terça-feira, 10 de novembro de 2009

10 de novembro de 2009 — Terça-feira
São Leão Magno
(PpDr, Mem., Cor Branca) -Santos do dia
Leão Magno, Florencia, Ninfa, André Avelino, Tibério, Noé

São Leão Magno – que significa Grande – é considerado um dos maiores papas da história da Igreja, por seu trabalho e sua santidade. Nasceu em Roma no ano de 395 e foi eleito papa em 440. Evangelizou e governou a Igreja num momento muito difícil dentro do Império Romano, pois havia heresias, invasões e violências. Suas homilias eram ricas de conteúdo doutrinal, expostas de modo simples e numa linguagem límpida. Que São Leão Magno interceda a Deus por toda a Igreja, e ajude-nos a evangelizar em nosso tempo.
Oração introdutória
Senhor Jesus, te fizeste homem por mim, pequeno, pobre, obediente… que Tua humildade ensine meu coração a ser mais manso e sensível.

EVANGELHO

Convocados e escolhidos para servir
Lc 17,7-10

Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo, será que você vai dizer: "Venha depressa e sente-se à mesa"? Claro que não! Pelo contrário, você dirá: "Prepare o jantar para mim, ponha o avental e me sirva enquanto eu como e bebo. Depois você pode comer e beber." Por acaso o empregado merece agradecimento porque obedeceu às suas ordens? Assim deve ser com vocês. Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: "Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever."
Comentário do Evangelho
Alegria do banquete no ReinoEsta enigmática parábola, por sua imagem e aplicação, a partir de duas interrogações, coloca o ouvinte na condição de um proprietário rural que explora seu servo ou assalariado. É uma realidade comum nas sociedades estruturadas em um mecanismo de enriquecimento de alguns a partir da exploração do trabalhador empobrecido que produz bens e riquezas. Um uso desta parábola seria sua transferência para a relação entre Deus ou Jesus e os discípulos. Isto se faria com certo constrangimento, pois a comparação seria entre um dono avarento e um escravo humilhado. A realidade de Jesus é bem diferente deste proprietário. Sua vida foi toda dedicada ao serviço aos pobres e excluídos, culminando com o lava-pés dos discípulos na última ceia. Poder-se-ia salvar, talvez, apenas a conclusão: os discípulos devem servir a Deus de maneira humilde e desinteressada. Sob outro enfoque, podemos entender a parábola como uma crítica de Jesus àqueles que ainda estão apegados às observâncias da Lei. Escravos da Lei a obedecem cegamente e no fim percebem que não passaram de servos dela. Não chegaram à liberdade nem à alegria do banquete no Reino.
A igreja celebra hoje:
São Leão Magno

O Santo de hoje mostrou-se digno do seu apelido "Magno", que significa grande, isto porque é considerado um dos maiores Papas da história da Igreja, grande no trabalho e na santidade. São Leão Magno nasceu em Roma no ano de 395 e depois de entrar jovem no Seminário, serviu a Diocese num Sacerdócio santo e prestativo.Ao ser eleito Papa em 440 teve que evangelizar e governar a Igreja numa época brusca do Império Romano, pois já sofria com as heresias e invasões dos povos Bárbaros, onde ambas não invadiam sem violência. São Leão enfrentou e condenou o veneno de várias mentiras doutrinais, porém combateu com ferrêneo fervor o monofisismo que defendia mentirosamente ter Jesus Cristo uma só natureza e não a Divina e humana numa só pessoa como é a verdade.Quanta a dimensão social Leão foi crescendo, já que com a vitória dos desordeiros Bárbaros sobre as forças do Império Romano, a última esperança era o eloqüente e santo Doutor da Igreja, que conseguiu salvar da destruição a Itália, Roma e muitas pessoas. Dentre tantas riquezas em obras e escritos São Leão Magno deixou-nos este grito: "Toma consciência, ó cristão da tua dignidade, e já que participas da natureza divina". Entrou no Céu no ano de 461.
Fonte:
http://odiadossantos.carissimus.com/Cas/CalendarioDosSantos.htm -http://www.acidigital.com. tjl@

Nenhum comentário:

Postar um comentário