segunda-feira, 9 de novembro de 2009

9 de novembro de 2009 — Segunda-feira
Dedicação da Basílica de Latrão
Ano B- São Marcos - (Gl, Pf. Dedicação, Cor Branca)


A Dedicação da Basílica de Latrão foi inicialmente uma festa só da cidade de Roma. Depois se estendeu por toda a Igreja, por ser considerada mãe de todas as igrejas de Roma e do mundo, tornando-se sinal de união à Cátedra de Pedro. Nela se realizaram as sessões de cinco grandes Concílios ecumênicos. Assim ela tem a “presidência da caridade”, de que já falava Santo Inácio de Antioquia. Por meio desses sinais, as igrejas, exaltamos o mistério de salvação e as maravilhas que Deus faz a seu povo.
Oração

Senhor Jesus, que eu tenha pelas coisas do Pai o mesmo zelo que tiveste, sabendo reconhecer as exigências práticas da minha fé.
Evangelho
Jo 2, 13-22O corpo de Jesus é o novo Templo
* 13 A Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu para Jerusalém.14 No Templo, Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. 15 Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo junto com as ovelhas e os bois; esparramou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16 E disse aos que vendiam pombas: «Tirem isso daqui! Não transformem a casa de meu Pai num mercado.» 17 Seus discípulos se lembraram do que diz a Escritura: «O zelo pela tua casa me consome.»18 Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» 19 Jesus respondeu: «Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei.» 20 Os dirigentes dos judeus disseram: «A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e tu o levantarás em três dias?» 21 Mas o Templo de que Jesus falava era o seu corpo. 22 Quando ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus.* 13-22: Para os judeus, o Templo era o lugar privilegiado de encontro com Deus. Aí se colocavam as ofertas e sacrifícios levados pelos judeus do mundo inteiro, e formavam verdadeiro tesouro, administrado pelos sacerdotes. A casa de oração se tornara lugar de comércio e poder, disfarçados em culto piedoso. Expulsando os comerciantes, Jesus denuncia a opressão e a exploração dos pobres pelas autoridades religiosas. Predizendo a ruína do Templo, ele mostra que essa instituição religiosa já caducou. Doravante, o verdadeiro Templo é o corpo de Jesus, que morre e ressuscita. Deus não quer habitar em edifícios, mas no próprio homem. - (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral)
Comentário do Evangelho

O templo verdadeiro é JesusJoão, no início de seu Evangelho, após o chamado dos primeiros discípulos, apresenta Jesus contribuindo para a alegria em uma festa familiar de casamento em Caná. Em contraste, segue-se a narrativa de hoje, com a denúncia de Jesus de o templo ter se transformado em mercado. A seguir, vem Nicodemos, um chefe dos judeus, que não compreende Jesus, em contraste com a mulher samaritana que, com seu povo, adere a Jesus. Com estes contrastes, João sugere o distanciamento entre Jesus e o judaísmo. As comunidades são chamadas para se reunir nas casas, com Jesus, e não no templo ou na sinagoga. E são os gentios, como os samaritanos, que primeiro aderem a Jesus. O templo verdadeiro é Jesus, e os discípulos que, fazendo a vontade do Pai, se tornam morada de Deus.
A igreja celebra hoje

Santo André Avelino
Neste dia em que celebramos a santidade da vida de André, não podemos deixar de citar a festa da dedicação da Basílica do Latrão, pois é honrada e chamada de "mãe e cabeça de todas as igrejas da Urbe e do Orbe", já que foi a primeira igreja construída em Roma, pelo imperador Constantino.Todos os Batizados são chamados filhos da Mãe lgreja, por isso ela apresenta seus filhos santos a cada dia, a fim de mostrar-nos o fim que espera aos odedientes que honram sua Mãe e Esposa do Cristo. Assim viveu Santo André, que nasceu em Nápoles em 1520 numa família cristã inserida na realidade do Igreja e morreu, ou melhor, entrou na Igreja Triunfante no ano de 1608.Santo André Avelino depois de formado na advocacia a abandonou quando se viu caindo em mentiras, e abandonou-se em Deus para viver sua vocação Sacerdotal, e introduzir nas casas religiosas as exigências do Concílio de Trento, como um arcebispo o designou. Por "sentir com a Igreja" Avelino que entrou na família Teatina, fez tudo em comunhão e buscando a comunhão com outros, mas nada o impediu de sofrer e avançar, pois sua espiritualidade lhe assegurava que "tudo o que eu faço e sofro, que é isso em comparação com o que Jesus fez e sofreu por mim? Quem me dera que em sua honra fosse flagelado, pregado na cruz e assim pudesse exalar meu suspiro!".
Deus nos fala
O desejo de Deus é que sejamos templos, ornados de amor, de caridade, de misericórdia: “O santuário é santo e vós sois esse santuário”. Aquele que nasceu numa manjedoura tornou-se o Templo de nossa salvação, por sua morte e ressurreição.
Fonte: tjl@ -
www.paulinas.org.br- http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário