quarta-feira, 7 de março de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 8.MARÇO.2018


BOM DIA EVANGELHO

08 DE MARÇO DE 2018
QUINTA-FEIRA - 3ª SEMANA DA QUARESMA - COR: ROXA - ANO B
Papa Francisco saúdo fiéis na Sala Paulo VI. Foto: Vatican Media
VATICANO, 07 Mar. 18 / 09:32 am (ACI).- O Papa Francisco pediu que as paróquias não cobrem para dedicar a Missa a um defunto e pronunciar seu nome no momento da Oração Eucarística. “A Missa não se paga. É o sacrifício de Cristo, que é gratuito. A redenção é gratuita. Se você quer fazer uma oferta, pode, mas não se paga”.
Durante a catequese pronunciada na Sala Paulo VI do Vaticano, na Audiência Geral desta quarta-feira, o Santo Padre continuou os ensinamentos sobre a Santa Missa, nesta ocasião, em concreto, sobre a Oração Eucarística.
O Pontífice recordou que a Oração Eucarística “corresponde ao que Jesus mesmo fez à mesa com os Apóstolos na última ceia, quando deu graças sobre o pão e, depois, sobre o cálice com vinho. Sua ação de graças revive em cada uma de nossas Eucaristias, associando-nos ao sacrifício de salvação”.
“Nesta solene Oração Eucarística, a Igreja exprime o que ela realiza quando celebra a Eucaristia e o motivo pelo qual a celebra, ou seja, fazer comunhão com Cristo verdadeiramente presente no pão e no vinho consagrados”.
Francisco detalhou as diferentes fórmulas da Oração Eucarística. Assinalou que “o Prefácio é uma ação de graças pelos dons de Deus, em particular pelo envio de seu Filho como Salvador”.
Em seguida, está “a invocação do Espírito Santo, para que, com seu poder, consagre o pão e o vinho. A ação do Espírito Santo e a eficácia das mesmas palavras de Cristo pronunciadas pelo sacerdote tornam realmente presente, sob as formas de pão e vinho, seu Corpo e seu Sangue, seu sacrifício oferecido na Cruz”.
Francisco afirmou que, “celebrando o memorial da morte e da ressurreição do Senhor, na espera de seu regresso glorioso, a Igreja oferece ao Pai o sacrifício que reconcilia céu e terra”.
“A Oração Eucarística pede a Deus que reconcilie todos seus filhos na perfeição do amor, em união com o Papa e o Bispo, mencionados por seus nomes, sinal de que celebramos em comunhão com a Igreja universal e com a Igreja particular. A súplica, como a oferta, é apresentada a Deus por todos os membros da Igreja, vivos e defuntos, na espera da bem-aventurada esperança de compartilhar a herança eterna do céu, com a Virgem Maria e os santos”.
O Pontífice finalizou a catequese confiando em que, ao explicar a Oração Eucarística, facilita-se uma melhor participação na Missa. “Esta fórmula codificada de oração talvez podemos sentir um ponto distante, mas se a compreendemos bem seu significado, certamente participaremos melhor”.

ORAÇÃO
Ó Deus de bondade, dai-nos sempre a mesma serenidade que destes a São João de Deus, para que possamos zelar com dedicação e paciência dos doentes e sofredores que necessitam de nosso auxílio. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO (LC 11,14-23)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
8Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.
20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Estou com Cristo? Em que sentido? - É difícil contentar a todos! - Procuro ser flexível diante dos problemas de relacionamento com o próximo? - Qual seria o melhor modo de mostrar que acredito fielmente nos poderes divinos de Jesus? - Quem é poderoso neste mundo será poderoso também no outro? - Em que consiste o verdadeiro poder?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
«Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou até vós»
Rev. D. Josep GASSÓ i Lécera (Ripollet, Barcelona, Espanha)
Hoje, na proclamação da Palavra de Deus, reaparece a figura do diabo: «Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas» (Lc 11,14). Cada vez que os textos nos falam do demônio, nos sentimos um pouco incômodos. Em todo caso, é verdade que o mal existe, e que tem raízes tão profundas que nós não podemos conseguir eliminar-las totalmente. Também é verdade que o mal tem uma dimensão muito ampla: vai “trabalhando” e não podemos de nenhuma maneira dominá-lo. Mas Jesus veio combater essas forças do mal, ao demônio. Ele é o único que o pode expulsar.
Jesus foi caluniado e acusado: o demônio é capaz de conseguir tudo. Enquanto que as pessoas se maravilham do que Jesus Cristo tem feito, «Mas alguns disseram: ‘É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios’» (Lc 11,15).
A resposta de Jesus mostra o absurdo do argumento de quem o contradiz. Esta resposta é para nós um chamado à unidade, à força que supõe a união. A desunião, no entanto, é um fermento maléfico e destruidor. Exatamente, um dos signos do mal é a divisão e a falta de entendimento entre uns e outros. Infelizmente, o mundo atual está marcado por este tipo de espírito do mal que impede a compreensão e o reconhecimento entre uns e outros.
É bom que meditemos qual é nossa colaboração neste “expulsar demônios” ou eliminar o mal. Perguntamo-nos: Ponho o necessário para que o Senhor expulse o mal de meu interior? Colaboro suficientemente neste “expulsar”? Porque «Pois é do coração que vêm as más intenções: crimes, adultério, imoralidade, roubos, falsos testemunhos, calúnias» (Mt 15,19). É muito importante a resposta de cada um, ou seja, a colaboração necessária a nível pessoal.
Que Maria interceda ante Jesus, seu Filho amado, para que expulse de nosso coração e do mundo qualquer tipo de mal (guerras, terrorismo, maus tratos, qualquer tipo de violência). Maria, Mãe da Igreja e Rainha da Paz, rogai por nós!
SANTO DO DIA
SÃO JOÃO DE DEUS
São João de Deus nasceu no dia 08 de março de 1495, em Montemor, Portugal. Fugiu de sua casa aos oito anos de idade e durante sua vida foi pastor, soldado, vaqueiro, pedreiro, mascate, enfermeiro, livreiro e santeiro. Conta-se que sua mãe morreu de tristeza e de saudade do filho desaparecido, e que seu pai se fez monge. Viajou por toda a Europa, e quando retornou, em 1538 montou uma livraria em Granada, Espanha.
Neste mesmo ano, São João d'Ávila estava em Granada pregando o Evangelho e São João de Deus teve a oportunidade de ouvi-lo pregar. Impressionado com o sermão sobre o mártir São Sebastião começou a gritar pedindo perdão e misericórdia a Deus pelos seus pecados, e decidiu vender tudo o que possuía.
Ficou conhecido como louco, pois andava maltrapilho, e vagava pelas ruas, batendo no peito e confessando seus pecados. Levaram-no à presença de São João d'Avila, que o encaminhou a um hospício da redondeza aconselhando-o a dedicar-se as coisas de Deus. Sua melhora foi logo notada.
Conseguiu sair do hospício em 1539. Passou a ajudar aos outros doentes do hospício, dedicando totalmente sua vida aos desvalidos como enfermeiro. Fundou vários hospitais, onde os doentes eram tratados como seres humanos e como filhos de Deus. Juntaram-se a ele, colaboradores que deram origem aos Irmãos dos Enfermos.
Em 1549 contraiu uma grave doença que escondeu dos médicos com medo que não o deixassem mais trabalhar. Foi descoberto quando já não conseguia mais esconder os sinais da enfermidade, mas mesmo assim só conseguia pensar em ajudar os outros. Morreu em 1550 no dia 08 de março, de joelhos a rezar. Leão XII e declarou "Patrono dos Hospitais".
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
REFLEXÃO : A vida de São João de Deus foi marcada por muitas aventuras. Não obstante suas idas e vindas, João nunca se esqueceu da caridade pelos mais abandonados. Ele soube reconhecer o Cristo no rosto dos mais pobres, principalmente no rosto dos enfermos. Recuperar a saúde e a dignidade do doente significava louvar o Cristo, que também foi um sofredor. Hoje queremos pedir a bom Deus, pela intercessão de São João de Deus, que nos abra o coração para acolher, consolar e visitar os doentes. A fragilidade humana não é esquecida por Deus e o instrumento que Deus usa para amenizar o sofrimento dos enfermos é a nossa voz e o nosso braço.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário