sexta-feira, 27 de novembro de 2009


26 de novembro de 2009 – Quinta-feira
34ª Semana Comum
Dia de Ação de Graças Nacional – 39B
(Cor Verde) SANTO DO DIA: Beata Caetana Sterni; São Silvestre, Abade

Em Cristo, o Pai do céu nos santifica com seu amor e sua misericórdia. Por isso, como povo da Nova Aliança, revestido de graças divinas, agradecemos seu imenso amor. Esse amor gera vida, liberdade, eternidade, paz, comunhão, alegria. Brote hoje, do mais profundo de nós mesmos, o agradecimento maior e mais consciente do Deus que não se cansa de cumprir sua promessa de amor. São milhões e milhões de louvores que chegam ao Pai neste dia.
Oração introdutória
Senhor, suplico-te tua graça para poder aceitar com prontidão a direção e as inspirações do Espírito Santo. Dá-me a sabedoria para poder amar e seguir tua vontade, assim como o dom do entendimento para compreender as verdades de minha fé.
EVANGELHO
Lc 21,20-28 - Fim da separação

-* 20 «Quando vocês virem Jerusalém cercada de acampamentos, fiquem sabendo que a destruição dela está próxima. 21 Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22 Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23 Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando nesses dias, pois haverá uma grande desgraça nessa terra e uma ira contra esse povo. 24 Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que o tempo dos pagãos se complete.»A história e o fim dos tempos -* 25 «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E na terra, as nações cairão no desespero, apavoradas com o barulho do mar e das ondas. 26 Os homens desmaiarão de medo e ansiedade, pelo que vai acontecer ao universo, porque os poderes do espaço ficarão abalados. 27 Então eles verão o Filho do Homem vindo sobre uma nuvem, com poder e grande glória. 28 Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima.»* 20-24: Lucas descreve a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. Esse acontecimento marca o final da história do povo da Antiga Aliança. Daí para a frente não há mais separação entre judeus e pagãos: o povo de Deus da Nova Aliança será construído por pessoas vindas de todos os povos da terra.* 25-28: Cf. nota em Mc 13,24-27.* 24-27: A queda de Jerusalém manifesta e antecipa o julgamento com que Deus acompanha toda a história, e que se consumará no fim dos tempos. O Filho do Homem é Jesus que, pela sua morte e ressurreição, testemunhadas pelos discípulos, irá reunir todo o povo de Deus (cf. Dn 7,13-14).] - Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário ao Evangelho do dia feito por São João Crisóstomo (c. 325-407)Presbítero em Antioquia e posteriormente bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja Homilia sobre a cruz e o ladrão (a partir da trad. de L'Année en fêtes, Migne 2000, p.282)
«Então, hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem»
Saberás o quanto a cruz é um sinal do Reino? É com esse sinal que Cristo virá, aquando da Sua segunda e gloriosa vinda! Para que possamos avaliar até que ponto a cruz é digna de veneração, Ele fez dela um título de glória [...].
Sabemos que a Sua primeira vinda se fez em segredo, e essa discrição estava justificada: veio, com efeito, procurar o que estava morto. Mas essa segunda vinda passar-se-á de maneira diferente [...]. Então aparecerá a todos e ninguém terá necessidade de perguntar se Cristo está neste lugar ou naquele (Mt 24, 26) [...]; não será preciso perguntarmo-nos se Deus está de facto presente. Mas o que será preciso procurar saber, é se Ele vem com a cruz [...].
«Assim será a vinda do Filho do Homem [...], o Sol escurecerá, a Lua não dará a sua luz» (Mt 24, 27.29). A glória da Sua luz será tão grande que diante dela obscurecer-se-ão os astros mais brilhantes. «As estrelas cairão do céu [...]. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem.» (Mt 24, 29-30). Vês bem o poder do sinal da cruz? «O Sol escurecerá e a Lua não dará a sua luz», e a cruz, pelo contrário, brilhará, bem visível, para que saibas que o seu esplendor é maior que o do sol e o da lua. Tal como, quando entra o rei numa cidade, os soldados carregam aos ombros os estandartes reais e os levam à sua frente para assim anunciar a sua chegada, também assim, quando o Senhor descer do céu, a corte dos anjos e dos arcanjos, carregando esse sinal aos ombros, nos anunciará a chegada de Cristo, nosso Rei.
A IGREJA CELEBRA HOJE: São Leonardo de Porto Maurício
Lembramos hoje a santidade do sacerdote que pela sua vida e missão, mereceu ser constituído pelo Papa Pio XI, como Patrono dos sacerdotes que, em qualquer parte da terra, se consagram às missões populares Católicas. São Leonardo nasceu em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália, em 1676.Aconteceu que Leonardo perdeu muito cedo sua mãe, assim como encontrou cedo sua vocação ao Sacerdócio, por isso ao renunciar-se a si mesmo foi para Roma formar-se. Entrou para a Família Franciscana e com 26 anos já era Padre, sendo assim começou a vivenciar toda a rica do Evangelho e radicalidade típica dos imitadores de Francisco, por isso ocupou posições cada vez maiores no serviço à Ordem, Igreja e de todos.Devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença, São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração Jesus na forma da adoração ao Jesus Eucarístico; no exercício da Via-Sacra e amante da pobreza radical e franciscana. Toda a vida, penitências e orações de São Leonardo convergia para salvar almas, pela força pregação e vivência do Evangelho, por isso um mandado pelo Papa testemunhou "que nunca ouvira pregador mais arrebatador". Depois de derramar-se por Deus e pelos outros, São Leonardo de Porto Maurício, não se tornou mártir, como tão desejava, mas deu toda sua vida no dia-a-dia até adoecer e entrar no Céu em 1751 onde hoje está a interceder por nós, chamados a igual santidade.
FONTE: TJL@ -
http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm _http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/liturgia/evangelho/2009/novembro/261109.php -http://www.editorasantuario.com.br/default2.asp?pg=sys/nucleo&cat_cod=9
“Seja otimista com uma atitude humilde e no abandono cheio de fé e confiança em Deus.”
Cristo no centro, nº 1795


Tenham a mesma estima uns pelos outros, sem pretensões de grandeza, mas sentindo-se solidários com os mais humildes: não dêem ares de sábios.Rm 12,16 -
Do livro: 365 dias com a ternura de Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário