quarta-feira, 1 de março de 2023

BOM DIA EVANGELHO - 2. MARÇO .023

 

BOM DIA EVANGELHO


02 DE MARÇO E 2023- Quinta-feira da 1ª da Quaresma

São José / Daniel Íbañez (ACI Digital) - REDAÇÃO CENTRAL, 01 Mar. 23 / 08:57 am (ACI).- A tradição da Igreja atribuiu uma devoção especial a cada mês do ano, e o mês de março é dedicado em particular a são José, casto esposo da Virgem Maria e padroeiro da Igreja Universal.

São José é conhecido como o “santo do silêncio” porque não se conhece uma palavra pronunciada por ele, mas sim as suas obras, sua fé e amor que influenciaram em Jesus e em seu santo matrimônio.

Uma das pessoas que mais difundiu a devoção a são José foi santa Teresa d’Ávila, que através da intercessão do santo foi curada de uma doença que a deixou quase paralisada e que era considerada incurável.

Santa Teresa costumava repetir que “outros santos parecem ter um poder especial para resolver certos problemas. Mas Deus concedeu a são José um grande poder para ajudar em tudo”.

 

Naqueles dias, a rainha Ester, tomada de angústia mortal, procurou refúgio no Senhor
e fez esta súplica ao Senhor, Deus de Israel: «Meu Senhor, nosso único Rei, vinde socorrer-me, porque estou só e não tenho outro auxílio senão Vós
e corre perigo a minha vida.
Desde criança, ouvi dizer na minha tribo paterna que Vós, Senhor, escolhestes Israel entre todos os povos, e os nossos pais entre os seus antepassados, para serem a vossa herança perpétua, e cumpristes tudo o que lhes tínheis prometido.
Lembrai-Vos de nós, Senhor, e manifestai-Vos no dia da nossa tribulação. Fortalecei-me, Rei dos deuses e Senhor dos poderosos.
Ponde em meus lábios palavras harmoniosas, quando estiver na presença do leão, e mudai o seu coração, para que deteste o nosso inimigo e o arruíne com todos os seus cúmplices.
Livrai-nos com a vossa mão; vinde socorrer-me no meu abandono, porque não tenho ninguém senão Vós, Senhor».

Livro dos Salmos 138(137),1-2a.2bc-3.7c-8.

De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças,
porque ouvistes as palavras da minha boca.
Na presença dos anjos hei de cantar-Vos
e adorar-Vos, voltado para o vosso Templo santo.

Hei de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade,
porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa.
Quando Vos invoquei, me respondestes,
aumentastes a fortaleza da minha alma.

A vossa mão direita me salvará,
o Senhor completará o que em meu auxílio começou.
Senhor, a vossa bondade é eterna,
não abandoneis a obra das vossas mãos.

Oração:

Deus, nosso Pai, em vosso Filho Jesus nos revelastes vossa face cheia de misericórdia, de ternura e de amor. Nós vos agradecemos e vos louvamos por nos ter dado Jesus como nosso irmão, Deus-conosco para sempre. Exultamos de alegria, porque as vossas promessas se cumpriram; já experimentamos aqui as alegrias do vosso Reino de justiça e de paz. Por isso, repetimos as palavras do Apóstolo: “Vede que prova de amor nos deu o Pai: que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos”. Santa Inês, que se consagrou inteiramente a vós e ao serviço dos necessitados, interceda para que a fraternidade se estabeleça na terra. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Evangelho segundo São Mateus 7,7-12.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á.
Porque todo aquele que pede, recebe, quem procura, encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á.
Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão,
ou uma serpente se lhe pedir peixe?
Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que Lhas pedem!
Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-lho vós também: esta é a Lei e os profetas».(
Tradução litúrgica da Bíblia)

São João-Maria Vianney (1786-1859) presbítero, Cura de Ars - Sermão para o 5.º domingo depois da Páscoa

O poder da oração

O motivo que nos deve levar a recorrer à oração é que tudo se torna vantajoso para nós. Deus quer a nossa felicidade e sabe que só podemos alcançá-la através da oração. Além disso, meus irmãos, que maior felicidade haverá para uma criatura vil como nós do que Deus querer baixar-Se, convivendo connosco com tanta familiaridade como um amigo com o seu amigo? Vede que bondade a sua, ao permitir-nos entregar-Lhe os nossos desgostos, as nossas penas. E este bom Salvador apressa-Se a consolar-nos, a amparar-nos nas provas, ou melhor, a sofrer por nós. Dizei-me, meus irmãos, deixar de rezar não seria renunciar à salvação e à felicidade na Terra? Pois sem a oração seremos certamente infelizes, e com a oração temos a certeza de alcançar o que nos é necessário para o tempo e para a eternidade, como veremos. Digo primeiramente, meus irmãos, que tudo está prometido à oração; e em segundo lugar, que a oração obtém tudo quando é bem feita: uma verdade que Jesus Cristo nos repete quase a cada página da Sagrada Escritura. A promessa que Jesus Cristo nos faz é formal: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, obtê-lo-eis, se o pedirdes com fé» (cf. Mt 7,7.21,24) Jesus Cristo não Se contenta em nos dizer que a oração bem feita obtém tudo. Para nos convencer ainda mais, garante-nos solenemente: «Em verdade, em verdade vos digo: tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá» (Jo 15,16). Segundo as palavras do próprio Jesus Cristo, parece-me, meus irmãos, que é impossível duvidar do poder da oração.

Santa Inês de Praga -RELIGIOSA, +1282

Santa Inês de Praga (ou da Boémia)

Santa Inês de Praga, nasceu em 1208. Pertencia à família real, pois Otocaro I, seu pai, era rei da Boémia. Educada por monges, recusou-se a casar com Frederico II, imperador da Alemanha, contando para isso com o apoio do papa Gregório IX. Foi uma mulher activa e preocupada com os problemas de seu tempo. Dedicou-se de corpo e alma ao serviço dos pobres, fundando para eles um hospital, onde se estabeleceu em pobreza absoluta, renunciando às rendas e vivendo de esmolas e doações.
Incentivou e apoiou os Franciscanos e as Clarissas, para quem fundou dois mosteiros. Santa Clara, a quem devotava grande amizade, chamava-a de "metade de minha alma". Ingressou, mais tarde, no convento das Clarissas, por ela própria fundado, onde foi nomeada abadessa. Morreu no dia 2 de Março de 1282 em Praga, onde nasceu.

Reflexão: O exemplo de mulheres como Santa Inês, nos inspira a buscar também a nossa vocação à santidade. Simplicidade, dedicação e confiança em Deus eram marcas registradas da vida desta grande mulher. Fica-nos hoje o desejo de encontrar em Cristo o primeiro e maior inspirador de nossos gestos de caridade para com o próximo. Inspirados pela vida de Santa Inês, sejamos também nós missionários e missionárias do Evangelho da Vida.

TJL – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG – EVANGELI.NET – A12.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário