terça-feira, 28 de novembro de 2017

bom dia evangelho - 29.nwovembro.2017

Bom dia evangelho

29 de novembro de 2017
Dia Litúrgico: Quarta-feira da 34ª semana do Tempo Comum
Papa durante o encontro com autoridades em Mianmar. Foto: Edward Pentin / ACI Prensa
Vaticano, 28 Nov. 17 / 01:24 pm (ACI).- O Papa Francisco deu o seu primeiro discurso público em Mianmar (antiga Birmânia), às autoridades da sociedade civil e ao corpo diplomático e pediu para que se deixe de lado as diferenças que geram divisão, e pediu respeito às diferentes etnias do país.
“A sabedoria dos antigos definiu a justiça como a vontade de reconhecer a cada um aquilo que lhe é devido, enquanto os antigos profetas a consideraram como o fundamento da paz verdadeira e duradoura”, disse durante os seu discurso.
Francisco sublinhou que futuro do país deve “ser a paz”, uma paz fundada “no respeito pela dignidade e os direitos de cada membro da sociedade, no respeito por cada grupo étnico e sua identidade, no respeito pelo Estado de Direito e uma ordem democrática que permita a cada um dos indivíduos e a todos os grupos – sem excluir nenhum – oferecer a sua legítima contribuição para o bem comum”, afirmou em referencia ao conflito com o grupo étnico rohingya.
“Venho, sobretudo, para rezar com a pequena mas fervorosa comunidade católica da nação, para a confirmar na fé e encorajá-la no esforço de contribuir para o bem da nação”, disse ao começar seu discurso no “Myanmar International Convention Center”, na cidade de Naipyido.
Francisco disse que gostaria de “ver esta decisão como sinal do empenho da nação em prosseguir o diálogo e a cooperação construtiva dentro da comunidade internacional alargada, bem como em renovar o tecido da sociedade civil”.
A respeito do processo de paz que vive o país, manifestou algumas dificuldades e disse que tem certeza de que “a reconciliação nacional só pode avançar através do compromisso com a justiça e do respeito pelos direitos humanos”.

ORAÇÃO
 Deus de amor, que no exemplo dos mártires santifica a Igreja e a torna testemunha fiel da paixão, morte e ressurreição de Jesus, dignai-vos proteger nossos projetos missionários e fazei de nós verdadeiros apóstolos da paz e da fraternidade. Por Cristo nosso Senhor. Amém.


EVANGELHO (LC 21,5-11)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Como podemos ter vida feliz em meio às incertezas em face ao futuro? - Que valor damos às coisas deste mundo? - Temos serenidade e prudência para viver em meio às incertezas? - Sabemos valorizar a Palavra de Deus que nos consola e conforta? - Quando será que a humanidade vai entender que sem Deus nada somos, nada temos e nada podemos?(Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R)
«É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!»
Rvdo. D. Manuel COCIÑA Abella
(Madrid, Espanha)
Hoje, prestamos atenção a esta frase breve e incisiva de Nosso Senhor, que se crava na alma e, ao feri-la, nos faz pensar: Por que é tão importante a perseverança? Por que faz Jesus depender a salvação do exercício desta virtude?
Por que o discípulo não é mais do que o Mestre —«sereis odiados por todos, por causa de meu nome» (Lc 21,17)— e, se o Senhor foi sinal de contradição, necessariamente o seremos nós, os seus discípulos. O Reino de Deus será arrebatado pelos que se fazem violência, pelos que lutam contra os inimigos da alma, pelos que combatem com bravura essa «belíssima guerra de paz e de amor», como gostava de dizer São Josemaria Escrivá, em que consiste a vida cristã. Não há rosas sem espinhos, e o caminho até ao Céu não é uma senda sem dificuldades. De aí que sem a virtude cardeal da fortaleza nossas boas intenções acabariam sendo estéreis. E a perseverança faz parte da fortaleza. Anima-nos, em concreto, a ter as forças suficientes para tolerar com alegria as contradições.
A perseverança em grau extremo dá-se na cruz. Por isso a perseverança confere liberdade ao outorgar a possessão de si mesmo mediante o amor. A promessa de Cristo é indefectível: «É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida» (Lc 21,19) e isto é assim porque o que nos salva é a Cruz. É a força do amor que nos dá a cada um a paciente e gozosa aceitação da Vontade de Deus, quando esta —como acontece na Cruz— contraria num primeiro momento a nossa pobre vontade humana.
Só num primeiro momento, porque depois se liberta a desbordante energia da perseverança que nos leva a compreender a difícil ciência da cruz. Por isso, a perseverança gera paciência, que vai muito mais além do que a simples resignação. Mas, nada tem que ver com atitudes estoicas. A paciência contribui decididamente para entender que a Cruz, muito mais do que dor, é essencialmente amor.
Quem entendeu melhor que ninguém esta verdade salvadora, a nossa Mãe do Céu, nos ajudará também a nós a compreendê-la.
SANTO DO DIA
SÃO SATURNINO DE TOULOUSE
Santo Saturnino é uma das devoções mais populares na França e na Espanha. Sua vida pode ser confirmada em importantes documentos sobre a vida cristã na região da Gália, datados do ano 450. Esses documentos apontam Saturnino como primeiro Bispo de Toulouse. Esta região era marcada pela existência de algumas comunidades cristãs que resistiam ao paganismo. As frequentes brigas fazia com que o número de fiéis diminuíssem a cada dia. A chegada de Saturnino deu novo ânimo a vida destas comunidades católicas.
O missionário pregava com fervor, convertendo quase todos os habitantes ao cristianismo. Seu nome foi tão conhecido que logo consagrou-se bispo da região. Embora houvesse um decreto do imperador proibindo e punindo com a morte quem participasse de missas, Saturnino continuou com o Santo Sacrifício da missa, a comunhão e a leitura do evangelho.  Assim, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram descobertos reunidos e celebrando a missa num domingo.
Foram presos e julgados. Como não quis ceder aos apelos dos pagãos, Saturnino foi amarrado pelos pés ao pescoço de um touro bravo e arrastado pelas ruas da cidade. São Saturnino, com os membros despedaçados, morreu pouco depois e seu corpo foi abandonado no meio da estrada, recolhido por duas piedosas mulheres, dando-lhe sepultura em uma fossa muito profunda.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : As primeiras comunidades cristãs surgiram do esforço e do testemunho de homens e mulheres simples, mas que acreditavam piamente nas promessas do Cristo. Assim, quando olhamos hoje nossa religião, devemos ter consciência de que as coisas foram conquistadas com esforço e dependem de nossa boa vontade e trabalho para manterem sua fidelidade ao projeto original de Jesus.

tjl@ - acidigital.cm  a12.com – evangeli.net – ArqRio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário