quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um pensamento: ""O Santo Rosário é ao mesmo tempo, meditação e súplica em Deus"."João Paulo II



19 de novembro de 2009 — Quinta-feira
S. Roque G., Afonso R., João C. - (PresMts, Mem., Cor Vermelha)
Santos: Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, Presbíteros e Mártires; Santo Abdias, Profeta


Roque González, paraguaio de origem, foi sacerdote jesuíta e dedicou seu ministério na catequese dos povos indígenas. Instruiu-os e lutou para que não fossem escravizados ou explorados. Mas os indígenas, manipulados pelo interesse de outros, assassinaram-no, juntamente com Pe. Afonso Rodrigues e Pe. João de Castilho, cujos corpos foram queimados. Sofreram, portanto, um cruel martírio. Foram beatificados pelo Papa Pio XI em 1937 e canonizados pelo Papa João Paulo II em 1988, em Assunção – Paraguai.
Oração
Senhor, se neste dia eu compreendesse o que pode me conduzir à paz, à felicidade que não passa! Abre os olhos da minha alma, aumenta minha fé, acrescenta minha confiança, inflama-me de teu amor e ajuda-me a aproveitar esta oportunidade que me deste para encontrar-me contigo, de coração a coração nesta meditação.

Evangelho segundo São Lucas 19, 41-44
Naquele tempo, Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: 42Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz

Lc 19,41- 44 ou Jo 15, 18-21; 16, 1-3
Jesus chora sobre Jerusalém
-* 41 Jesus se aproximou, e quando viu a cidade, começou a chorar. 42 E disse: «Se também você compreendesse hoje o caminho da paz! Agora, porém, isso está escondido aos seus olhos! 43 Vão chegar dias em que os inimigos farão trincheiras contra você, a cercarão e apertarão de todos os lados. 44 Eles esmagarão você e seus filhos, e não deixarão em você pedra sobre pedra. Porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para visitá-la.»* 41-44: A Cidade Santa não sabe qual é o caminho da verdadeira paz. Os olhos dela estão tapados: ela se tornou o centro da exploração e opressão do povo, enveredando por um caminho que é o avesso do caminho da paz. Ela será destruída, porque não quer reconhecer na visita de Jesus a ocasião para mudar as próprias estruturas injustas, abrindo-se ao apelo de Jesus. -Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Comentário ao Evangelho do dia feito por Paulo VI, Papa de 1963 a 1978 Exortacão apostólica sobre a alegria cristã «Gaudete in Domino» (a partir da trad. DC n° 1677, 1/6/1975 © copyright Libreria Editrice Vaticana)
«Mas agora isto está oculto aos teus olhos»
É evidente que nenhuma cidade santa deste mundo constitui a meta da nossa peregrinação no tempo. Esta meta está escondida para além deste mundo, no coração do mistério de Deus ainda invisível para nós; porque é na fé que caminhamos, não na clara visão, e o que seremos não nos foi ainda revelado. A nova Jerusalém, da qual somos já cidadãos e filhos, desce do alto, de junto de Deus. Dessa cidade, a única definitiva, ainda não contemplámos o esplendor a não ser como num espelho, de maneira confusa, sustentando com firmeza a palavra profética. Mas a partir de agora somos seus cidadãos, ou somos convidados a sê-lo; toda a peregrinação espiritual recebe o seu sentido interior deste destino último.
Assim sucedeu com a Jerusalém celebrada pelos salmistas. O próprio Jesus e Sua mãe cantaram na terra, subindo a Jerusalém, os cânticos de Sião: «Beleza perfeita, alegria de toda a terra». No entanto, é Cristo que doravante torna atractiva a Jerusalém do alto, é para Ele que caminhamos em marcha interior. (Referências bíblicas: 1Jo 3, 2; Gal 4, 26; Ap 21, 2; 1Cor 13, 12; Sl 49, 2; Sl 47, 3)
A Igreja Celebra Hoje: São Roque Gonzalez
Com "orgulho santo" celebramos a santidade dos Latinos- Americanos que deram a vida pela fé, amor e esperança em Jesus Cristo, são eles: Roque Gonzalez, Afonso Rodrigues e João de Castinho. Roque nasceu em Assunção do Paraguai e estudou com os padres Jesuítas, que muito ajudaram-no a desenvolver seus dotes humanos e espirituaisNo coração de Roque Gonzalez sempre se compadeceu com a realidade dos indígenas oprimidos, por isso ao se formar e ser ordenado Sacerdote do Senhor, foi logo trabalhar como Padre Diocesano numa aldeia carente. São Roque sempre obediênte a vontade do Pai do Céu, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, com 33 anos, e acompanhado com outros ousados missionários, aceitou a missão de pacificar terríveis indíginas.São Roque González fez de tudo para ganhar a todos para Cristo, portanto aprendeu além das línguas indígenas, aprofundou-se em técnicas agrícolas, manejo dos bois e vários outros costumes da terra. Os Jesuístas - bem ao contrário do que muitos contam de forma injusta - tinham como meta a salvação das almas, mas também a promoção humana, a qual era e é a consequência lógica de toda completa evangelização. Certa vez numa dessas reduções que levavam os indígenas para a vida em aldeias bem estruturadas e protegidas dos colonizadores, Roque Gonzalez com seus companheiros foram atacados, dilacerados e martirizados por índios ferozes, fechados ao Evangelho e submissos a um feiticeiro, que matou o corpo e não a alma destes que desde 11680 estão na Glória Celeste.
tjl@ - Fonte:
http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm -www.arautos.org.br –www.paulinas.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário