domingo, 21 de março de 2021

bom dia evangelho - 22. março. 2021

 

BOM DIA EVANGELHO


22 DE MARÇO DE 2021
Segunda-feira (A e B) da 5ª semana da Quaresma

Foto: Beato Carlo AcutisCarlo AcutisIgreja Católica na PolôniaPolôniaBeatojovem

Oração: Senhor Jesus, vós nos disseste: "Eu vim para servir e não para ser servido". Rogamos, pelo exemplo de Santa Léia, que embora fosse superiora colocou-se como escrava das outras religiosas, saibamos também nós encontrar alegria em servir e sempre exercer a verdadeira caridade. Amém!

Evangelho (Jo 8,1-11):

 Jesus foi para o Monte das Oliveiras. De madrugada, voltou ao templo, e todo o povo se reuniu ao redor dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério. Colocando-a no meio, disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi flagrada cometendo adultério. Moisés, na Lei, nos mandou apedrejar tais mulheres. E tu, que dizes?». Eles perguntavam isso para experimentá-lo e ter motivo para acusá-lo. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever no chão, com o dedo. Como insistissem em perguntar, Jesus ergueu-se e disse: «Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!». Inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão.
Ouvindo isso, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos. Jesus ficou sozinho com a mulher que estava no meio, em pé. Ele levantou-se e disse: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?». Ela respondeu: «Ninguém, Senhor!». Jesus, então, lhe disse: «Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais».

«Vai, e de agora em diante não peques mais» - Rev. D. Jordi PASCUAL i Bancells(Salt, Girona, Espanha)

Hoje contemplamos no Evangelho o rosto misericordioso de Jesus. Deus é Amor, e Amor que perdoa, Amor que se compadece de nossas fraquezas, Amor que salva. Os mestres da Lei de Moisés e os fariseus disseram a Jesus: «Mestre, essa mulher foi pega em flagrante cometendo adultério» (Jo 8,4) e pedem ao Senhor: «E tu, o que dizes?» (Jo 8,5). Não lhes interessa tanto seguir um ensinamento de Jesus como poder acusá-lo de que está contra a Lei de Moisés. Mas o Mestre aproveita essa ocasião para manifestar que Ele veio buscar aos pecadores, levantar aos caídos, chamá-los à conversão e à penitência. E esta é a mensagem da Quaresma para nós, uma vez que todos somos pecadores e todos necessitam da graça salvadora de Deus.
Atualmente se diz que estamos perdendo o sentido do pecado. Muitos não sabem o que está bem ou mal, nem por que. É o mesmo que dizer —em forma positiva— que se perdeu o sentido do Amor a Deus: do Amor que Deus nos tem, e —por nossa parte— a correspondência que este Amor pede. Quem ama não ofende. Quem se sabe amado e perdoado, retribui amor por Amor: «Perguntaram ao Amigo qual era a fonte do amor. Ele respondeu que é aquela onde o Amado lavou as nossas culpas» (Ramon Llull).
Por isso, o sentido da conversão e de a penitência próprias da Quaresma é colocar-nos cara a cara ante Deus, olhar aos olhos do Senhor na Cruz, e manifestar pessoalmente nossos pecados no sacramento da Penitência. E como à mulher do Evangelho, Jesus nos dirá: «Ela respondeu: «Ninguém, Senhor» Então Jesus disse: «Eu também não a condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais» (Jo 8,11). Deus perdoa e isto nos leva a uma exigência, um compromisso: Não peques mais!

Santo do Dia: Santa Léia

Muito poucos são os registros sobre Santa Léia. Era uma jovem viúva cristã, recusou-se contrair segundas núpcias com um rico nobre romano, desistindo de uma vida de luxo e riqueza para aderir às primeiras comunidades cristãs. São Jerônimo, organizador das comunidades desta época, foi acusado de atrair Léia e outras viúvas para o cristianismo. Exilou-se então em Bélem. Ao saber da morte de Léia, Jerônimo escreveu uma carta sobre a vida desta viúva, e este é o único documento que temos sobre ela. Segundo São Jerônimo, Léia consagrou-se à vida religiosa, tornou-se madre superiora, e com seu exemplo de humildade, oração e serviço, testemunhou seu amor a Cristo. Passou a vida envolta em vestes simples e gastava horas em profunda oração. Nunca fez nada que lhe servisse de vanglória ou que lhe trouxesse benefícios pessoais. Sua vida era em seu quarto, pequeno no espaço, mas grande como local de louvor a Deus. Ali ela tinha tudo o que precisava. Nada lhe faltou por ter trocado uma rica mansão pela singeleza de um monastério. Ao contrário, sua grande riqueza foi a coroa da santidade, que perpetua até hoje sua memória entre nós. Santa Léia morreu em Roma no ano de 384. (Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: O silêncio nos permite recolhermo-nos para orar a Deus em segredo. Ele nos permite viver em solidão no meio dos irmãos. De certa forma, ele nos separa uns dos outros. Ele nos força a nos desprendermos das afeições naturais que seriam obstáculos, das presenças que nos tornariam menos disponíveis para escutar a voz do Espírito que está em nós. Aprendamos de Santa Léia o cultivo do silêncio como forma de alimentar nosso maior contato com o amor de Deus.

VARSOVIA, 20 mar. 21 / 07:00 am (ACI).- As relíquias do beato Carlo Acutis agora podem ser veneradas em uma catedral da Polônia graças a um jovem capelão, que conseguiu levá-las com a esperança de que seu exemplo inspire os jovens a ser santos e a se aproximar da Igreja para o encontro com Cristo vivo. Pe. Adrian Sadowski é um capelão diocesano da Diocese de Ełk, localizada na província eclesiástica de Warmia (Polônia), que conseguiu levar as relíquias do Beato Acutis para a Catedral de Ełk com o propósito de que os jovens que se consideram “espirituais, mas não religiosos” reconheçam a importância da ação sacramental na Igreja. “No mundo de hoje, muitos jovens fazem perguntas sobre a fé e a Igreja. Muitos dizem: ‘Deus, sim, mas a Igreja como instituição, não’, e alguns duvidam da eternidade”, disse o sacerdote. “Às vezes têm dificuldades para entender que a Igreja é ‘um hospital de pecadores’ e somente nela é possível encontrar o Deus vivo na ação sacramental. O Beato Carlo nos faz conscientes disso”, acrescentou. Com isso em mente, o padre polonês entrou em contato o Vaticano na esperança de obter uma relíquia de primeira classe do Beato Carlo Acutis para a sua diocese. A relíquia foi oficialmente instalada na Catedral de Ełk em 23 de fevereiro em uma Missa celebrada pelo Bispo de Ełk, Dom Jerzy Mazur. Dom Mazur disse na homilia que Acutis “tinha uma habilidade extraordinária para transmitir os valores em que acreditava e para ajudar as pessoas a descobrir que Deus está perto de nós e que viver com Ele é algo belo”. “Queria atrair Jesus ao maior número de pessoas possível, convertendo-se em um pregador do Evangelho principalmente através do seu exemplo de vida”, acrescentou. O Beato Carlo Acutis era um jovem católico italiano com uma devoção apaixonada pela presença real de Jesus na Eucaristia e um talento para a programação de computadores. Em 2005, o jovem beato lançou um site que catalogava os milagres eucarísticos ocorridos em todo o mundo, projeto que começou com 12 anos. Morreu de leucemia aos 15 anos, oferecendo seu sofrimento pelo Papa e pela Igreja. O Beato Carlo Acutis se tornou o primeiro da geração dos millenials beatificado pela Igreja Católica em outubro de 2020. A transmissão ao vivo de sua Missa de beatificação em Assis viralizou, com centenas de milhares de pessoas assistindo on-line.

Suas relíquias chegam em um momento difícil para a Igreja na Polônia. Um relatório divulgado neste mês disse que a prática religiosa entre os jovens poloneses caiu pela metade em quase 30 anos.

“Na realidade de hoje, quando a vida cotidiana dos jovens se transferiu para a internet devido à pandemia, a Igreja nos dá um beato que utilizou este meio para a evangelização”, disse o Pe. Sadowski. As relíquias passarão de paróquia em paróquia na Diocese de Ełk até o final deste ano para permitir que mais pessoas as venerem. A diocese polonesa é um exemplo de uma das muitas comunidades católicas em todo o mundo que buscam no Beato Acutis inspiração para a sua pastoral da juventude. A Basílica de Nossa Senhora do Pilar de Buenos Aires (Argentina), também conseguiu levar este ano uma relíquia de Acutis - um fragmento de sua pele - após enviar um pedido à Associação Amigos de Carlo Acutis da Itália. O Cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano, comentou em uma entrevista ao Vatican News, em 25 de fevereiro, que "não há dúvida de que a reputação de santidade desse jovem está crescendo". Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz. 

TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário