sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sexta-feira, 06 de novembro de 2009
Sagrado Coração de Jesus
XXXI Semana do Tempo Comum, Ano C (impar), 3ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica Branca


A parábola do administrador é bastante desconcertante, pois Jesus elogia sua esperteza. Deus concedeu-nos muitos dons para que os administremos. Como cristãos devemos ser bons administradores das coisas do Reino. O Reino já chegou e está entre nós. Não dá para ficar parado ou esperando as coisas acontecerem. É preciso tomar a atitude e fazer dele a minha causa. Isto é exigente, pois tenho de me converter. Essa é uma atitude necessária para nosso próprio bem e nossa paz. A verdade do cristão é o próprio Cristo.
Oração
Pai, torna-me esperto em relação às coisas do Reino, e sempre misericordioso no trato com o meu semelhante, pois é assim que alcançarei a comunhão contigo.

Evangelho
Lc 16, 1-8 - Tomar uma atitude prudente
-* 1 Jesus dizia aos discípulos: «Um homem rico tinha um administrador que foi denunciado por estar esbanjando os bens dele. 2 Então o chamou, e lhe disse: ‘O que é isso que ouço contar de você? Preste contas da sua administração, porque você não pode mais ser o meu administrador’. 3 Então o administrador começou a refletir: ‘O senhor vai tirar de mim a administração. E o que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4 Ah! Já sei o que vou fazer para que, quando me afastarem da administração tenha quem me receba na própria casa’. 5 E começou a chamar um por um os que estavam devendo ao seu senhor. Perguntou ao primeiro: ‘Quanto é que você deve ao patrão?’ 6 Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pegue a sua conta, sente-se depressa, e escreva cinqüenta’. 7 Depois perguntou a outro: ‘E você, quanto está devendo?’ Ele respondeu: ‘Cem sacas de trigo’. O administrador disse: ‘Pegue a sua conta, e escreva oitenta’ «. 8* E o Senhor elogiou o administrador desonesto, porque este agiu com esperteza. De fato, os que pertencem a este mundo são mais espertos, com a sua gente, do que aqueles que pertencem à luz.* 16,1-8: Jesus elogia o administrador, que soube tomar atitude prudente. O Reino de Deus já chegou: é preciso tomar uma atitude antes que seja tarde demais; converter-se e viver conforme a mensagem de Jesus. Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
Justiça e esperteza na construção do ReinoUma das características do Evangelho de Lucas é a crítica da riqueza como sendo incompatível com o Reino de Deus. O personagem da parábola de hoje é um administrador desonesto a serviço de um homem rico. A mensagem de uma parábola é encontrada em alguns aspectos extraídos da sua narrativa. Aqui, o destaque é a esperteza do administrador em usar as riquezas para fazer amigos. Os discípulos de Jesus devem, buscando a justiça, empenhar-se, com esperteza, na construção de uma sociedade em que qualquer riqueza, própria ou não, esteja a serviço de todos, em vista da promoção da vida deste mundo.

A igreja celebra hoje 06.outubro:
São Teófilo Venarde e Companheiros
Nós contemplamos neste dia a vida dos mártires que derramaram o seu sangue por amor, fé e esperança no Nosso Senhor Jesus Cristo. Teófilo Venarde pertenceu ao grupo dos missionários de Paris que empenhou toda sua inteligência, vontade e coração a serviço da salvação das Almas.São Teófilo - homem de oração - foi para China e em Hong-Kong buscou aprender a difícil língua e traduzir as Sagradas Escrituras, a fim de que a Boa-Nova tornar-se mais acessível a todos os chineses.Numa busca incessante de recolher as ovelhas perdidas do Bom Pastor, avançou com companheiros na missão, até que acabaram todos presos, pois em 1852 foi proclamado perseguição pública aos cristãos; tanto assim que testemunhou em uma de suas cartas: "Com o bispo e outros padres fomos colocados numa cela tão estreita que só dava para ficar de pé e mal conseguíamos respirar. Não havia luz, nem ar e, isso, por dias seguidos".No final de tudo São Teófilo foi decapitado com seus companheiros que na China testemunharam o Evangelho na vida e com o próprio sangue. Mais tarde quando cerca de 25 cristãos foram morrer por causa da Vida, um bispo conseguiu numa carta expressar o coração dos mártires da China: "Entrei na cadeia, sem livros, sem roupa, sem nada, submetido a continuas torturas; mas estou tranquilo, e sou feliz por ver-me considerado digno de sofrer por causa do Cristo".


“Que maravilhoso é poder chegar a qualquer momento no fim da vida com a alma tranqüila, colocada nas mãos da misericórdia de Deus”
Fonte: tjl@- www.vatican.vl - www.paulinas.org.br- http://odiadossantos.carissimus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário