terça-feira, 17 de novembro de 2009

17 de novembro de 2009 — Terça-feira
Ano B- São Marcos - Santa Isabel da Hungria
(Rlg, Mem., Cor Branca)
Santos:
Isabel da Hungria, João Castilho, Hilda, Vitoria, Alfeu, Alphonso Rodrigues

Santa Isabel da Hungria: eis uma mulher santa que amou Cristo nos pobres. Casou-se muito jovem e teve três filhos. Sempre cheia de caridade, depois da morte de seu esposo, renunciou aos bens e títulos da realeza e construiu um hospital, onde ela mesma servia e ajudava os doentes. Chegou ao ponto de vender seus adornos e vestes preciosas em benefício dos pobres. Viveu com radicalidade o evangelho, não poupando sua vida nem seus bens. Morreu quando tinha apenas 24 anos de idade.
Oração

Pai, faze-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.
Evangelho
Lc 19, 1-10 - Rico também pode salvar-se

-* 1 Jesus tinha entrado em Jericó, e estava atravessando a cidade. 2 Havia aí um homem chamado Zaqueu: era chefe dos cobradores de impostos, e muito rico. 3 Zaqueu desejava ver quem era Jesus, mas não o conseguia, por causa da multidão, pois ele era muito baixo. 4 Então correu na frente, e subiu numa figueira para ver, pois Jesus devia passar por aí. 5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima, e disse: «Desça depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa.» 6 Ele desceu rapidamente, e recebeu Jesus com alegria. 7 Vendo isso, todos começaram a criticar, dizendo: «Ele foi se hospedar na casa de um pecador!» 8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: «A metade dos meus bens, Senhor, eu dou aos pobres; e, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.» 9 Jesus lhe disse: «Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 De fato, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»* 19,1-10: Zaqueu é o exemplo para qualquer rico que deseja alcançar a salvação. Sua conversão começa com o desejo de conhecer Jesus de perto. Continua, quando se une ao povo para se encontrar com Jesus e acolhê-lo em sua própria casa. A conversão se completa quando Zaqueu se dispõe a partilhar seus bens e devolver com juros o que roubou. - Bíblia Sagrada - Edição Pastoral


Comentário do EvangelhoJesus

Cristo não exclui ninguémLucas já narrara o episódio do homem rico que vem a Jesus em busca da vida eterna. Quando Jesus lhe propõe abrir mão de sua riqueza e segui-lo, este homem se entristece e recua. Jesus, então, adverte sobre a difi culdade de um rico entrar no Reino de Deus. Agora Zaqueu, muito rico, mesmo sendo um publicano discriminado, é acolhido por Jesus. Zaqueu, cheio de alegria, dispõese a partilhar suas riquezas com os pobres e reparar as injustiças através das quais enriqueceu. Lucas revela o amor misericordioso de Jesus que não exclui ninguém. Contudo, os que permanecem apegados à riqueza estão se auto-excluindo. Os ricos são chamados à bem-aventurança da pobreza, a partir da partilha e da ruptura com o sistema iníquo de enriquecimento. -Direitos reservados: José Raimundo Oliva
A igreja celebra hoje-17/11:

Santa Isabel da Hungria, Viúva
Seu pai era rei da Hungria e foi irmão de Santa Edviges. Nascida em 1207, viveu na terra somente 24 anos, e foi canonizada apenas quatro anos depois de sua morte. A Igreja Católica viu nela um modelo admirável de doação completa de seus bens e de sua vida inteira a favor dos pobres e dos doentes.
Quando ela só tinha vinte anos e seu filho menor estava recém-nascido, o marido morreu lutando nas Cruzadas. A Santa esteve a ponto de sucumbir à desesperança, mas logo aceitou a vontade de Deus. Renunciou a propostas que lhe faziam para novos matrimônios e decidiu que o resto de sua vida seria para viver totalmente pobre e dedicar-se aos mais pobres. Dava de comer todos os dias a 900 pobres no castelo.
Um dia, depois das cerimônias, quando já tinham tirado as toalhas aos altares, a Santa se ajoelhou diante de um altar e diante de vários religiosos fez voto de renunciar a todos seus bens e de viver totalmente pobre, como São Francisco de Agarram até o final de sua vida e de dedicar-se por completo a ajudar aos mais pobres. Trocou seus vestidos de princesa por um simples hábito de irmã franciscana. Quando ia cumprir seus 24 anos, em 17 de novembro do ano 1231, passou desta vida à eternidade.
Os milagres que aconteceram em seu sepulcro moveram o Sumo Pontífice a declará-la Santa, quando tinham passado apenas quatro anos de sua morte, além disso, Santa Isabel da Hungria foi declarada padroeira da Arquidiocese de Remará.

tjl@ - fonte: www.paulinas.org.Br +
www.cleogas.com.br + http://www.acidigital.com/ http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=152

Nenhum comentário:

Postar um comentário