quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

bom dia evangelho - 25 de janeiro de 2019


Bom dia evangelho

25 DE JANEIRO DE 2019
SEXTA-FEIRA | 2ª SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: BRANCA | ANO C
Papa Francisco acompanhado pelo presidente do Panamá Juan Carlos Varela – Foto: Captura de vídeo
PANAMÁ, 24 Jan. 19 / 01:45 pm (ACI).- Em seu segundo dia de visita ao Panamá, o Papa Francisco se encontrou com as autoridades civis, o corpo diplomático e diversos representantes da sociedade do país, aos quais exortou a mostrar aos jovens que o serviço público é sinônimo de honestidade e não de corrupção.
O encontro aconteceu no Palácio Bolívar, sede do Ministério das Relações Exteriores, após a cerimônia de boas-vindas e da reunião privada com o presidente panamenho Juan Carlos Varela no Palácio Las Garzas.
No início da cerimônia, o presidente destacou o papel da Igreja na história panamenha, seu testemunho aos necessitados e sua contribuição para a educação.
Da mesma forma, Varela compartilhou com os presentes que ele recebeu formação dos jesuítas e destacou a exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco. Neste documento, indicou o presidente, o Santo Padre "manifestou o seu pedido a Deus por mais políticos capazes e honestos e também se referiu à política como uma altíssima vocação, sendo uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem-comum”. “Esta mensagem transcende os confins do catolicismo”, afirmou.
Ser exemplo para os jovens
Francisco, que agradeceu as palavras do presidente, disse às autoridades que, "com a sua alegria e entusiasmo, com a sua liberdade, sensibilidade e capacidade crítica, as novas gerações exigem dos adultos, especialmente de todos aqueles que detêm um papel de liderança na vida pública, que tenham uma conduta conforme à dignidade e autoridade de que estão revestidos e que lhes foi confiada".
"É um convite a viver com austeridade e transparência, na responsabilidade concreta pelos outros e pelo mundo; uma conduta que demonstre que o serviço público é sinônimo de honestidade e justiça contrapondo-se a qualquer forma de corrupção”, indicou.
O Papa destacou que os jovens exigem de todos, "a começar por quantos se dizem cristãos”, "a ousadia de construir uma vida política verdadeiramente humana, que coloque a pessoa no centro como coração de tudo”.
Isso implica "criar uma cultura de maior transparência entre os governos, o setor privado e toda a população".
Em seu discurso, o Papa também indicou que o Panamá, por causa de sua localização privilegiada, "constitui um ponto estratégico não só para a região, mas também para o mundo inteiro". "Cada um de vós ocupa um lugar especial na construção da nação e é chamado a assegurar que a mesma possa cumprir a sua vocação de terra de convocação e de encontros", assinalou.
Disse ainda que "é impossível conceber o futuro de uma sociedade sem a participação ativa – e não apenas nominal – de cada um dos seus membros, para que a dignidade seja reconhecida e garantida através do acesso a uma instrução de qualidade e à promoção de um trabalho digno".
"Estas duas realidades juntas são capazes de ajudar a reconhecer e valorizar a genialidade e o dinamismo criativo deste povo, e ao mesmo tempo são o melhor antídoto contra qualquer tipo de tutela que pretenda limitar a liberdade e subjugue ou transcure a dignidade dos cidadãos, especialmente dos mais pobres", afirmou.

ORAÇÃO
 Ó grande apóstolo São Paulo, mestre dos gentios, corajoso, seguidor de Cristo, destemido evangelizador, fundador de comunidades; dai-nos este espírito de apóstolo de vosso Mestre Jesus, a fim de que possamos dizer a todos - "Já não sou eu quem vivo, mas é o Cristo que vive em mim". Amém!
Marcos 16,15-18
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
16 15 Disse Jesus aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,
18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados”.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
IDE PREGAR O EVANGELHO
A ascensão de Jesus foi um marco importante na vida da primitiva comunidade cristã. Após longo processo de formação, os discípulos tinham diante de si a missão de evangelizar o mundo inteiro, não contando mais com a presença física do Mestre.
Desde que convocou os primeiros discípulos para segui-lo até o momento de sua subida para junto do Pai, Jesus não descurou a tarefa de preparar o pequeno grupo de seguidores para o serviço da evangelização. As longas caminhadas permitiram-lhe ir explicitando para eles a mensagem evangélica. Os discursos dirigidos às multidões e os debates com seus adversários foram, também, ocasiões propícias para tornar conhecido seu pensamento. Não bastava, porém, a formação intelectual. Era preciso uma preparação em nível existencial. Isso se deu mediante o exemplo de vida do Mestre. Seu modo de tratar as pessoas, especialmente os pecadores e marginalizados, seu relacionamento íntimo com o Pai, sua liberdade diante da Lei, sua ação enérgica contra toda sorte de injustiça e exploração da boa-fé do povo serviam de alerta para os discípulos, em vista da atitude que deveriam tomar, no exercício da missão.
Com a volta de Jesus para junto do Pai e a conclusão de sua missão terrena, chegou a hora de os discípulos assumirem sua tarefa. Doravante, Jesus passaria a agir por meio deles.
SANTO DO DIA
CONVERSÃO DE SÃO PAULO
A pessoa de Paulo é tão importante para a Igreja, por causa de seu apostolado, que celebramos o dia de sua conversão. Para nós brasileiros, esta data também marca a fundação da maior cidade do país, São Paulo, em 1554.
Saulo, nome do apóstolo antes da conversão, nasceu na cidade de Tarso. Esta cidade era um pólo de desenvolvimento financeiro e comercial, um centro cultural da antiguidade. Seu pai era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim. Por causa da fidelidade ao imperador, a família de Saulo tinha recebido a cidadania romana.
Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente, estudioso e culto. Aos quinze anos foi para Jerusalém dar continuidade aos estudos de latim, grego e hebraico, na conhecida Escola de Gamaliel. Seus pais sonhavam que o filho seria um famoso Rabi.
Saulo era um perseguidor dos cristãos. Tinha raiva dos seguidores de Cristo. Mas Deus tinha reservado para ele um outro caminho. A Escritura nos conta que Saulo foi surpreendido por Jesus, que em forma de luz, fez o jovem fariseu mudar completamente de vida. De perseguidor Saulo tornou-se o maior propagador da fé. Era agora chamado de Paulo.
O jovem foi batizado por Ananias, um cristão de Damasco. Desta cidade saiu a pregar a palavra de Deus, como lhe ordenara Jesus, tornando-se seu grande apóstolo. Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões. Perseguido incansavelmente foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : O Senhor fez de Paulo seu grande apóstolo, o apóstolo dos gentios, isto é, o evangelizador dos pagãos. Ele escreveu 14 cartas expondo a mensagem de Jesus, que se transformaram numa verdadeira "Teologia do Novo Testamento". É sem dúvida o grande missionário da fé cristã.
Tjl – acidigital.com – a12.com – domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário