quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

BOM DIA EVANGELHO - 31 DE JANEIRO E 2019


BOM DIA EVANGELHO

31 DE JANEIRO DE 2019
QUINTA-FEIRA | 3ª SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: BRANCA | ANO C
Peregrinos da Jornada Mundial da Juventude Panamá / Foto: Flickr JMJ Panamá
PANAMÁ, 30 Jan. 19 / 05:00 am (ACI).- O Arcebispo do Panamá e presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Dom José Domingo Ulloa, destacou o êxito do evento terminado no domingo e disse que agora o desafio da Igreja é capitalizar o potencial evangelizador dos jovens.
Um dia depois da Jornada Mundial da Juventude de 2019, o Comitê Organizador Local (COL) fez um relatório positivo e esperançoso sobre o encontro.
Em meados de janeiro, as diferentes delegações de 156 países do mundo começaram a chegar ao Panamá e à Costa Rica para participar da ‘Pré-Jornada’ ou ‘Dias na Diocese’.
Em 22 de janeiro, a JMJ começou formalmente, alcançando a participação de mais de 700 mil pessoas no dia 27 de janeiro, dia da Missa de Encerramento.
Através de uma declaração, informou-se que Dom José Domingo Ulloa destacou a alegria dos panamenhos e os desafios superados no campo da logística.
O Arcebispo agradeceu ao povo panamenho pelo compromisso, assim como ao governo e aos diferentes grupos comprometidos em alcançar o êxito do evento juvenil. Destacou-se também o papel dos três mil comunicadores credenciados que " levaram da capital mundial da juventude a boa nova para todo o mundo”.
Dom Ulloa disse que a realização do primeiro Encontro Mundial da Juventude Indígena (EMJI), o cuidado da natureza com ações concretas e a participação da comunidade de afrodescendentes, impressionaram o Papa Francisco durante sua visita ao país caribenho.
Nesse sentido, o presidente do COL garantiu que a JMJ mostrou a "grandeza da união por um interesse comum".
Isso mostrou que "não é impossível para nenhum país pequeno realizar um evento como este". "Não tenham medo", disse Dom Ulloa a anfitriã da JMJ 2022, Lisboa (Portugal).
Finalmente, o Arcebispo do Panamá explicou que agora o desafio para a Igreja local e para toda a região é "continuar capitalizando o potencial dos jovens para uma igreja que sempre manifeste o seu ‘Faça-se’ na construção de uma ‘Igreja em saída e do encontro’, como modelo para a sociedade e para o mundo”.


ORAÇÃO : São João Bosco, pai e mestre dos jovens, que tanto trabalhaste por eles, particularmente pelos mais pobres e marginalizados a fim de que se tornassem honestos cidadãos e bons cristãos; desperta em nós o amor à nossa juventude, o cuidado pelos nossos filhos e filhas, a dedicação às crianças, adolescentes e jovens abandonados, o esforço por conduzi-los a Jesus por meio de uma eficiente catequese feita no acolhimento e no amor. Amém!
Marcos 4,21-25
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 4 21 Jesus dizia à multidão: “Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro?
22 Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado.
23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça”.
24 Ele prosseguiu: “Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará.
25 Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem”.

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
EXORTAÇÃO À BENEVOLÊNCIA
A sentença de Jesus – "Com a mesma medida com que vocês medirem, também vocês serão medidos" – é uma exortação à benevolência no trato mútuo, mormente com os ouvintes da pregação evangélica. Uma atitude inconsiderada, neste campo, pode ter conseqüências graves para a dinâmica do Reino. É preciso estar atento!
A exortação do Mestre fazia-se necessária já que os discípulos corriam o risco de se tornar intransigentes, a ponto de fazer distinção entre quem podia e quem não podia ouvir a Palavra, excluindo esta segunda categoria. Podiam ceder à tentação de se tornarem senhores do Reino, colocando-se como referência para os demais, esquecendo-se de Deus. A isto se chama de soberba, cujo sintoma mais perverso consiste em excluir o próprio Deus da vida humana. Quem começou bem, pode acabar muito mal.
Jesus alerta o ministro da Palavra sobre o futuro confronto com o Senhor do Reino. O agente da constatação "vocês serão medidos" é o Pai. Ele é quem julgará como cada ministro exerceu a missão que lhe foi confiada. Receberá um tratamento severo por parte de Deus aquele que tiver sido intransigente e arrogante com os ouvintes da Palavra,. Pelo contrário, quem soube ser benevolente e se transformou num instrumento efetivo para a Palavra de Deus chegar às pessoas, será acolhido, com muito amor, pelo Pai.
SANTO DO DIA
SÃO JOÃO BOSCO
João Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, numa família católica de humildes camponeses em Castelnuovo d'Asti, no norte da Itália, perto de Turim. Órfão de pai aos dois anos de idade, cresceu cercado do carinho da mãe, Margarida, e amparo dos irmãos. Recebeu uma sólida formação humana e religiosa, mas a instrução básica ficou prejudicada, pois a família precisava de sua ajuda na lida do campo.
Aos nove anos, teve um sonho que marcou a sua vida. Nossa Senhora o conduzia junto a um grupo de rapazes desordeiros que o destratava. João queria reagir, mas a Senhora lhe disse: "Não com pancadas e sim com amor. Torna-te forte, humilde e robusto, e a seu tempo tudo compreenderás". Nesta ocasião decidiu dedicar sua vida a Cristo e a Mãe Maria; quis se tornar padre. Com sacrifício, ajudado pelos vizinhos e orientado pela família, entrou no seminário de Chieri, daquela diocese.
Inteligente e dedicado, João Bosco trabalhou como aprendiz de alfaiate, ferreiro, garçom, tipógrafo e assim, pôde se ordenar sacerdote, em 1841. Em meio a revolução industrial, aconselhado pelo seu diretor espiritual, padre Cafasso, desisti ser missionário na Índia. Ficou em Turim, dando início ao seu apostolado da educação de crianças e jovens carentes. Este "produto da era da industrialização", se tornou a matéria prima de sua obra e vida.
Neste mesmo ano, criou o Oratório de Dom Bosco, onde os jovens recebiam instrução, formação religiosa, alimentação, tendo apoio e acompanhamento até a colocação em um emprego digno. Depois, sentiu necessidade de recolher os meninos em internatos-escola, em seguida implantou em toda a obra as escolas profissionais, com as oficinas de alfaiate, encadernação, marcenaria, tipografia e mecânica, repostas às necessidades da época. Para mestres das oficinas, inventou um novo tipo de religioso: o coadjutor salesiano.
Em 1859, ele reuniu esse primeiro grupo de jovens educadores no Oratório, fundando a Congregação dos Salesianos. Nos anos seguintes, Dom Bosco criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos. Construiu, em Turim, a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, e fundou sessenta casas salesianas em seis países. Abriu as missões na América Latina. Publicou as Leituras Católicas para o povo mais simples.
Morreu no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. São João Bosco, foi proclamado "modelo por excelência" para sacerdotes e educadores. Ecumênico, era amigo de todos os povos, estimado em todas as religiões, amado por pobres e ricos; escreveu: "Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas" e se fez , ele próprio, o exemplo perfeito desta máxima. 31 de Janeiro celebra Dom Bosco(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Dom Bosco agia rápido, acompanhou a ação do seu tempo e viveu o modo de educar, que passou à humanidade como referência de ensino chamando-o de "Sistema Preventivo de Formação". Não se esqueceu do seu sonho de menino, mas, sobretudo compreendeu a missão que lhe investiu Nossa Senhora. Quando lhe recordavam tudo o que fizera, respondia com um sorriso sereno: "Eu não fiz nada. Foi Nossa Senhora quem tudo fez".
Tjl – acididigtal.com – a12.com – evangeli.net – Dontotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário