terça-feira, 7 de novembro de 2017

bom dia evangelho 8.11.017

BOM DIA EVANGELHO

08 DE NOVEBRO DE 2017 – 300 ANOS DE FÉ – APARECIDA
Dia Litúrgico: Quarta-feira da 31ª semana do Tempo Comum
Nossa Senhora de Fátima / Foto: Santuário de Fátima
FATIMA, 07 Nov. 17 / 07:00 am (ACI).- A Coreia do Sul e Angola receberam nos últimos meses imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima, que proporcionaram à população uma forte experiência de fé, atraindo milhares de pessoas aos sacramentos da Eucaristia e Reconciliação.
Na Coreia do Sul, a imagem peregrina da Virgem de Fátima percorreu 14 dioceses entre agosto e outubro, em uma visita descrita pelo Santuário de Fátima como algo “sem precedentes”, que atraiu cerca de 55.500 peregrinos durante 50 dias.
O país já tinha recebido uma imagem da Virgem de Fátima em 1978, quando ocorreu a peregrinação em torno do mundo.
Desta vez, a imagem foi acolhida entre 22 e 30 de agosto no Santuário da Paz de Fátima, localizado perto da fronteira com a Coreia do Norte. Durante esses dias, foi realizada uma novena pela paz no país.
O encerramento desta peregrinação aconteceu em Busan, no dia 13 de outubro, no marco do centenário da última aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, em 1917, quando ocorreu o conhecido “milagre do sol”.
O Bispo auxiliar de Busan, Dom Sam Seok, presidiu a Missa no Ginásio Gangseo, da qual participaram aproximadamente 7 mil pessoas, representantes de todas as dioceses do país.
Neste mesmo dia, outra imagem de Nossa Senhora de Fátima chegou a Luanda, em Angola, quase 70 anos depois da última visita da Virgem Peregrina ao país.

ORAÇÃO 
Deus, nosso Pai, ficai conosco, dissipai todo o medo e apaziguai os nossos corações, para que, mediante vossa ação libertadora em nós, a luz da fé renasça em nossas vidas. A exemplo de Godofredo, dai-nos a calma tranquilidade para enfrentar as dificuldade do dia-a-dia. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

EVANGELHO (LC 14,25-33)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo:30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Grandes multidões acompanhavam Jesus! Posso dizer que eu também o acompanho? - Em que consiste para mim acompanhar Jesus? - Não será já hora de o acompanhar mais e melhor? - Como lido com os bens materiais? - Assumo minha cruz de cada dia com espírito de fé?(Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R)
«Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo»
Rev. D. Joan GUITERAS i Vilanova (Barcelona, Espanha)
Hoje contemplamos Jesus no caminho até Jerusalém. Ai entregará a sua vida para a salvação do mundo. Grandes multidões acompanhavam Jesus (Lc 14,25): Os discípulos, ao andar com Jesus que os precede, devem aprender a ser homens novos. É esta a finalidade das instruções que o Senhor expõe e propõe aos que o seguem na sua ascensão à Cidade da paz.
Discípulo significa seguidor. Seguir as pisadas do Mestre, ser como Ele, pensar como Ele, viver como Ele... O discípulo convive com o Mestre e o acompanha. O Senhor ensina com atos e com palavras. Viram claramente a atitude de Cristo entre o Absoluto e o relativo. Ouviram muitas vezes da sua boca que Deus é o primeiro valor da existência. Admiraram a relação entre Jesus e o Pai celestial. Viram a dignidade e a confiança com que orava ao pai. Admiraram a sua pobreza radical.
Hoje o Senhor fala-nos com termos claros. O autêntico discípulo há de amar com todo o seu coração e toda a sua alma a nosso Senhor Jesus Cristo, por cima de todo o vínculo, inclusive do mais íntimo: Se alguém vem a mim, mas não me prefere... até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lc 14,26-17). Ele ocupa o primeiro lugar na vida do seguidor. Diz Santo Agostinho: Respondamos ao pai e à mãe: Eu vos amo em Cristo, não no lugar de Cristo.O seguimento precede inclusive ao amor pela própria vida. Seguir Jesus, ao fim e ao cabo, implica abraçar a cruz. Sem cruz não há discípulo.
O chamamento evangélico exorta à prudência, quer dizer, à virtude que dirige a atuação adequada. Quem quer construir uma torre deve calcular se a poderá terminar. O rei que tem que combater decide se vai à guerra ou pede a paz depois de considerar o número de soldados de que dispõe. Quem quer ser discípulo do Senhor tem que renunciar a todos os seus bens. A renúncia será a melhor aposta!
SANTO DO DIA
SÃO GODOFREDO
Godofredo, cujo nome significa “paz de Deus”, nasceu em 1066, filho de família nobre francesa. Com cinco anos foi entregue para ser educado pelos monges beneditinos. Ordenou-se sacerdote aos vinte e cinco anos de idade.
A sua integridade de caráter, profundidade nos conhecimentos dos assuntos da fé, bem como a visão social que demonstrava, logo chamaram a atenção dos superiores. Foi nomeado abade, com a delicada missão de restabelecer as regras disciplinares dos monges, muito afastados do ideal da vida cristã.
Ele próprio viveu uma vida simples e dedicada ao seguimento de Cristo. Era comum ver os mendigos e leprosos participando da sua mesa, pois acolhia todos os necessitados com abrigo e esmolas fartas. Suas virtudes levaram o povo e o clero a eleger Godofredo como Bispo de Amiens.
Nesta diocese enfrentou os ricos e poderosos, que viviam apegados ao vício e aos prazeres corporais. Sua pregação era dura e acabou atraindo para si a ira de muitas pessoas. Houve uma ocasião em que tentaram envenená-lo.
Godofredo ainda viveu longo tempo como pastor e reformador da sua diocese. Morreu no dia 08 de novembro de 1115. (Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Godofredo foi um homem do povo. Sua simplicidade cativava homens e mulheres que o procuravam para conselhos espirituais. Colocou-se ao lado do povo simples, defendendo-o contra a ganância dos poderosos. Condenou com veemência os abusos do clero e procedeu à reforma das comunidades religiosas. Sua persistência custaram-lhe a vida, mas como prêmio recebeu a coroa da imortalidade ao lado de Deus.

TJL@ - aCIDIGITAL.COM – a12.COM – eVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário