quarta-feira, 18 de novembro de 2009


18 de novembro de 2009 — Quarta-feira
Dedicação Basílicas S. Pedro e S. Paulo
(MFac., Pf. Aps., Cor Branca)
Santos do dia:
Odo de Cluny(Odílio), Aurélio, Alda, Carolina Kózka

As Basílicas de São Pedro e São Paulo são muito veneradas pelos cristãos. Pedro e Paulo foram martirizados em Roma no ano de 67. O príncipe dos apóstolos foi crucificado e Paulo, por ser cidadão romano, foi decapitado. Na memória desta celebração, recordamos a nós mesmos o sentido de ser uma Igreja-viva, Igreja-presença e Igreja-testemunho em nosso mundo. Somos também apóstolos de Cristo e temos por missão testemunhar com a vida a fé que professamos. Rezemos, pois, para a unidade e a missão da Igreja de Cristo.
Oração introdutória
Senhor, ofereço-te esta oração por todos os sacerdotes, especialmente pelos de minha diocese, para que neste Ano Sacerdotal reavives neles, de forma particular, o amor a Ti e os desejos de desgastar-se pela extensão de teu Reino. Senhor, ajuda-nos a sustentar nossos sacerdotes através da oração, do sacrifício e da caridade. Senhor, dai-nos muitos sacerdotes santos!
Evangelho
Lc 19, 11-28 ou MT 14, 22-33A - Espera Ativa
-* 11 Tendo eles ouvido isso, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém, e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12 Então Jesus disse: «Um homem nobre partiu para um país distante a fim de ser coroado rei, e depois voltar. 13 Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata para cada um, e disse: ‘Negociem até que eu volte.’ 14 Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15 Mas, o homem foi coroado rei, e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto haviam lucrado. 16 O primeiro chegou, e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17 O homem disse: ‘Muito bem, empregado bom. Como você foi fiel em coisas pequenas, receba o governo de dez cidades’. 18 O segundo chegou, e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 19 O homem disse também a este: ‘Receba também você o governo de cinco cidades’. 20 Chegou o outro empregado, e disse: ‘Senhor, aqui estão as cem moedas que guardei num lenço. 21 Pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Tomas o que não deste, e colhes o que não semeaste’. 22 O homem disse: ‘Empregado mau, eu julgo você pela sua própria boca. Você sabia que eu sou um homem severo, que tomo o que não dei, e colho o que não semeei. 23 Então, por que você não depositou meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24 Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirem dele as cem moedas, e dêem para aquele que tem mil’. 25 Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26 Ele respondeu: ‘Eu digo a vocês: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda. Mas daquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27 E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam aqui, e matem na minha frente’.» 28 Depois de dizer essas coisas, Jesus partiu na frente deles, subindo para Jerusalém.* 11-28: Cf. nota em Mt 25,14-30. Lucas misturou a parábola original com os traços de outra parábola: o pretendente ao trono, que volta como rei e juiz, julgando seus inimigos. - -Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
O dom para ser partilhadoTemos neste texto a fusão de duas parábolas. Uma se refere ao nobre que partiu para ser coroado rei. Seus concidadãos colocaram obstáculos a sua realeza; porém, uma vez nomeado rei, voltou e exterminou os seus adversários. Inserida nesta, temos a "parábola dos talentos" de Mateus, que aqui são "minas" (moedas da época). Em sua estrutura, estas parábolas semíticas envolvem a crueldade do poder e a ambição do dinheiro. Nelas temos a alusão ao Messias, rejeitado por seus concidadãos, o qual, depois de sua morte, voltará com poder para julgar e condenar. Enquanto isso, os discípulos devem aguardar, não ociosos, mas operantes.
Direitos reservados: José Raimundo Oliva(
www.paulinas.org.br)
A igreja celebra hoje:
SANTO DO DIA
São Edmundo
Neste dia lembramos com carinho e admiração um intercessor e exemplo que temos no Céu, o qual durante sua "passagem" na terra testemunhou o quanto vale a pena pertencer a Deus. Santo Edmundo nasceu em 1118 na Inglaterra e por consequência de sua docilidade ao chamado de Deus, foi estudar em Paris e logo voltou para ensinar em sua nação.Santo Edmundo obedecendo a autoridade papal pregou a cruzada de libertação da Terra Santa na Inglaterra, e depois de aceitar a eleição episcopal dirigiu-se para o "calvário" na Diocese de Cantuária. A realidade polí­tica da região era perturbadora, pois o cesaropapismo fazia do rei Henrique III um empecilho para a liberdade pastoral da Igreja, tanto quanto seu antecessor que pelos mesmos motivos atuais martirizou o Bispo Tomás Bechet.Devido sua entrega total a Deus e amor a Igreja, Edmundo que desde jovem se consagrou á Virgem Maria, sua vida de oração, mortificação, carismas e castidade, agora experimentava o consolo na época mais difí­cil de seu apostolado. Santo Edmundo foi preso, torturado, exilado e ao se refugiar na França não aguentou tanto sofrimento e entrou no Céu em 1240.

Nenhum comentário:

Postar um comentário