segunda-feira, 6 de novembro de 2017

BOM DIA EVANGELHO-7.NOV.017-3ª FEIRA

BOM DIA EVANGELHO

07 DE NOVEMBRO DE 2017
Dia Litúrgico: Terça-feira da 31ª semana do Tempo Comum
Papa Francisco/ Foto: Daniel Ibáñez (ACI Prensa)
Lima, 02 Nov. 17 / 11:00 am (ACI).- O Bispo do Vicariato de Puerto Maldonado (Peru), Dom David Martínez de Aguirre, afirmou que a Igreja local já está preparando a população e as comunidades nativas para receber a mensagem pastoral que o Papa Francisco realizará em sua visita à Amazônia peruana em 19 de janeiro de 2018.
“Estamos preparando a visita do Santo Padre dentro da importância pastoral, o caráter pastoral da visita do Papa Francisco”, afirmou o Prelado.
Em uma coletiva de imprensa recente, o Bispo indicou que, para isso, “estamos organizando um evento de três dias”, começará na quarta-feira, 17 de janeiro, mostrando uma igreja local, no dia 18, com “uma Igreja que se faz parte da Amazônia” e, finalmente na sexta-feira, 19, “uma Igreja universal com a presença do pastor universal que é o Papa Francisco”.
Dom Martínez de Aguirre indicou que o Pontífice terá neste dia “um encontro com povos indígenas” no coliseu fechado do Instituto Tecnológico Jorge Basadre, pois em janeiro é uma estação chuvosa. “Estima-se a participação de 3.500 nativos de diferentes grupos étnicos, de diferentes povos locais”, assinalou.

ORAÇÃO
 Deus Pai de misericórdia, que no seu projeto de amor pela humanidade, escolhestes São Wilibrordo para proclamar as maravilhas da fé, concedei-nos, por sua intercessão, conservar em nós o espírito missionário que nos leva a união com Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.

EVANGELHO (LC 14,15-24)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.
18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.
21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - É fácil arrumar desculpas razoáveis para não participar? - Em nossas comunidades há muita generosidade quando se trata de participar? - Que lugar ocupa o banquete da Eucaristia em nossa vida? - E o alimento da Palavra de Deus tem prioridade em nosso coração? - E o convite que Deus nos faz à solidariedade para com o próximo?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
«Sai pelas estradas e pelos cercados, e obriga as pessoas a entrar, para que minha casa fique cheia»
Rev. D. Joan COSTA i Bou
(Barcelona, Espanha)
Hoje o Senhor oferece-nos uma imagem da eternidade representada por um banquete. O banquete significa o lugar onde a família e os amigos se encontram juntos, gozando da companhia, da conversa e da amizade à volta da mesma mesa. Esta imagem fala-nos da intimidade com Deus trindade e do gozo que encontraremos na estância do Céu. Tudo o fez para nós, e chama-nos porque tudo está pronto (Lc 14,17). Nos quer com Ele; quer a todos os homens e mulheres do mundo ao seu lado, a cada um de nós.
É necessário, no entanto, que queiramos ir. E apesar de sabermos que é onde melhor se está, porque o céu é a nossa morada eterna, que excede todas as mais nobres aspirações humanas - o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu (1Cor 2,9) e portanto, nada lhe é comparável-; no entanto somos capazes de recusar o convite divino e perder eternamente a melhor oferta que Deus nos podia fazer: participar da sua casa, da sua mesa, da sua intimidade para sempre. Que grande responsabilidade!
Somos, decididamente, capazes de trocar a Deus por qualquer coisa. Uns, como lemos no Evangelho de hoje, por um campo; outros por uns bois. E você e eu, pelo que é que somos capazes de trocar aquele que é o nosso Deus e o seu convite? Há quem por preguiça, por desleixo, por comodidade deixa de cumprir os seus deveres de amor para com Deus. Deus vale tão pouco que o substituímos por qualquer outra coisa? Que a nossa resposta ao oferecimento divino seja sempre um sim, cheio de agradecimento e de admiração.
SANTO DO DIA
SÃO WILIBRORDO
Wilibrordo nasceu na Inglaterra em 658. A família deste jovem missionário ofereceu muitos santos para a vida da Igreja na Inglaterra.
Aos cinco anos seu pai o entregou aos beneditinos do mosteiro de York, onde foi educado. Ainda jovem demonstrou realmente vocação religiosa e aos vinte anos, seguiu para a Irlanda para aperfeiçoar seus conhecimentos teológicos. Pouco antes de completar trinta anos de idade recebeu ordenação sacerdotal.
Em 690, Wilibrordo seguiu para a primeira e única missão. Junto com outros onze companheiros missionários, foram evangelizar as regiões no norte da Europa, povoadas pelos bárbaros pagãos. O ponto inicial foi a Holanda, que era um lugar selvagem. Com as bênçãos do papa Sérgio I, os missionários partiram para a missão, levando relíquias para serem colocadas nas igrejas nascentes.
Ele foi um grande organizador, era um excelente líder e logo fez muitos progressos. Cinco anos depois, ele voltou e entregou ao mesmo Papa, um relatório dos resultados que conseguira. O qual em agradecimento o consagrou Bispo. Na sua diocese ele construiu a Catedral do Santíssimo Redentor.
Morreu no seu mosteiro, no dia 07 de novembro de 739, já bem idoso. 
(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  A vocação da Igreja é essencialmente missionária. Hoje celebramos a festa de São Wilibrordo, um grande missionário das regiões norte da Europa. Sua coragem e fé o levou enfrentar os desafios da evangelização nas regiões marcadas pelo paganismo bárbaro. Que Deus nos conceda espírito missionário para continuar espalhando a fé no Reino dos Céus.

TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET – SÃO-TARCISIO.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário