quinta-feira, 18 de junho de 2020

BOM DIA EVANGELHO - 19 DE JUNHO DE 2020


Bodia evangelho

19 de junho de 2020
Dia Litúrgico: Solenidade do Sagrado Coração de Jesus (A)
Congrats to Alexa Rutkowska (Psychology ’20) on spring 2020 Co-Valedictorian honors. 💙🐾 to a dedicated single mom earning a master’s degree with a perfect 4.0 GPA! #SFCGrad2020 👉 More at sfc.edu/news
Segundo informa Current News, Alexa, que frequenta a paróquia de St. Francis Xavier, no Brooklyn, Nova York, tinha uma jornada diária de 16 horas para poder fazer o seu trabalho e continuar seus estudos ao mesmo tempo.
Agora, como foi a melhor aluna da turma junto com outro colega, tem a honra de pronunciar o discurso de despedida em nome de todos os alunos na formatura que corresponde à turma da primavera 2020 do St. Francis College, em Brooklyn Heights
“Foi realmente complicado. Acordava às 5h e ia trabalhar às 6h. Eu era garçonete. Depois ia para a universidade, participava das aulas e das atividades extracurriculares. Era demasiado. Minha jornada era de 16 horas e ao final do dia vinha para casa cuidar da minha filha. Sim, eram muitas coisas”, disse Alexa.
Esta mãe também era tutora, conseguiu um estágio e trabalhava como professora e como assistente de pesquisa”.
Current News assinala que “Alexa não só perseverava, mas foi excelente e manteve uma média de 4,0 (a mais alta possível). Agora conclui seus estudos com um diploma em psicologia”.
“Dediquei-me às coisas com muito trabalho e perseverança, sem deixar que nada me atrapalhe no meu caminho, apesar de algumas noites não dormir. Nestas horas, me dedicava bastante para desenvolver o melhor das minhas capacidades”, contou Alexa.
Essa mãe aconselha os jovens a evitarem as pessoas que nos desanimam “porque sempre tem gente que diz que não vamos conseguir fazer porque é muita coisa, mas com a ajuda correta, perseverança e tenacidade, é possível alcançar qualquer coisa”.
Current News informa que Alexa agora está buscando trabalhar em um doutorado em psicologia clínica e espera um dia ter a sua própria clínica privada.

Oração: Ó Deus, que nos destes no Abade São Romualdo um testemunho de perfeição evangélica, fazei-nos em meio às agitações deste mundo, fixar o coração nos bens eternos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Evangelho (Mt 11,25-30):
Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
»Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve».
Palavra de vida eterna.
«Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso»
Rev. D. Antoni DEULOFEU i González(Barcelona, Espanha)
Hoje, quando estamos cansados dos afazeres de cada dia - porque todos temos cargas pesadas e às vezes difíceis de suportar - pensemos nas palavras de Jesus: «Vinde a mim, vós todos que estais cansados dos fardos, e eu vos aliviarei» (Mt 11,28). Repousemos n’Ele, que é o único que nos pode descansar de tudo o que nos preocupa e assim encontrar a paz e todo o amor que nem sempre o mundo nos dá.
O descanso autenticamente humano necessita de uma dose de “contemplação”. Se elevarmos os olhos ao céu e rogarmos com o coração e, formos simples, com certeza encontraremos e veremos Deus, porque Ele está aqui («Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu»: Mt 11,25). Mas não só está aqui, encontremo-Lo também no “suave jugo” das pequenas coisas de cada dia: no sorriso daquele menino cheio de inocência, no olhar agradecido daquele enfermo que visitámos, nos olhos daquele pobre que pede a nossa ajuda, a nossa bondade…
Repousemos todo o nosso ser e confiemos plenamente em Deus que é a nossa única salvação e salvação do mundo. Tal como recomendava S. João Paulo II, para repousar verdadeiramente, é necessário dirigir «um olhar cheio de gozosa complacência [ao trabalho bem feito]: um olhar “contemplativo”, que já não aspira a novas obras, mas antes a gozar da beleza do que se realizou» na presença de Deus. A Ele, além do mais, devemos dirigir uma acção de graças: tudo nos vem do Altíssimo e, sem Ele, nada poderíamos fazer.
Precisamente, um dos grandes perigos atuais é que «o nosso é um tempo de contínuo movimento, que frequentemente desemboca no ativismo, com o fácil risco do “fazer por fazer”. Devemos resistir a esta tentação procurando antes “ser” do que “fazer” (S. João Paulo II). Porque, na realidade, como nos diz Jesus, uma só coisa é necessária. (cf. Lc 10,42): «Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus (…), e encontrareis descanso para as vossas almas.» (Mt 11,29).
Santo do Dia
São Romualdo
Romualdo nasceu em Ravena, na Itália, no ano de 956. Sua família não tinha vínculo algum com a religião. Diz a história que seu pai o fez assistir a um duelo, onde acabou assassinando um parente. Após este episódio, Romualdo sentiu-se tocado por Deus e recolheu-se num convento na França.
Repensou a existência e decidiu-se pela vida monástica, ingressando na Ordem de São Bento. Em pouco tempo, tornou-se um exemplo para todos. Tanta era sua disciplina, tamanha era sua dedicação, que passou a sofrer oposição de seus irmãos de ordem. Resolveu abandonar o mosteiro e tornou-se eremita. Aperfeiçoou-se tanto no trabalho espiritual que atraiu vários amigos para a vida religiosa.
Romualdo fundou vários conventos, dando origem à Ordem dos Camaldulenses. Sua grande obra foi a reforma da disciplina monástica, que fez os conventos recuperarem os verdadeiros valores cristãos em sua época. Introduziu uma nova característica na vida dos monges, que além da vida contemplativa, consistia na participação ativa dos problemas do seu tempo.
Romualdo, pressentindo a sua morte, despediu-se dos monges e quis morrer sozinho. Faleceu no dia 19 de junho de 1027.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR).
Reflexão: São Romualdo foi um monge interessado pelos problemas do seu tempo. Tinha o dom da contemplação e foi homem de uma vida profundamente dedicada a Deus e aos irmãos. Seu retiro num mosteiro não o impediu de viver preocupado com as dificuldades do seu povo e procurou, por palavras e ações, fazer acontecer o Reino de Deus na vida das pessoas. Que nós também saibamos nos interessar pelos desafios do nosso mundo e façamos nossa parte na construção do reino da justiça e da partilha.
tjl@ - acidigital.com – a12.com – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário