quarta-feira, 25 de novembro de 2009


24 de novembro de 2009 – Terça-feira
Sto. André Dung-Lac, Comps. Mts.
(Mts, Mem., Cor Vermelha)
Santos:
Crisógono, Próspero,Crecenciano, Flora, Fermina

Na Ásia, iniciou-se grande perseguição aos cristãos. De 1625 a 1886, os governantes tudo fizeram para despertar o ódio e a vingança contra a religião cristã e àqueles que anunciavam o evangelho ou tornavam-se cristãos. Mas, quanto mais perseguiam, mais aumentava o fervor deles. Esse período culminou com a morte de 117 santos: sacerdotes, bispos, pais de famílias, jovens, crianças, catequistas, seminaristas, militares. O Papa João Paulo II canonizou esses mártires da fé no ano de 1988. Que o Evangelho seja anunciado em nossos dias sem reserva alguma.
Oração
Pai, teu Filho Jesus é sinal de tua presença no meio da humanidade. Que eu saiba acolhê-lo como manifestação de tua misericórdia, e só nele colocar toda a minha segurança.
Evangelho
Lc 21,5-11 - O fim ainda não chegou
-* 5 Algumas pessoas comentavam sobre o Templo, enfeitado com pedras bonitas e com coisas dadas em promessa. Então Jesus disse: 6 «Vocês estão admirando essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» 7 Eles perguntaram: «Mestre, quando vai acontecer isso?Qual será o sinal de que essas coisas estarão para acontecer?» 8 Jesus respondeu: «Cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo já chegou’. Não sigam essa gente. 9 Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados. Primeiro essas coisas devem acontecer, mas não será logo o fim.» 10 E Jesus continuou: «Uma nação lutará contra outra, um reino contra outro reino. 11 Haverá grandes terremotos, fome e pestes em vários lugares. Vão acontecer coisas pavorosas e grandes sinais vindos do céu.»* 5-11: Cf. nota em Mc 13,1-8.[ * 13,1-8: Jesus anuncia a destruição do Templo de Jerusalém, acontecida no ano 70, e as batalhas que se verificaram entre os anos 66 e 70. O Templo era o símbolo da relação de Deus com o povo escolhido. Jesus salienta que o fim de uma instituição não significa o fim do mundo e nem o fim da relação entre Deus e os homens.] -Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
O templo deve ser um espaço de DeusA partir do comentário de algumas pessoas sobre a grandiosidade do templo em Jerusalém, Jesus passa a prenunciar a sua destruição, bem como de toda a cidade. Este templo, desde sua construção por Salomão, tinha o caráter de respaldo aos interesses de poder e riqueza da realeza, e sempre abrigou o espaço de acúmulo de riquezas a partir das funções legais-religiosas e das ofertas do povo. Com sua ostentação de riqueza e luxo, provocava no povo um sentimento de humilhação e submissão. Através dele desfilavam multidões de populares e camponeses tímidos e humilhados, os quais, com grandes sacrifícios, traziam suas ofertas de obrigação aos cofres do Tesouro do templo. A seguir são dados sinais do fim dos tempos e da chegada do Reino, extraídos das violências que ocorrem no mundo, guerras e calamidades naturais. -direitos reservados: José Raimundo Oliva
A igreja celebra hoje:
Santo André e Companheiros
Neste dia comemoramos a santidade dos 117 Máritires Vietnamitas que testemunharam seu amor a Cristo, tanto na vida como na morte. O Papa João Paulo II canonizou na verdade alguns, dos muitos ousados na fé, que se encontram entre o período de 1830 até 1870.O Vietnã conheceu a Boa-nova de Jesus Cristo no século XVI, e o acolheu em sua integridade: "Então, entregar-vos-ão à aflição, matar-vos-ão, sereis odiados por todos os pagãos por causa do meu nome...mas quem perseverar até o fim, este será salvo". (Mt 24)Santo André Dung Lac, era de família pobre, reconheceu a riqueza do Dom Sacerdotal e foi ordenado Padre em 1823; em meio as perseguições desejava ardentemente testemunhar Jesus Cristo com o mártirio, pois dizia que "aqueles que morrem pela fé sobem ao céu ". A Igreja Vietnmita também glorifica a Deus pelos testemunhos dos Bispos, Sacerdotes, leigos e dentre estes,é pais e mães de família que mostraram a universalidade do chamado à Santidade com o próprio sangue.
tjl@ -
http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm http://www.buscandonovasaguas.com/
http://www.santuariosantaluzia.org.br/
http://www.oracaodocatolico.com.br/
Ave Maria em Espanhol
Dios te salve María llena eres de gracia, el Señor es contigo, bendita eres entre todas las mujeres y bendito es el fruto de tu vientre, Jesús. Santa María, Madre de Dios, ruega por nosotros los pecadores ahora y en la hora de nuestra muerte, Amén!

Nenhum comentário:

Postar um comentário