quinta-feira, 23 de novembro de 2017

BOM DIA EVANGELHO - 24.NOVEMBRO.2017

BOM DIA EVANGELHO

24 DE NOVEMBRO DE 2017
300 ANOS DE FÉ – APARECIDA
Dia Litúrgico: Sexta-feira da 33ª semana do Tempo Comum
Papa Francisco. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Vaticano, 23 Nov. 17 / 10:00 am (ACI).- Faltam poucos dias para que o Papa Francisco comece a sua 21ª viagem internacional, de 26 de novembro a 2 de dezembro, na qual visitará Mianmar e Bangladesh. Será a primeira vez que um Papa visitará a Birmânia.
Nas palavras do Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Greg Burke, será “uma maneira de chegar realmente às periferias e apoiar a pequena Igrejadesses países”.
Em uma apresentação no Vaticano, o também porta-voz do Santo Padre analisou o programa do Pontífice em ambos os países asiáticos. Na sua chegada a Mianmar, com 51 milhões de habitantes e onde 51% são budistas, será recebido pelas crianças e por um delegado do presidente do país.
Na terça-feira, seguirá de avião a Nay Pyi Taw, onde receberá novamente a acolhida oficial e acontecerá a tradicional cerimônia de boas-vindas. Em seguida, fará uma visita de cortesia ao presidente e celebrará um encontro com o conselheiro de Estado e com o ministro de Assuntos Exteriores. Nesta reunião haverá um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. O Pontífice realizará o seu primeiro discurso.
Na quarta-feira, 29, novamente em Yangon, celebrará a Missa em Kyaikkasan Ground, seguido de um encontro com o Conselho Supremo “Sangha” dos monges budistas, religião principal do país. Depois de uma hora, irá se reunir com os bispos de Mianmar em um salão da Catedral de Santa Maria. Neste dia também abençoará as primeiras pedras das seis novas igrejas.

ORAÇÃO 
Deus de misericórdia, que na sua bondade escolhestes Santo André e tantos outros homens e mulheres vietnamitas para propagar vosso Evangelho em terras hostis, daí-nos a disposição necessária para realizar o mesmo apostolado em nossas comunidades. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

EVANGELHO (LC 19,45-48)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 45 Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46 E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47 Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48 Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: Assim como Jesus entrou no Templo, entra em nosso coração. Vem nos ajudar a expulsar os ladrões que tentam roubar nossa vida das mãos de Deus, que tentam invadir as áreas nobres de nosso ser. Vem, Espírito de Deus, renovar meu coração, trazendo-me a salvação!(Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R)
«Minha casa será casa de oração»
P. Josep LAPLANA OSB Monje de Montserrat
(Montserrat, Barcelona, Espanha)
Hoje, o gesto de Jesus é profético. À maneira dos antigos profetas, realiza uma ação simbólica, cheia de significado face ao futuro. Ao expulsar do templo os mercadeiros, que faziam negócio com as vítimas destinadas a servir de oferenda, e ao indicar que «a casa de Deus será casa de oração» (Is 56,7), Jesus anunciava a nova situação, que Ele vinha inaugurar, em que os sacrifícios de animais já não tinham lugar. São João definirá a nova relação de culto como uma «adoração ao Pai em espírito e verdade» (Jn 4,24). A figura deve dar lugar à realidade. Santo Tomás de Aquino dizia poeticamente «Et antiquum documentum / novo cedat ritui (Que o Antigo Testamento ceda o lugar ao Novo Rito)».
O Novo Rito é a palavra de Jesus. Por isso, São Lucas associou à cena da purificação do templo a apresentação de Jesus, nele pregando cada dia. O novo culto centra-se na oração e na escuta da Palavra de Deus. Mas, na realidade, o centro do centro da instituição cristã é a própria pessoa viva de Jesus, com a sua carne entregue e o seu sangue derramado na cruz e oferecidos na Eucaristia. Também Santo Tomás o destaca de modo muito belo: «Recumbens com fratribus (...) se dat suis manibus» («Sentado à mesa com os irmãos (...) dá-se a si mesmo com as suas próprias mãos»).
No Novo Testamento, inaugurado por Jesus, já não são necessários nem bois nem vendedores de cordeiros. Tal como «todo o povo ficava fascinado ao ouvi-lo falar» (Lc 19,48), também nós não temos de ir ao templo para imolar vítimas, mas para receber Jesus, o autêntico cordeiro imolado por nós, de uma vez para sempre (cf. He 7,27), e para unir a nossa vida à de Jesus.
SANTO DO DIA
SANTOS ANDRÉ DUNG-LAC E COMPANHEIROS
Hoje homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles, muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja católica vietnamita.
Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote, em 1823. Durante seu apostolado foi vigário e missionário em diversas partes do país. Seu apostolado rendeu-lhe muitas prisões durante a vida, mas geralmente seus companheiros o resgatavam a preço de pagamentos em dinheiro.
Mas André não gostava desses resgates. Ele sabia que era necessário dar a Vida pelo Cristo para recebê-la de volta em plenitude. Dizia ao seus companheiros: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer".  Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO : O Evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita. Quanto mais perseguido, maior se tornou seu fervor cristão. O Papa João Paulo II, em 1988, inscreveu esses heróis de Cristo no Livro dos Santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de Santo André Dung-lac, no dia de sua morte.

tjl@ - acidigital.com – a12.com – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário