grande homem proclamado Doutor da Igreja. São Cirilo nasceu em Jerusalém em 315, no início do tempo de graça, em que a Igreja conquistou com a liberdade religiosa dada por Constantino. Ordenado sacerdote, São Cirilo cuidou com carinho, zelo e amor da preparação de Catecúmenos para o Batismo, assim como se dedicou no magistério, ou seja, ensinamento da Sã Doutrina. Deixou escrito as “Catequeses”, em que expõe a verdadeira doutrina da fé e os ensinamentos da Sagrada Escritura. Sobre a Eucaristia, ele afirmava: “Sob a forma de pão é o corpo que te é dado e, sob a forma de vinho, o sangue; de tal maneira que, ao receberes o corpo e sangue de Cristo, te transformas, com ele, num só corpo e num só sangue”. Cirilo tratava com simplicidade, mas com muita profundidade, sobre o pecado, penitência, batismo, credo e outros pontos essenciais da nossa fé. Mesmo depois de ser eleito bispo e patriarca de Jerusalém continuou sempre ao lado da verdade. Por três vezes foi exilado pelos imperadores Constâncio e Valente. Participou do terceiro Concílio Ecumênico de Constantinopla. Seu último exílio foi o mais duro e cruel, obrigando-o por onze anos, a vagar pelas cidades da Ásia e outras regiões do Oriente. São Cirilo morreu em 386.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Na Igreja de Cristo há espaços para diversidade de ministérios. Algumas pessoas, como São Cirilo, dedicaram-se ao estudo e pregação dos mistérios de Cristo e da Igreja. Suas reflexões teológicas sobreviveram ao tempo e permanecem como herança de um cristianismo original e atuante. Queremos hoje pedir que Deus continue suscitando homens e mulheres para o serviço de reflexão e estudo da fé católica. Tão importante como viver uma vida de fé é conhecer a fé que nos alimenta.

TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário