quarta-feira, 25 de novembro de 2009


25 de outubro de 2009 – Quarta-feira
34ª Semana Comum
Pela santificação do trabalho – 25ª
(Cor Verde)
Santos:
Catarina de Alexandria, Jocunda, Conzalo, Erasmo

Os apóstolos compareceram nos tribunais, tanto civil como religioso, e, no julgamento que deles fizeram, testemunharam o Cristo com a força da fé. Morreram mártires e suas vidas tornaram-se anúncio da verdade. Nós, que hoje lemos e meditamos o Evangelho, encontramos a própria exortação de Cristo: “Eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater”. Nossa preocupação deverá ser a vivência da caridade e do amor, da misericórdia e do perdão, e Deus estará a nosso lado.
Oração
Pai, dá-me uma fé profunda que me possibilite perseverar nos momentos de dificuldade, sem abrir mão da tarefa que recebi: levar adiante o projeto de Jesus.
EVANGELHO
Lc 21, 12-19 - A coragem do testemunho

-* 12 «Mas, antes que essas coisas aconteçam, vocês serão presos e perseguidos; entregarão vocês às sinagogas, e serão lançados na prisão; serão levados diante de reis e governadores, por causa do meu nome. 13 Isso acontecerá para que vocês dêem testemunho. 14 Portanto, tirem da cabeça a idéia de que vocês devem planejar com antecedência a própria defesa; 15 porque eu lhes darei palavras de sabedoria, de tal modo que nenhum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês. 16 E vocês serão entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vocês. 17 Vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. 18 Mas não perderão um só fio de cabelo. 19 É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida!»* 12-19: A relação entre Deus e os homens continua através dos discípulos, que devem prosseguir a missão de Jesus pelo testemunho. Contudo, assim como Jesus encontrou resistência, também eles: serão perseguidos, presos, torturados, julgados e até mesmo mortos por continuarem a ação de Jesus. Mas não devem ficar preocupados com a própria defesa. O importante é a coragem de permanecer firmes até o fim. Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
Sofrer por causa do Reino O capítulo 21 de Lucas, assim como o capítulo 24 de Mateus e o 13 de Marcos, apresenta falas de Jesus sobre o fim dos tempos, a partir de seu anúncio da destruição do templo. Possivelmente eles extraíram seus textos de uma fonte de tradição que circulava nas comunidades, formando um "discurso escatológico". Uma parte destas falas foi antecipada em Lucas, abordando o dia da vinda do Filho do Homem. Em Mateus temos o paralelo à narrativa de hoje inserido na fala de Jesus, ao enviar os Doze em missão. O texto, em um estilo literário escatológico, como anúncio do fim dos tempos, na realidade exprime as perseguições e provações que os discípulos de Jesus sofrerão, tanto por parte dos judeus das sinagogas como do Império Romano. No seio da própria família haverá incompreensões quanto à novidade libertadora de Jesus. Porém, os discípulos vivem a paz por terem Jesus que os inspira e por terem encontrado a porta da eternidade para suas vidas. Direitos reservados: José Raimundo Oliva
Santa Catarina de Alexandria
Neste dia lembramos a vida da bela e sábia Santa que é inspiradora e protetora de um Estado brasileiro, Santa Catarina. Nascida em Alexandria recebeu uma ótima formação cristã, num tempo em que ser cristão, era ser candidato(a) ao martírio.Conta-se que Santa Catarina de Alexandria apresentou-se em nome de Deus, diante do perseguidor, a fim de protestar os injustos massacres dos cristãos e demonstrar a irracionalidade e inutilidade da idolatria. Como Catarina, conduzida pelo Espírito Santo e com sabedoria, conseguiu demonstrar a beleza do seguimento de Jesus na sua Igreja.O Imperador convocou seus filósofos que além de se contradizerem, curvaram-se para a Verdade e converteram-se ao Cristianismo, isto tudo para a infelicidade do terrível imperador. Mortos os filósolfos, por darem testemunho, mais tarde nossa irmã, Santa Catarinha foi provada na dor e aprovada por Deus no martírio, onde foi decapitado por volta do
ano 305.
Veja as leituras bíblicas do dia, com comentários sobre o Evangelho. Aqui você também sabe os santos e as comemorações do dia.
Os macacos
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula para uma experiência.No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas.Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão.Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada atribuindo a inconveniente água fria à atitude do macaco.Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo.A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, mas foi imediatamente retirado pelos outros, que o surraram.Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato.Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o último dos veteranos foi substituído.Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:- Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui!Eiii mude sua história, não desista por levar pancadas na vida... Persista, vá até o fim, porque Jesus te espera de braços abertos....Não se esqueça que só vence quem nunca desiste de lutar!!!! tjl@25112009-0834lt
Fonte: www.padremarcelorossi.com.brFonte: http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm -http://www.igrejaonline.blogspot.com/ - http://www.franciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário