terça-feira, 15 de maio de 2018

bom dia evangelho - 16.maio.2018


BOM DIA EVANGELHO

16 DE MAIO DE 2018
QUARTA-FEIRA | 7ª SEMANA DA PÁSCOA | COR: BRANCA | ANO B
Papa durante a Missa na Casa Santa Marta. Foto: Vatican Media
Vaticano, 15 Mai. 18 / 10:00 am (ACI).- O Papa Francisco recordou aos Bisposque sua missão é cuidar do rebanho, o povo de Deus, e não fazer carreira eclesiástica: “sejam bispos para o rebanho, para proteger o rebanho, não para subir numa carreira eclesiástica, não”.
O Santo Padre fez esta afirmação durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta terça-feira, 15 de maio. Nesse sentido, citou como exemplo São Paulo: “O seu grande amor é Jesus Cristo. O segundo amor, o rebanho”.
O Pontífice refletiu sobre a leitura dos Atos dos Apóstolos na qual São Paulo se reúne com os anciãos da Igreja e os presbíteros em Éfeso para fazer um exame de consciência e despedir-se deles. “É uma passagem forte, que chega ao coração, é também um trecho que nos mostra o caminho de cada bispo no momento da despedida”.
Francisco assinalou que os Bispos devem saber discernir “quando é o Espírito de Deus que fala e quando é o espírito do mundo, e sabe defender-se quando fala o espírito do mundo”.
Paulo sabe que caminha “para tribulações, rumo à cruz e isso nos faz pensar no ingresso de Jesus em Jerusalém. Ele entra para sofrer e Paulo vai rumo à paixão”. O apóstolo “se oferece ao Senhor, obediente. Advertido pelo Espírito. O Bispo que vai avante sempre, mas segundo o Espírito Santo. Este é Paulo”.
“O testamento de Paulo é um testemunho. É também um anúncio. É também um desafio: ‘Eu fiz este caminho. Continuem vocês’. Quão distante é este testamento dos testamentos mundanos: ‘Isso eu deixo a ele, isto àquele, isto àquele outro …’, tantos bens. Paulo não tinha nada, somente a graça de Deus, a coragem apostólica, a revelação de Jesus Cristo e a salvação que o Senhor tinha dado a ele”.
O Papa terminou com uma reflexão pessoal: “Quando eu leio isto, penso em mim, porque sou Bispo e devo me despedir”.
“Peço ao Senhor a graça de me despedir assim”. “Que o Senhor dê a graça a todos nós de poder nos despedir assim, com este espírito, com esta força, com este amor a Jesus Cristo, com esta confiança no Espírito Santo”.

ORAÇÃO   Senhor, nós vos louvamos hoje dizendo com o Salmista: “Aleluia! Feliz o homem que teme ao Senhor e se compraz com seus mandamentos! Sua descendência será poderosa na terra, a descendência dos retos será abençoada. Na sua casa há abundância e riqueza, sua justiça permanece para sempre. Ele brilha na treva como luz, ele é piedade, compaixão e justiça”. Amém!

EVANGELHO (JO 17,11B-19)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.  Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
«Que tenham em si a minha alegria em plenitude»
Fr. Thomas LANE
(Emmitsburg, Maryland, Estados Unidos)
Hoje, vivemos em um mundo que não sabe como ser verdadeiramente feliz com a felicidade que vem de Jesus, um mundo que procura a alegria de Jesus nos lugares errados e da maneira errada. Procurar a felicidade sem Jesus leva somente à infelicidade ainda mais profunda. É só ver as novelas na TV, há sempre alguém em apuros. As novelas na TV nos mostram a miséria de uma vida sem Deus.
Mas queremos viver o dia de hoje com a alegria de Jesus. Jesus orou ao Pai em nosso Evangelho de Hoje, «digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude» (Jo 17,13). Percebamos que Jesus quer que sua alegria seja completa em nós. Ele quer que sejamos plenos de alegria. Isto não quer dizer que não teremos cruzes, porque «o mundo os odiou, porque eles não são do mundo» (Jo 17,14), mas Jesus espera que vivamos com sua alegria independentemente do que o mundo pensa de nós. A alegria de Jesus deve nos permear até o mais íntimo de nosso ser, enquanto os rugidos superficiais de um mundo sem Deus não devem nos penetrar.
Hoje então vivamos a alegria de Jesus. Como podemos adquirir mais e mais dessa alegria de Jesus? Obviamente dele mesmo. Jesus é o único que nos dá a verdadeira alegria que está ausente no mundo, como podemos ver nas novelas de TV. Jesus disse, «Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado» (Jo 15,7). Então passemos tempo a cada dia em oração com as palavras de Jesus nas Escrituras, comamos e consumamos as palavras de Jesus nas Escrituras, deixemos que elas sejam nosso alimento, para que sejamos saciados com a alegria que vem de Jesus: «Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande idéia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte» (Bento XVI).
SANTO DO DIA
SÃO JOÃO NEPOMUCENO
João nasceu no ano de 1330. Apesar de ter pais pobres, João conseguiu se formar doutor em teologia e direito canônico na universidade de Praga. João sabia que sua verdadeira vocação era o sacerdócio, a pregação do Evangelho.
Quando finalmente recebeu a unção sacerdotal pôde colocar em prática o seu talento de orador sacro. O fez de forma tão brilhante que foi convidado à ser capelão e confessor na corte. Tornou-se confessor da rainha e provocou a ira do rei.
A tradição diz que o rei teria exigido que João violasse o segredo da confissão da rainha, coisa a que ele se negou e, por isso, foi torturado e morto. O seu corpo foi jogado nas águas do rio Moldávia. Seu corpo foi descoberto e recebeu digna sepultura na Igreja de Santa Cruz.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO A ganância pelo poder faz o ser humano perder a razão e usar de artimanhas injustas para estar sempre no posto mais alto. João Nepomuceno morreu por causa da intolerância do rei, que não suportava submeter-se aos desígnios de Deus. Ainda hoje milhares de homens e mulheres são perseguidos pelas autoridades, sobretudo quando lutam pela justiça e pela paz.
TJL@ - ACIDITALCOM – A12.COM  EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário