quarta-feira, 21 de março de 2018

bom dia evangelho - 22.março.018


BOM DIA EVANGELHO

Dia Litúrgico: 22 de março
Quinta-feira da 5ª semana da Quaresma
Papa Francisco em uma Quinta-feira Santa / Foto: Vatican Media
Vaticano, 20 Mar. 18 / 11:00 am (ACI).- Este ano, a prisão Regina Coeli, de Roma, será onde o Papa Francisco celebrará a Quinta-feira Santa e o lava-pés.
O Pontífice, segundo anunciou a Santa Sé, seguirá do Vaticano para esta prisão situada perto do popular bairro de Trastevere, ao lado do rio Tibre e a alguns metros da Praça de São Pedro, na próxima Quinta-feira Santa, 29 de março, às 16 horas.
Francisco presidirá a Missa “in coena Domini” com o rito do lava-pés e terá um encontro com os presos doentes que estão na enfermaria da prisão. Alguns dos detentos da Seção VIII da prisão também poderão saudar o Papa e falar com ele.
Em 2017, o Pontífice celebrou a Quinta-feira Santa na prisão de Paliano, na província de Frosinone e Diocese de Palestrina, a cerca de 70 quilômetros de Roma.
A visita do Pontífice teve um caráter estritamente privado e não houve imagens para proteger a intimidade dos detentos.
Em 2016, fez o mesmo com 12 refugiados da cidade de Castelnuovo di Porto, nos arredores de Roma.

Ao Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor,
Meu zeloso guardador,
Pois que a ti me confiou a piedade divina,
Sempre me rege, guarda, governa e ilumina.

Ao Santo São Zacarias

Ó glorioso Santo do meu nome, alcançai-me de Deus a graça de trazer sempre a minha consciência pura, como preparação necessária para a minha última hora. Amém.
                               Evangelho(8,51-59)
 «Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte». Os judeus então disseram: «Agora estamos certos de que tens um demônio. Abraão morreu, e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais provará a morte’. Porventura és maior do que nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem tens a pretensão de ser?». Jesus respondeu: «Se eu me glorificasse a mim mesmo, minha glória não valeria nada. Meu Pai é quem me glorifica, aquele que dizeis ser vosso Deus. No entanto, vós não o conheceis. Mas eu o conheço; e se dissesse que não o conheço, eu seria um mentiroso como vós. Mas eu o conheço e observo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia. Ele viu e se alegrou». Os judeus disseram-lhe então: «Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?». Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou». Então, pegaram pedras para o apedrejar; mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.
«Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia. Ele viu e se alegrou»
Rev. D. Enric CASES i Martín (Barcelona, Espanha)
Hoje João situa-nos diante de uma manifestação de Jesus no Templo. O salvador revela um fato desconhecido para os judeus: que Abraão viu e se alegrou ao contemplar o dia de Jesus. Todos sabiam que Deus tinha feito uma aliança com Abraão, assegurando-lhe grandes promessas de salvação para a sua descendência. No entanto, desconheciam até que ponto chegava a luz de Deus. Cristo revela-lhes que Abraão viu o Messias no dia em de Yahvé, ao qual chama meu dia.
Nesta revelação Jesus mostra-se possuindo a visão eterna de Deus. Mas, sobretudo manifesta-se como alguém preexistente e presente no tempo de Abraão. Pouco depois, no calor da discussão, quando alegam que ainda nem tem cinquenta anos, diz-lhes: «Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou» (Jo 8,58) É uma declaração notória da sua divindade, podiam entendê-la perfeitamente, e também tinham podido crer se tivessem conhecido melhor o Pai. A expressão “Eu sou” é parte do tetragrama santo Yahvé, revelado no monte Sinai.
O cristianismo é mais que um conjunto de regras morais elevadas como podem ser o amor perfeito, ou, inclusive, o perdão. O cristianismo é a fé numa pessoa. Jesus é Deus e homem verdadeiro. «Perfeito Deus e perfeito Homem», diz o Símbolo Atanasiano. Santo Hilário de Poitiers escreve numa bela oração: «Dá-nos, pois, um modo de expressão adequado e digno, ilumina a nossa inteligência, faz também que as nossas palavras sejam expressão da nossa fé, quer dizer, que nós, que pelos profetas e os Apóstolos te conhecemos a ti, Deus Pai e ao único Senhor Jesus Cristo, possamos também celebrar-te a ti como Deus, em quem não há unicidade de pessoa, e confessar a teu Filho, em tudo igual a ti».

São Zacarias, Papa

São Zacarias foi um bom administrador das terras da Igreja, as quais progrediram no seu tempo Filho de pai grego, residente na Calábria, foi eleito Papa em 741 e morreu em 752. Ao contrário do seu predecessor Gregório III, relativamente a Liutprando, rei dos Lombardos, julgou ser melhor partido inaugurar com ele relações amistosas. Concluiu assim um acordo bastante vantajoso, recuperando quatro fortalezas e vários patrimônios; estipulou também com ele uma trégua de trinta anos. Mas não conseguiu impedir os Lombardos de tirarem aos Bizantinos o exarcado de Ravena. Zacarias soube tornar favorável à Igreja romana o imperador Constantino V e recebeu mesmo territórios como dádiva. Em 747 aprovou a mudança de regime na França, com a proclamação de Pepino, o Breve.  Foi um bom administrador das terras da Igreja, as quais progrediram no seu tempo. Restaurou o palácio de Latrão e embelezou, no sopé do Palatino, a igreja de Santa Maria Antiga, onde se conserva ainda o seu retrato, pintado quando ele ainda vivia. São Zacarias, rogai por nós!

tjl@ - acidigital.com – a12.com – evangeli.net – Cançãonova. Com



Nenhum comentário:

Postar um comentário