segunda-feira, 2 de novembro de 2009

30 de outubro de 2009 — Sexta-feira
30ª Semana Comum - Formulário do 30° Domingo Comum
(Cor Verde)


Para Jesus a Lei está submetida às exigências do amor, da misericórdia, da bondade. A misericórdia para com os sofredores vem em primeiro lugar e antes de tudo; e assim os cristãos devem proceder. Em qualquer grupo humano há necessidade de orientações que o organizem e o ajudem a viver em harmonia; mas nada deve sobrepor-se à caridade e à misericórdia. Essa foi a atitude de Jesus. Ele não desrespeitou a Lei, apenas a colocou no seu devido lugar. Os fariseus não compreendiam isso, porque não queriam mesmo compreender.
Oração

Pai, predispõe-me a manifestar meu amor a quem precisa de mim, sem inventar justificativas para me dispensar desta obrigação urgente.
Evangelho do dia
Jesus cura no sábado (Lc 14,1
-6)

Outra cura num sábado Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita atenção. Um homem, com as pernas e os braços inchados, chegou perto dele. E Jesus perguntou aos mestres da Lei e aos fariseus: - A nossa Lei permite curar no sábado ou não? Mas eles não responderam nada. Então Jesus pegou o homem, curou-o e o mandou embora. Aí disse: - Se um filho ou um boi de algum de vocês cair num poço, será que você não vai tirá-lo logo de lá, mesmo que isso aconteça num sábado? E eles não puderam responder.

Comentário do Evangelho

Jesus faz o bem aos sábadosEsta narrativa da cura do hidrópico na casa de um fariseu tem o mesmo tema e apresenta-se com esquema semelhante às narrativas da cura do homem da mão seca na sinagoga e da cura da mulher encurvada, também na sinagoga. O tema comum é o do confl ito com os chefes religiosos de Israel diante da liberdade de Jesus em fazer o bem aos sábados, deixando à margem a Lei da tradição. Jesus vai contra a observância estreita de uma lei que não favorece a vida. O hidrópico representa os convivas inchados de orgulho e satisfação pela participação à mesa do chefe dos fariseus e pela adesão à sua doutrina. A cura do hidrópico significa o ato libertador de Jesus para com os submissos à ideologia do judaísmo, a partir da ruptura com a observância sagrada do repouso sabático. Libertar os que estão sob o jugo da ideologia opressora é o primeiro passo para a acolhida de Jesus. Ele age com uma coerência tal que desnorteia aqueles que, apegados ao poder, o rejeitam. Acabarão decidindo, então, que só resta o caminho da violência para eliminá-lo.
A igreja celebra hoje-30.outubro:
Ponciano, Gonçalo,
Marcelo, Cláudio, Lupércio,Victorio
São Marcelo
São Marcelo foi eleito papa em 307, nos últimos anos da perseguição da igreja pelo imperador Diocleciano.Ele fez a organização eclesiástica da Igreja dividindo a igreja em 25 paroquias para as quais nomeou os cardeais ( um embrião do Santo Colégio) e foi extremamente misericordioso para aqueles que se arrependiam de ter renegado a sua Fé. Mas quando algumas pessoas conhecidas como os" Lapsis" que recusavam a penitencia para a sua apostase não eram perdoados pelo papa Marcelo, e por causa disso o tirano e imperador Maxentius enviou São Marcelo para o exílio e ele morreu em 309 como resultado de inúmeras privações. O corpo de São Marcelo foi enterrado no cemitério de Santa Priscila em Roma. Mas logo em seguida o imperador Maxentius foi derrotado em batalha pelo Imperador Constantino que era Cristão e o oratório de São Marcelo foi restaurado e tornou-se um local de veneração. No sexto século foi reformado e aumentado para permitir acomodar mais fieis. Após 300 anos suas relíquias foram colocadas no altar-mór da igreja que tem o seu nome e que fica exatamente onde ele tinha o seu oratório. Embora a igreja de "São Marcelo Al Corso" tenha sido reconstruída varias vezes as relíquias do santo estão sob o altar até os dias de hoje.
São Marcelo, o centurião
Marcelo, o Centurião, morreu em 298 martirizado. Era um oficial romano em Tingis, hoje Marrocos. Ele denunciou as cerimônias pagãs planejadas para a celebração do aniversário do imperador e foi trazido a presença de Aurélius, o deputado pretoriano. Marcelo debateu a causa da sua fé com eloquência durante a audiência. O debate entre Marcellus e Aurelius e a ata do martírio de Marcelo é extensa.Ele foi condenado a morte pela espada. O notário do julgamento, São Cassiano recusou-se a produzir uma ata do jeito que o imperador queria e foi também martirizado e morto.
Ave Maria em Francês
Je vous salue, Marie, pleine de grâces, le Seigneur est avec vous, vous êtes bénie entre toutes les femmes et Jésus, le fruit de vos entrailles, est béni.Saint Marie, Mère de Dieu, priez pour nous, pauvres pécheurs, maintenant et à l'heure de notre mort. Ainsi soit-il.


Oração a São José para antes do trabalho((São Pio X)
Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados; de trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações; de trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus; de trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades; de trabalhar sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus!
Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José!
Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém.
tjl@

Nenhum comentário:

Postar um comentário