segunda-feira, 7 de maio de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 8.MAIO.2018


BOM DIA EVANGELHO

08 DE MAIO DE 2018
TERÇA-FEIRA | 6ª SEMANA DA PÁSCOA | COR: BRANCA | ANO B
Papa na casa de Santa Marta. Foto: Vatican Media
Vaticano, 04 Mai. 18 / 10:10 am (ACI).- A partir da Primeira Leitura do dia, do livro dos Atos dos Apóstolos, na qual narram os problemas sofridos pela comunidade cristã de Antioquia, o Papa Francisco refletiu durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta na manhã desta sexta-feira, sobre a importância do Bispo na vida da Igreja particular.
A leitura narra como, estando conscientes do desânimo da comunidade de Antioquia pela ação de certas pessoas que se apresentaram como possuidoras da ortodoxia, os apóstolos enviaram uma carta na qual esclareciam a doutrina. O trecho do Livro de Atos dos Apóstolos termina assinalando que a carta causou alegria aos cristãos de Antioquia, “pelo encorajamento que infundia”.
Deste modo, “os apóstolos, os bispos de hoje, confirmam o povo na fé”, assinalou o Santo Padre. “O Bispo é aquele que supervisiona, que controla, é a sentinela, que sabe guardar para defender o rebanho dos lobos que se aproximam”.
“Vigiar significa envolver-se na vida do rebanho: Jesus distingue bem o verdadeiro pastor do empregado, daquele que recebe um salário e não se importa se o lobo vem e come uma ovelha: ele não se importa”.
Pelo contrário, continuou o Papa, “o verdadeiro pastor que vigia, que está envolvido na vida do rebanho, defende não só todas as ovelhas, defende cada uma, confirma cada uma e se uma vai embora ou se perde, ele vai atrás para trazê-la de volta. Está tão envolvido que não deixa que nenhuma se perca”.
Francisco sublinhou que Jesus assumiu a figura do bispo como um pastor próximo que conhece o nome de cada uma das suas ovelhas.
“Quantas vezes ouvimos: ‘Ah, esse bispo! Sim, é bom, mas não cuida muito de nós, está sempre atarefado’, ou ‘este bispo se mistura nos negócios, é um pouco comerciante e isso não é bom’, ou também ‘este bispo está sempre com a mala pronta, sempre viajando, em todos os lugares’”.
Ao terminar, o Papa afirmou que “o povo de Deus sabe quando o pastor é pastor, quando o pastor é próximo, quando o pastor sabe vigiar e dá a própria vida por eles. A proximidade”.
O Santo Padre concluiu a sua homilia pedindo ao Senhor “que nos dê sempre bons pastores, que não falte à Igreja a proteção dos pastores: não podemos ir avante sem isso. Que sejam homens assim, trabalhadores, de oração, próximos, próximos ao povo de Deus... digamos em uma só palavra: homens que saibam vigiar”.

ORAÇÃO
 São Vítor, quanto sofrestes para testemunhar vossa fé em Cristo! Peço-vos, após louvar vossas virtudes tão preciosas, que intercedais junto a Deus para que haja uma grande mudança em nossos sistemas penitenciários. Que a ociosidade seja completamente extinta. Concede a graça da conversão aos delegados e policiais, para que aprendam a adquirir uma escala de valores realmente cristã, e que a criminalidade seja substituída pela paz. Assim seja!

EVANGELHO (JO 16,5-11)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
«É bom para vós que eu vá»
Fr. Joseph A. PELLEGRINO
(Tarpon Springs, Florida, Estados Unidos)
Hoje, o Evangelho nos apresenta um entendimento mais profundo da realidade da Ascensão do Senhor. Na leitura do Evangelho de João no Domingo de Páscoa, é dito a Maria Madalena que não deve tocar o Senhor porque «ainda não subi para junto do Pai» (Jo 20,17). No Evangelho de hoje, Jesus observa, sobre os discípulos: «porque vos falei assim, os vossos corações se encheram de tristeza», mas que «é bom para vós que eu vá» (Jo 16,6-7). Jesus precisa subir ao Pai. No entanto, Ele ainda permanece conosco.
Como Ele pode ir e, ao mesmo tempo permanecer? Este mistério foi explicado por nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI: «Dado que Deus abraça e ampara toda a criação, a Ascensão do Senhor significa que Cristo não se afastou de nós, mas que agora, graças ao Seu ser com o Pai, está próximo de cada um de nós, para sempre».
Nossa esperança está em Jesus Cristo. Sua vitória sobre a morte nos deu a vida que a morte nunca poderá destruir: Sua Vida. Sua ressurreição é uma confirmação de que o espiritual é real. Nada poderá nos separar do amor de Deus. Nada poderá diminuir nossa esperança. Os negativos do mundo não poderão destruir o positivo de Jesus Cristo.
O mundo imperfeito no qual vivemos, um mundo onde os inocentes sofrem, pode nos levar ao pessimismo. Mas Jesus Cristo nos transforma em eternos otimistas.
A presença viva de Nosso Senhor em nossa comunidade, em nossas famílias, naqueles aspectos de nossa sociedade que podem corretamente ser chamados “cristãos”, nos dá uma razão para ter esperança. A presença viva de Nosso Senhor em cada um de nós nos dá alegria. Não importa quão alta seja a barreira de negatividade que a mídia se deleita em apresentar, os pontos positivos do mundo pesam mais, de longe, do que os pontos negativos, pois Jesus Cristo subiu aos céus.
Ele ascendeu, mas não nos deixou.
SANTO DO DIA
SÃO VÍTOR
Vítor era africano. Foi batizado ainda criança e quando ficou adulto ingressou no exército do imperador Maximiano. O destacamento de Vítor se estabeleceu em Milão, na Itália. Entretanto o imperador exigia que todos os soldados, antes de irem para a batalha, oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos do império. Os que se recusavam eram condenados à morte.
Vítor se recusou, mantendo e reafirmando sua fé cristã. Ele foi levado ao tribunal e interrogado. Confessou a fé, apesar de manter fidelidade militar ao imperador. Mesmo assim foi encarcerado, permanecendo por seis dias sem comida ou água. Essa cadeia onde ficou, ao lado da Porta Romana, até hoje é tristemente conhecida como o cárcere de São Vítor.
Findo esse prazo Vítor foi arrastado pelas ruas da cidade. Foi severamente flagelado, mas manteve-se firme. Levado de volta ao cárcere, teve as feridas cobertas por chumbo derretido, mas o soldado africano saiu ileso do pavoroso castigo. Rapidamente Vítor se recuperou e, na primeira oportunidade, fugiu da cadeia. Acabou descoberto, foi levado a uma floresta próxima e decapitado. Era dia 08 de maio de 303.
No lugar de sua sepultura foi erguida uma igreja. Aliás, há em Milão várias outras igrejas e monumentos erguidos em sua homenagem. Vítor é um dos Santos mais amados e venerados pelos habitantes de Milão. É invocado como o padroeiro dos prisioneiros e exilados.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO :  Convido você para que hoje pensemos em todos os homens e mulheres que são prisioneiros e estão encarcerados. Sabemos que nosso sistema penitenciário não possibilita a recuperação de ninguém. Ao contrário, é uma escola de crime. Também rezamos pelos agentes penitenciários, desde policiais até os carcereiros, para que aprendam a cuidar da vida humana independente da situação em que ela se encontra. Todos, algozes e criminosos, merecem ser embebidos pela justiça e dignidade de filhos de Deus.
TJL@ - A12.COM – EVANGELI.NET -  ACIDIGITAL.COM – CNBB.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário