terça-feira, 1 de maio de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 2.MAIO.018


BOM DIA EVANGELHO


Dia Litúrgico: Quarta-feira da 5ª semana da Páscoa
Papa Francisco saudando um grupo de religiosos na Praça de São Pedro. Crédito: Daniel Ibáñez (ACI Prensa)
Vaticano, 30 Abr. 18 / 02:00 pm (ACI).- Em abril de 2017, durante o último dia da sua viagem apostólica ao Egito, o Papa Francisco se reuniu com sacerdotes, religiosos e seminaristas para rezar juntos no Seminário Al-Maadi e refletiu sobre as 7 tentações que todo consagrado deve vencer através de uma vida enraizada em Cristo:
1- A tentação de deixar-se arrastar e não guiar. 2- A tentação de lamentar-se continuamente.
3- A tentação da crítica e da inveja. 4- A tentação de se comparar com os outros.
5- A tentação do “faraonismo”, isto é, endurecer o coração e fechá-lo ao Senhor e aos irmãos.
6- A tentação do individualismo.
7- A tentação de caminhar sem bússola nem meta.
O Santo Padre afirmou que a pessoa consagrada “não pode deixar-se arrastar pelo desânimo e pelo pessimismo”. O consagrado, explicou, “é alguém que, pela unção do Espírito Santo, transforma cada obstáculo em oportunidade, e não cada dificuldade em desculpa”.
“O perigo é sério, quando a pessoa consagrada, em vez de ajudar os pequenos a crescer e a alegrar-se com os sucessos dos irmãos e irmãs, se deixa dominar pela inveja”, advertiu. “A inveja é um câncer que arruína qualquer corpo em pouco tempo”.
Também indicou que “comparar-nos com aqueles que estão melhor, leva-nos frequentemente a cair no rancor; comparar-nos com aqueles que estão pior, leva-nos muitas vezes a cair na soberba e na preguiça”. Além disso, destacou a importância da identidade, porque “sem uma identidade clara e sólida, a pessoa consagrada caminha sem direção e, em vez de guiar os outros, dispersa-os”.
Em seu discurso, o Bispo de Roma transmitiu uma mensagem de incentivo ao clero, aos religiosos e seminaristas: “Não tenhais medo do peso do dia a dia, do peso das circunstâncias difíceis que alguns de vós têm de atravessar. Nós veneramos a Santa Cruz, instrumento e sinal da nossa salvação. Quem escapa da cruz, escapa da Ressurreição”.
O Pontífice explicou que “trata-se, pois, de crer, testemunhar a verdade, semear e cultivar sem esperar pela colheita. Na realidade, nós recolhemos os frutos de muitos outros, consagrados e não consagrados, que generosamente trabalharam na vinha do Senhor: a vossa história está cheia deles”.
Neste sentido, exortou a ser “luz e sal desta sociedade” diante do pessimismo: “Em meio de muitos motivos de desânimo e por entre tantos profetas de destruição e condenação, no meio de numerosas vozes negativas e desesperadas, sede uma força positiva; sede a locomotiva que faz o comboio avançar para a meta; sede semeadores de esperança, construtores de pontes, obreiros de diálogo e de concórdia”.
“Isto é possível se a pessoa consagrada não ceder às tentações que todos os dias”, advertiu. E explicou que “não é fácil resistir a estas tentações, mas é possível se estivermos enxertados em Jesus”.
“Quanto mais enraizados estivermos em Cristo, tanto mais vivos e fecundos seremos. Só assim pode a pessoa consagrada conservar a capacidade de maravilhar-se, a paixão do primeiro encontro, o fascínio e a gratidão na sua vida com Deus e na sua missão. Da qualidade da nossa vida espiritual depende a da nossa consagração”.
“Exorto-vos, portanto, de aproveitar o exemplo de São Paulo, o Eremita, de Santo Antônio Abade, dos santos Padres do deserto e os muitos monges que com sua vida e exemplo abriram as portas do céu para muitos irmãos e irmãs; Assim, você também vai ser sal e luz, ou seja, causa de salvação para si e para todos os outros, crentes e não-crentes, e especialmente para o último, o necessitado, abandonado e descartado”, afirmou.

ORAÇÃO
 Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de Santo Atanásio, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

João 15,1-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus;
quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
15 1 Disse Jesus: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
2 e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
3 Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.
4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5 Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.
7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.

Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA
SANTO ATANÁSIO
Atanásio, bispo de Alexandria, foi o mais vigoroso combatente dos hereges arianos. A heresia ariana negava a divindade de Jesus Cristo.
Atanásio nasceu no Egito em 296. Ainda adolescente foi considerado um dos homens mais inteligentes de Alexandria. Ingressou na Igreja por meio do bispo Alexandre. Embora fosse apenas diácono, Atanásio participou do Concílio de Nicéia, em 325.
Conta-se que os seus discursos empolgantes, com uma argumentação bíblica brilhante e a lucidez de sua doutrina foram essenciais na defesa e manutenção da doutrina cristã. Apontou um por um os erros dos hereges. Atanásio preservou intacta na Igreja esta verdade teológica: Cristo é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus.
Quando morreu o bispo Alexandre, tanto o povo como o clero, apontaram Atanásio como seu sucessor. Seu bispado durou quarenta e seis anos recheados de perseguição e sofrimento. Apoiados pelo imperador, os arianos espalharam calúnias incríveis. Atanásio sofreu cinco exílios seguidos, que suportou com paciência e determinação.
Atanásio morreu com setenta e sete anos. É considerado um pilar da fé e declarado doutor da Igreja.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus. O Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente. E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. E contudo não são três deuses, mas um só Deus. Para alcançar a salvação, é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM –A12.COM – EVANGELI.NET – CNBB.ORG.BR - http://domtotal.com/religiao

Nenhum comentário:

Postar um comentário