quinta-feira, 30 de agosto de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 31 DE AGOSTO DE 2018


BOM DIA EVANGELHO

31 DE AGOSTO DE 2018
SEXTA-FEIRA | 21º SEMANA COMUM | COR: VERDE | ANO B
Papa Francisco. Foto: Bohumil Petrik / ACI Prensa
Lima, 30 Ago. 18 / 05:00 pm (ACI).- A Conferência Episcopal Peruana expressou seu "pleno, fraterno e episcopal apoio" ao Papa Francisco, em meio ao que consideram "tentativas de desestabilizar a Igreja e o seu ministério".
Em um comunicado divulgado em 29 de agosto, os bispos peruanos asseguraram ao Santo Padre a "nossa proximidade na certeza de que a promessa de Jesus sempre sustenta a rocha sobre a qual construiu a sua Igreja: 'Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela'".

ORAÇÃO
 Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Raimundo Nonato anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Mateus 25,1-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vigiai e orai para ficardes de pé ante o Filho do homem! (Lc 21,36)
 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, 25 1 disse Jesus aos seus discípulos: “O Reino dos céus será semelhante a dez virgens, que saíram com suas lâmpadas ao encontro do esposo.
2 Cinco dentre elas eram tolas e cinco, prudentes.
3 Tomando suas lâmpadas, as tolas não levaram óleo consigo.
4 As prudentes, todavia, levaram de reserva vasos de óleo junto com as lâmpadas.
5 Tardando o esposo, cochilaram todas e adormeceram.
6 No meio da noite, porém, ouviu-se um clamor: ‘Eis o esposo, ide-lhe ao encontro’.
7 E as virgens levantaram-se todas e prepararam suas lâmpadas.
8 As tolas disseram às prudentes: ‘Dai-nos de vosso óleo, porque nossas lâmpadas se estão apagando’.
9 As prudentes responderam: ‘Não temos o suficiente para nós e para vós; é preferível irdes aos vendedores, a fim de o comprardes para vós’.
10 Ora, enquanto foram comprar, veio o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para a sala das bodas e foi fechada a porta.
11 Mais tarde, chegaram também as outras e diziam: ‘Senhor, senhor, abre-nos!’
12 Mas ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’
13 Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora”.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
A ESPERA PRUDENTE
Para o discípulo, não importa a hora da chegada do Senhor. Importa, sim, estar pronto para recebê-lo, quando ele chegar. O fato de Jesus tardar gera diferentes tipos de comportamentos por parte dos discípulos. Dois deles são ilustrados pela parábola das dez virgens.
As cinco virgens prudentes representam os discípulos que não esperam o Senhor, de braços cruzados. Essa espera não os aliena de suas responsabilidades concretas: lutar por um mundo que corresponda aos anseios do Senhor. São cristãos engajados na luta pela justiça, na defesa dos direitos dos fracos e oprimidos, na busca de um testemunho autêntico de fé,  num mundo marcado pela injustiça e pela impiedade. E este empenho efetivo, a longo prazo, mantém suas lâmpadas acesas.
As cinco virgens imprudentes retratam os discípulos que esperam o Senhor numa contemplação inativa. Preocupam-se em fazer o que agrada a Deus, porém excluindo o próximo do âmbito de seus interesses. A oração não os motiva a fazer nada de concreto em benefício dos outros. Seu amor a Deus não se expressa em forma de amor ao próximo. Esta atitude, a longo prazo, se mostrará insuficiente para manter suas lâmpadas acesas.
É preciso cuidar para que esta constatação não seja feita tarde demais.
SANTO DO DIA
SÃO RAIMUNDO NONATO
Raimundo nasceu na Espanha, em 1200. Seus pais eram nobres, porém não tinham grandes fortunas. O seu nascimento aconteceu de modo trágico, sua mãe morreu durante os trabalhos de parto, antes de dar-lhe à luz. Por isto Raimundo recebeu o nome de Nonato, que significa não-nascido de mãe viva.
Dotado de grande inteligência, fez com certa tranquilidade seus estudos primários. O pai, percebendo os dotes religiosos do filho, e com receio de que seu filho optasse pela vida da igreja, mandou-o administrar uma pequena fazenda de propriedade da família. Porém as coisas aconteceram exatamente ao contrário.
Raimundo, no silêncio e solidão que vivia, fortificou ainda mais sua vontade de dedicar-se unicamente à Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Apesar da dificuldade, conseguiu o consentimento do pai e finalmente em 1224 ingressou na Ordem, recebendo o hábito das mãos do próprio fundador.
Ordenou-se sacerdote e cresceu em seu coração o ardor missionário. Foi mandado em missão na Argélia, norte da África, para resgatar cristãos que viviam em regime de escravidão. Levava o conforto e a palavra de Deus aos que sofriam mais que ele e já estavam prestes a renunciar a fé em Jesus.
Sua ação missionária causou a revolta das lideranças muçulmanas e Raimundo foi preso e torturado. Durante oito meses teve sua boca presa com um cadeado, para que não pudesse pregar o Evangelho.
Raimundo sofreu durante oito longos meses essa tortura, mas finalmente foi libertado com a saúde totalmente abalada. De volta a pátria foi nomeado cardeal, mas não exerceu este cargo, pois morreu acometido por uma forte febre em 31 de agosto de 1240, quando ele tinha apenas quarenta anos de idade.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  São Raimundo Nonato, devido a condição difícil do seu nascimento, é venerado como padroeiro das parturientes, das parteiras e dos obstetras. Sua presença missionária entre aqueles que não conheciam o Cristo nos inspira a levar o Evangelho nos dias de hoje para todas as pessoas que vivem afastadas de Deus.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET-DOMTOTAL.COM

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 30.AGOSTO.2018


BOM DIA EVANGELHO

30 DE AGOSTO DE 2018
QUINTA-FEIRA | 21º SEMANA COMUM | COR: VERDE | ANO B
Papa Francisco e Cardeal Ricardo Blázquez, presidente da CEE. Foto: CEE
MADRI, 29 Ago. 18 / 05:00 pm (ACI).- O presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e Arcebispo de Valladolid (Espanha), Cardeal Ricardo Blázquez, enviou uma carta "de carinho, proximidade e apoio" ao Papa Francisco, na qual assegurou: "Santo Padre, não está sozinho; a Igreja pede por você como em outro tempo pediu por Pedro".
De acordo com o Escritório de Informação da CEE, a carta foi enviada em 23 de agosto da cidade de Medellín (Colômbia), onde o Cardeal Blázquez e o Secretário Geral e porta-voz da CEE, Pe. José Maria Gil Tamayo, participaram do Congresso por ocasião dos 50 anos da Conferência de Medellín.
O Escritório de Informação da CEE publicou a carta nesta quarta-feira.
Na missiva, o presidente da CEE assegurou que dá "graças a Deus pelo seu trabalho pastoral incansável e pela sua dedicação ao ministério que o Senhor lhe confiou".
Além disso, o Cardeal Blázquez recordou que "anunciar o Evangelho com fidelidade e liberdade, denunciar com coragem o que Deus desaprova, pedir humildemente perdão pelos pecados e erros dos membros da Igreja, clérigos e leigos, se manifesta em ocasiões em forma de cruz muito pesada para você unido em comunhão com Jesus Cristo Bom Pastor".
O presidente da CEE também afirmou na carta: “Santo Padre, não está sozinho; a Igreja pede por você como em outro tempo pediu por Pedro”.
“Pedimos ao Senhor que continue o apoiando nas lutas diárias pelo Evangelho, que lhe conceda a sua paz e a capacidade de dizer aos cansados uma palavra de encorajamento”, assinalou.

ORAÇÃO 
Concedei-nos, Ó Deus Onipotente, a graça de sermos sempre firmes na fé, e pela intercessão de São Félix e de Santo Adauto, dai-nos, Senhor, a graça que vos pedimos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO (MT 24,42-51)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 42 “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.43 Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44 Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45 Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
«Estejam preparados»
+ Rev. D. Albert TAULÉ i Viñas (Barcelona, Espanha)
Hoje, o texto evangélico nos fala sobre a incerteza do momento em que virá o Senhor: «Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor» (Mt 24,42). Se quisermos que nos encontre velando no momento de sua chegada, não podemos nos distrair nem dormir: temos de estar sempre preparados. Jesus dá muitos exemplos desta atenção: o que vigia se vem um ladrão, o servo que deseja comprazer a seu amo... Talvez nos falasse hoje de um goleiro de futebol que não sabe quando nem de que maneira virá a bola...
Porém, talvez, devêssemos antes esclarecer de qual vinda nos fala. Trata-se da hora da morte?; Trata-se do fim do mundo? Certamente, são vindas do Senhor que Ele deixou na incerteza exatamente para provocar em nós uma atenção constante. Porém, fazendo um cálculo de probabilidades, talvez ninguém de nossa geração venha a ser testemunha de um cataclismo universal que ponha fim à existência da vida humana neste planeta. E, pelo que se refere à morte, isto só vai acontecer uma vez. Mas, enquanto esta não chega, não haverá nenhuma outra vinda mais próxima ante a qual convenha estar sempre preparados?
«Como passam os anos! Os meses se reduzem a semanas, as semanas a dias, os dias a horas, e as horas a segundos...» (São Francisco de Sales). Cada dia, cada hora, em cada instante, o Senhor está próximo da nossa vida. Através de inspirações internas, através das pessoas que nos rodeiam, dos fatos que se vão sucedendo, o Senhor chama à nossa porta e, como diz o Apocalipse: «Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo» (Ap 3,20). Hoje, se comungamos isto voltará a acontecer. Hoje, se escutamos pacientemente os problemas que outro nos confia ou, damos generosamente nosso dinheiro para ajudar numa necessidade, isto voltará a acontecer. Hoje, se em nossa oração pessoal recebemos —repentinamente — uma inspiração inesperada, isto tornará a acontecer.
SANTO DO DIA
SÃO FÉLIX E SANTO ADAUTO
Poucos são os registros encontrados sobre Félix e Adauto, que são celebrados juntos, no dia de hoje. As tradições mais antigas dos primeiros tempos do cristianismo nos narram que eles foram perseguidos, martirizados e mortos pelo imperador Diocleciano, no ano 303.
A mais conhecida diz que, Felix era um sacerdote e tinha sido condenado à morte pelo imperador. Mas quando caminhava para a execução, foi interpelado por um desconhecido. Afrontando os soldados do exército imperial, o estranho se declarou espontaneamente cristão e pediu para ser sacrificado junto com ele. Os soldados não questionaram. Logo após decapitarem Felix, com a mesma espada decapitaram o homem que tinha tido a ousadia de desafiar o decreto do imperador Diocleciano.
Nenhum dos presentes sabia dizer a identidade daquele homem. Por isto, ele foi chamado somente de Adauto, que significa "aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martírio". Ainda segundo estas narrativas eles foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, próxima da basílica de São Paulo fora dos muros. O Papa Sirício transformou o lugar onde eles foram enterrados numa basílica.
O cemitério de Comodila e o túmulo de Felix e Adauto foram reencontrados no ano de 1720, mas vieram a ruir logo em seguida, sendo novamente esquecidos e suas ruínas abandonadas. Só em 1903 a pequena basílica foi definitivamente restaurada descobrindo-se um dos mais antigos afrescos cristãos, no qual aparece São Pedro recebendo as chaves na presença dos santos: Paulo, Estevão, Félix e Adauto.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO: A memória dos mártires cristãos continua a alimentar a vida e a espiritualidade da Igreja. Honrar os gestos de entrega dos homens e mulheres que deram sua vida em favor do Cristo nos faz verdadeiros cristãos, conscientes de que a nossa história foi construída com o sangue de muitas pessoas.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM- A12.COM – EVANGELI.NET

terça-feira, 28 de agosto de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 29.AGOSTO.2018


BOM DIA EVANGELHO

29 DE AGOSTO DE 2018
QUARTA-FEIRA | 21º SEMANA COMUM | COR: VERMELHA | ANO B
Dia Litúrgico: Martírio de São João Batista
Papa Francisco / Foto: Daniel Ibáñez (ACI Prensa)
Vaticano, 28 Ago. 18 / 09:40 am (ACI).- Foi "para não alterar o pensamento do Papa", afirmou uma porta-voz do Vaticano na última segunda-feira ao explicar porque a palavra "psiquiatria" foi retirada da resposta do Papa Francisco durante a coletiva de imprensa no domingo ao responder uma pergunta sobre a homossexualidade.
No domingo, durante o voo de regresso a Roma, perguntaram para o Papa Francisco “o que você diria a um pai com um filho homossexual?”.
“A tua pergunta é clara, o que eu diria a um pai que vê que o seu filho ou filha tem essa tendência. Primeiro diria para rezar, reza. Não condenar. Dialogar. Entender, abrir espaço ao filho e à filha, abrir espaço para que se expresse. Depois, com quantos anos se manifesta esta inquietude do filho, isto é importante. Uma coisa é quando se manifesta quando criançaquando há tantas coisas que podem ser feitas através da psiquiatria ou para ver como estão as coisas; e outra coisa é quando se manifesta 20 anos depois ou algo assim...”, respondeu o Santo Padre, conforme se escuta no áudio gravado pelos jornalistas a bordo do avião papal.
Entretanto, na segunda-feira, o Vaticano publicou em italiano a versão oficial da coletiva de imprensa, na qual retirou a palavra "psiquiatria" da resposta do Pontífice.
“A tua pergunta é clara, o que eu diria a um pai que vê que o seu filho ou filha tem essa tendência. Primeiro diria para rezar, reza. Não condenar. Dialogar. Entender, abrir espaço ao filho e à filha, abrir espaço para que se expresse. Depois, com quantos anos se manifesta esta inquietude do filho? Isto é importante. Uma coisa é quando se manifesta quando criança, quando há tantas coisas que podem ser feitas, para ver como estão as coisas. Outra coisa é quando se manifesta 20 anos depois ou algo assim...”, indica a versão oficial.
A imprensa internacional publicou primeiramente que "o Papa Francisco recomenda tratar a homossexualidade das crianças com um psiquiatra". Entretanto, após a publicação da versão oficial, divulgou que "o Vaticano corrige o Papa sobre a homossexualidade".
Diante disso, a vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, Paloma García Ovejero, disse à agência AFP que a palavra foi retirada "para não alterar o pensamento do Papa".
"Quando o Papa se refere à 'psiquiatria', fica claro que queria dar um exemplo sobre as diferentes coisas que podem ser feitas", explicou.
O Pontífice não quis dizer que se trata de "uma doença psiquiátrica", explicou García Ovejero.

ORAÇÃO
 Senhor, Pai de bondade, dai-nos a graça de seguir o zelo de santa Joana pelos idosos e respeitar as pessoas da terceira idade com verdadeiro amor e caridade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO (MC 6,17-29)
 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
 Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
«João vivia dizendo a Herodes: ?Não te é permitido ter a mulher do teu irmão?»
Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM
(Barcelona, Espanha)
Hoje lembramos o martírio de São João Batista, o Precursor do Messias. A vida toda do Batista gira em torno à Pessoa de Jesus, de forma tal que sem Ele, a existência e a tarefa do Precursor do Messias não teria sentido.
E, desde as entranhas da sua mãe, sente a proximidade do Salvador. O abraço de Maria e de Isabel, duas futuras mães, abriu o dialogo dos dois meninos: o Salvador santificava a João e, este pulava de entusiasmo dentro do ventre da sua mãe.
Na sua missão de Precursor manteve esse entusiasmo ?que etimológicamente significa estar cheio de Deus?, preparou-lhe os caminhos, nivelou-lhe as rotas, rebaixou-lhe as cimas, o anunciou já presente e, o assinalou com o dedo como o Messias: «Eis aqui o Cordeiro de Deus» (Jo 1,36).
No ocaso de sua existência, João, ao predicar a liberdade messiânica a aqueles que estavam cativos dos seus vícios, é encarcerado: «João dizia a Herodes: ?Não te é permitido ter a mulher do teu irmão?» (Mc 6,18). A morte do Batista é a testemunha martirizante centrada na pessoa de Jesus. Foi seu Precursor na vida e, também lhe precede agora na morte cruenta.
São Beda nos diz que «está encerrado, na escuridão de um cárcere, aquele que tinha vindo dar testemunho da Luz e, havia merecido da boca do mesmo Cristo (...) ser denominado lâmpada ardente e luminosa. Foi batizado com seu próprio sangue, aquele a quem antes lhe foi concedido batizar ao Redentor do mundo».
Queira Deus que a festa do Martírio de São João Batista entusiasme-nos, no sentido etimológico do término e, assim cheios de Deus, também demos testemunho de nossa fé em Jesus com coragem. Que nossa vida cristã também gire em torno à Pessoa de Jesus, o que lhe dará seu pleno sentido.
SANTO DO DIA
SANTA JOANA MARIA DA CRUZ
Joana nasceu na França, em 25 de outubro de 1792. Seu pai era um pescador e morreu no mar quando ela tinha quatro anos. Logo conheceu a pobreza e começou a trabalhar como empregada num castelo. Com seu trabalho sustentava a família, mas encontrava também tempo para cuidar dos idosos abandonados e pobres, reservando para eles uma parte de seus rendimentos.
Aos vinte e cinco anos deixou sua cidade para ser enfermeira no hospital Santo Estevão. Nesse meio tempo ingressou na Ordem terceira, fundada por São João Eudes. Sua vocação de auxílio aos idosos a conduziu até a casa da senhora Lecogue, onde morou por doze anos, convertendo-se em uma amiga, mais do que uma enfermeira. Com a morte de senhora, Joana herdou suas poucas economias e mobília.
Com estes poucos recursos alugou um apartamento onde passou a acolher idosos doentes e abandonados. Outras companheiras de Joana se uniram a ela na missão e surgiu o primeiro grupo formando uma Associação para os pobres.
Em 1841, deixam o apartamento e alugam para uma pequena casa que lhes permite acolher doze idosos doentes e abandonados. Sozinha Joana inicia sua campanha junto à população para recolher auxílios, tarefa que cumprirá até a morte. Mas logo sensibiliza uma rica comerciante e com essa ajuda consegue comprar um antigo convento.
Este convento se tornou a casa mãe da nascente Congregação das Irmãzinhas dos Pobres, na qual Joana imprimiu seu próprio carisma: "a doação como apostolado de caridade para com quem sofre por causa da idade, da pobreza, da solidão e outras dificuldades".
Joana morreu na França, em 29 de agosto de 1879, mas pode ver sua obra de caridade espalhar-se rapidamente por toda a Europa.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : O carisma de santa Joana ainda continua atual. Numa sociedade que trata seus idosos como inúteis e incapazes, somos convidados, pela nossa opção de fé, a reconhecer o valor das pessoas que estão na terceira idade e zelar para que elas encontrem formas dignas de vida em comunidade.
TJL@ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

bom dia evangelho - 28.agosto.2018


Bom dia evangelho

Dia Litúrgico: Terça-feira da 21ª semana do Tempo Comum
Papa Francisco - captura de tela Youtube
DUBLIN, 26 Ago. 18 / 03:21 pm (ACI).- Este domingo 26, aproximadamente às 6:20 p.m. (hora local), o Papa Francisco se despediu da Irlanda, onde esteve para participar do Encontro Mundial das Famílias, e já se encontra no vôo que o leva de regresso a Roma.
Antes de abordar o avião no aeroporto de Dublin, o Pontífice se despediu do primeiro-ministro, Leo Varadkar; assim como de autoridades religiosas, entre eles o Arcebispo da capital irlandesa, Dom Diarmuid Martin.
O Pontífice esteve na Irlanda entre os dias 25 e 26 de agosto. Além dos eventos próprios do encontro internacional, o Santo padre aproveitou para dirigir discursos às autoridades locais, eclesiásticos e reunir-se com um grupo de vítimas de abusos por parte de membros do clero.
Assim, em seu discurso do dia 25 de agosto às autoridades civis, o Pontífice reconheceu que “o grave escândalo” de abusos sexuais, ocorridos também na Irlanda, é consequência também do “fracasso das autoridades eclesiásticas” no momento de “confrontar adequadamente estes crimes”.
O Santo Padre afirmou que compartilha os sentimentos de indignação por estes fatos e recordou que seu predecessor Bento XVI “não poupou” palavras para reconhecer a gravidade “e solicitar que fossem tomadas medidas ‘verdadeiramente evangélicas, justas e eficazes’ em resposta a esta traição de confiança”.
Do mesmo modo, este domingo, em suas palavras prévias à oração do Ângelus, no Santuário de Knock, Francisco pediu novamente perdão pelos abusos cometidos por membros do clero e assinalou que diante da imagem da Virgem Maria no interior deste santuário, ele encomendou à Mãe de Deus “todas as vítimas de abusos”.
Como parte do Encontro Mundial das Famílias, o Pontífice presidiu ontem, sábado, a Festa das Famílias no estádio Croke Park, onde chamou as famílias a fundamentarem a vida familiar no amor de Deus e animou os pais a batizar as crianças mesmo sendo bebês “para que possam formar parte da grande família de Deus”.
Finalmente, este domingo teve a Missa com quase meio milhão de fiéis e o encontro com os bispos, os quais animou a perseverar “em seu ministério de arautos do Evangelho e pastores do rebanho de Cristo”.
“Também estou agradecido pela ajuda que brindam a seus sacerdotes, cuja pena e desânimo causados pelos recentes escândalos são frequentemente ignorados”, expressou o Papa, que também se mostrou animado com os esforços realizados para obter a reconciliação das cítimas após os escândalos, e pediu evitar que estes fatos se repitam.
Durante a Missa que celebrou previamente, o Papa recordou às famílias que “são um lugar privilegiado e um importante meio” para difundir o Evangelho, sobre tudo para quem deseja chegar à terra prometida da esperança e da liberdade.
Está previsto que o avião que leva o Papa chegue a Roma às 11:00 p.m. (hora local).

Oração
Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Mateus 23,23-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra do Senhor é via e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
.
Naquele tempo, 23 23 disse Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem contudo deixar o restante.
24 Guias cegos! Filtrais um mosquito e engolis um camelo.
25 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança.
26 Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo”.

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
CEGUEIRA E HIPOCRISIA
O exagero dos mestres da Lei e dos fariseus em cumprir, minuciosamente, certas prescrições, tinha como contraponto o desprezo pelo que, de fato, era importante. Os exemplos oferecidos por Jesus eram contundentes. Embora fossem fiéis no pagamento do dízimo das hortaliças, até mesmo das ervas mais comuns, deixavam de praticar a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Agindo dessa forma, invertiam os valores: o prioritário ocupava o segundo lugar, tornando-se menos importante, ao passo que o elemento secundário passava a ter primazia.
Esta visão desfocada da realidade pode ser fatal. Deixando de lado o que é fundamental, a pessoa estará investindo sua vida numa causa perdida. A condenação virá na certa, por se tratar de um projeto de vida sem consistência. Só a justiça, a misericórdia e a fidelidade podem projetar a existência humana na perspectiva da salvação.
A distorção da realidade acontece também no cuidado que os mestres da Lei e dos fariseus tinham com a limpeza das louças, para não contrair impureza, enquanto seu interior estava repleto de maldade. Sem a pureza interior, a preocupação com a pureza das coisas materiais de uso diário perde seu sentido. A impureza do coração afasta a pessoa da vontade de Deus. Pelo contrário, buscando-se a pureza interior, tudo o mais torna-se puro.
Portanto, é prudente não dar ouvidos aos ensinamentos dos falsos mestres.
Santo Agostinho, grande Bispo e Doutor da Igreja
Santo Agostinho fundou uma comunidade cristã atuante na oração, estudo da Palavra e caridade
Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.
Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.
Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.
O seu processo de conversão recebeu um “empurrão” quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: “Toma e lê”, e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:”…revesti-vos do Senhor Jesus Cristo…não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências”.
Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de “perder” sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.
Santo Agostinho, rogai por nós!
tjl@ - acidigital.com – a12.com – domtotal.com-evangeli.net