sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Segue: Bom dia Evangelho -13/nov/009.
A intelegência sem Amor, faz-te perveso.
A injustiça sem Amor, faz-te implácavel.A lei sem Amor, escraviza-te.
A pobreza sem Amor, faz-te orgulhoso.
O trabalho sem Amor, faz-te escravo.
A fé sem amor, deixa-te fanático.
A Cruz sem Amor, converte-se em tortura.
A vida sem amor... não tem sentido. (Pe. Jonas Habib)tjl@13112009-09:05lt


Sexta-feira, 13 de novembro de 2009
XXXII Semana do Tempo Comum, Ano C (impar), 4ª do Saltério (Livro III), cor Litúrgica VERDE
Santos:
Alberico de Utrecht (monge, bispo), Clementino, Teodoro e Filomeno (mártires de Heracléia, na Trácia), Dubrício de Madley (bispo), Gregório do Sinai (mártir), Hipácio de Gangra (bispo, mártir), Jucundo de Bolonha (bispo), Lourenço de Dublin (agostiniano, bispo), Modano de Aberdeen (bispo), Montano de Lorena (eremita, bispo), Nicolau Tavelic e companheiros (mártires), Serapião de Algiers (mercedário, mártir), Serapião de Alexandria (mártir), Sidônio de Saint-Saëns (abade), Veneranda de Gaul (virgem, mártir), Venerando de Troyes (mártir), João Liccio (dominicano, bem-aventurado) , Maria de Jesus López de Rivas (virgem, bem-aventurada)


Oração introdutória
Senhor, dai-me a graça de saber escutar devotamente tua palavra, de acolhê-la em meu coração com docilidade e de levá-la à prática com atenção, de modo que minha vida se una cada vez mais firmemente à rocha de tua amizade.
Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece. (Sl 87,3)

Evangelho: Lucas (Lc 17, 26-37)
O Filho do Homem chegará repentinamente

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26"Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos.

30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhara sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. 34Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; urna será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado". 37Os discípulos perguntaram: "Senhor, onde acontecerá isso?" Jesus respondeu: "Onde estiver o cadáver, ai se reunirão os abutres". Palavra da Salvação!
Comentário o Evangelho
Um perigoso torpor

Esperar é sempre cansativo. Quanto mais a espera de algo cujo dia e hora são desconhecidos. Assim se passa com a segunda vinda de Jesus. Ele mesmo recusou-se a abordar este assunto. Certa vez, dissera: "O dia e a hora ninguém sabe, nem os anjos do céu nem sequer o Filho, mas somente o Pai". Para ele, o importante era entregar-se ao serviço do Reino, deixando de lado as preocupações apocalípticas.
Entretanto, a espera prolongada acabou gerando um perigoso torpor no coração dos cristãos. Perigoso por correrem o risco de ser surpreendidos. O desconhecimento do dia e da hora não podia justificar uma vida incompatível com a condição de discípulo do Reino.
Dois exemplos do passado serviram de parábola para o presente. Por ocasião do dilúvio, apesar das admoestações divinas, a humanidade insistiu no seu caminho de iniqüidade, até que veio o castigo. Fato semelhante aconteceu quando da destruição de Sodoma. Contaminados pelo pecado, seus habitantes viveram na insensata ilusão das orgias. Seu fim foi a destruição pelo fogo.
Por nenhum motivo o discípulo de Jesus pode bandear-se para o pecado como se sua atitude fosse sem conseqüências. Afinal, o julgamento divino antecipa-se, e acontece no dia-a-dia, vivido na fidelidade a Deus e ao seu Reino. Aí, já se constrói a salvação. [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1998

Contexto: A subida para Jerusalém. Leituras paralelas: Mt 24, 37-42; Mc 13, 15-16.
O evangelho de hoje é sempre válido para a sexta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum

São Diogo(Diego) de Alcalá
Nasceu em 1400 em Sevilha na Espanha.
Diogo amava uma vida solitária desde sua juventude e quando resolveu ser um eremita ele se suportava tecendo tapetes. Mais tarde tornou-se um irmão franciscano em Arizafa. Embora ele não tivesse tido uma educação formal ele era procurado pelos seus sábios conselhos que refletiam uma notável percepção da vida cristã. Enviado como missionário para as Ilhas Canárias em 1422. Tornou-se Superior da Comunidade em Fortaventura e converteu muitos com suas pregações e seu exemplo. Voltou a Espanha sem ser sido atacado ou machucado, fato extremamente raro na época. Foi chamada a Roma em 1450 para a canonização de São Bernardino de Siena, mas uma epidemia se alastrou entre os franciscanos e São Diego trabalhou para tratar seus irmãos até a exaustão, e milagrosamente não contraiu a doença.
Morreu em 12 de novembro de 1463 em Alcalá, Castilha , Espanha de causas naturais. É muito venerado na Espanha, na América latina, em especial no Perú e na Argentina.
Foi canonizado em 1588 pelo Papa Sixtus V.

tjl@ http://mundocatolico.org.br/.br# http://www.paulinas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário