quarta-feira, 22 de agosto de 2018

BOM DIA EVANGELHO - 23.AGOSTO.2018


BOM DIA EVANGELHO

23 DE AGOSTO DE 2018
QUINTA-FEIRA | 20º SEMANA COMUM | COR: BRANCA | ANO B
Papa Francisco. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
Vaticano, 22 Ago. 18 / 10:02 am (ACI).- O mandamento "Não pronunciarás o nome de Deus em vão" foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira, na qual o Pontífice pediu para levar uma vida coerente para que o anúncio da Igreja seja ouvido de uma maneira melhor.
Na catequese, assegurou que, “se multiplicam os cristãos que dizem o nome de Deus sem falsidade, o anúncio da Igreja será mais ouvido e resultará mais crível”.
"Se a nossa vida concreta manifesta o nome de Deus, veremos como o Batismo é lindo e quão grande é o dom da Eucaristia", acrescentou.
O Santo Padre expressou que “a partir da cruz de Cristo ninguém pode desprezar a si mesmo e pensar mal da própria existência”, apesar de “qualquer coisa que tenha feito”, “porque o nome de cada um de nós está sobre as costas de Cristo. Vale a pena tomar sobre nós o nome de Deus, porque Ele carregou o nosso nome até o fim, também do mal que está em nós, para colocar no nosso coração o Seu amor".
"Acabamos de ler esta Palavra como um convite para não ofender o nome de Deus e evitar um uso inoportuno. Esse claro significado nos prepara para aprofundar ainda mais sobre essas preciosas palavras", disse o Papa.
Francisco disse que, "na Bíblia, o nome é a verdade íntima das coisas e, sobretudo, a verdade íntima das pessoas". "O nome geralmente representa às vezes a missão", por exemplo, Abraão em Gêneses e São Pedro no Evangelho, recebem um nome novo para indicar a mudança na direção da sua vida.
"E conhecer verdadeiramente o nome de Deus leva à transformação da própria vida", indicou.
O Papa também disse que "o nome de Deus nos ritos hebraicos é proclamado solenemente no dia do grande perdão e o povo é perdoado, porque através do nome se vê em contato com a própria vida de Deus que é misericórdia".
"Tomar sobre si o nome de Deus significa assumir sobre nós a sua realidade, entrar em uma relação estreita e forte com Ele. Para nós, cristãos, esse mandamento é a recordação que nós somos batizados 'em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo', como afirmamos todas as vezes que fazemos sobre nós o sinal da cruz, para viver as nossas ações cotidianas em comunhão sincera e real com Deus, isto é, no seu amor".
Mas o Papa advertiu que “é possível viver uma relação falsa com Deus” e “esta palavra do Decálogo é justamente o convite a uma relação com Deus sem hipocrisias, a uma relação na qual entregamos a Ele tudo aquilo que somos”.
"No fundo – continuou –, até o dia em que não arriscarmos a existência com o Senhor tocando com a mão que nele se encontra a vida, fazemos só teorias".
“Este é o cristianismo que toca os corações. Por que os santos são capazes de tocar o coração?” perguntou. "Nos santos vemos aquilo que o nosso coração profundamente deseja: autenticidade, relações verdadeiras, radicalidade" e isso se vê também naqueles “santos na porta ao lado, que são, por exemplo, tantos pais que dão aos seus filhos o exemplo de uma vida coerente, simples, honesta e generosa".

Oração
Ó Deus, que inspirastes à Santa Rosa de Lima, inflamada de amor, deixar o mundo e vos servir através de uma vida simples e austera, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e participar, junto com Santa Rosa e todos os santos, do vosso convívio no céu. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Mateus 13,44-46
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ficai em meu amor, assim fala o Senhor; quem em mim permanece e no qual permaneço, esse dá muito fruto! (Jo 15,9.5)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 13 44 disse Jesus: “O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.
46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra”.

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
DECISÃO RADICAL
A relação do discípulo com o Reino deve ser de exclusividade. Em sua vida, nada pode apresentar-se como concorrente desse Reino, pois este tem a primazia em tudo, deve ser o ponto de referência para tudo, o eixo de sua existência. E tudo isto se explica como adesão e serviço total ao Reino.
Jesus comparou a radicalidade desta opção com o gesto de um homem que, ao descobrir um tesouro escondido num campo, cheio de alegria vendeu quanto possuía e adquiriu aquele campo. Essa descoberta levou-o a redimensionar o valor de suas propriedades. A posse do tesouro justificava desfazer-se de tudo o mais.
Outro ponto de comparação foi a atitude de um comerciante de pérolas preciosas: ao encontrar uma de grande valor, decidiu desfazer-se de todos os seus bens, só para adquiri-la. A posse da pérola levou-o a dar uma reviravolta em sua vida: todas as demais pérolas que possuía, bem como outras eventuais propriedades, pouco valor tinham para ele. A posse da pérola preciosa era suficiente para fazê-lo feliz.
O mesmo se passa com o Reino. Ele constitui a alegria do discípulo, embora tivera de renunciar ao que antes lhe parecia precioso. Por causa do Reino, o discípulo é capaz de tomar decisões radicais.
SANTO DO DIA
SANTA ROSA DE LIMA
Isabel Flores de Oliva nasceu na cidade de Lima, capital do Peru, no dia 20 de abril de 1586. Por causa da beleza recebeu o apelido de Rosa. Seus pais eram ricos espanhóis, que se mudaram para a próspera colônia do Peru, mas os negócios declinaram e eles ficaram na miséria.
Ainda criança, Rosa teve grande inclinação à oração e à meditação. Na adolescência decidiu entregar sua vida somente a Cristo e ingressou na Terceira Ordem Dominicana, tomando como exemplo de vida Santa Catarina de Sena. Dedicou-se então ao jejum, às severas penitências e à oração contemplativa.
Aos vinte anos pediu e obteve licença para emitir os votos religiosos em casa e não no convento e mudou o nome para Rosa de Santa Maria.
Construiu uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais, levando uma vida de austeridade, de mortificação e de abandono à vontade de Deus. Aumentou os dias de jejum e dormia sobre uma tábua com pregos. Passou a sustentar a família com as rendas e bordados que fazia. Vivendo em contínuo contato com Deus, atingiu um alto grau de vida contemplativa e experiência mística.
Aos trinta e um anos de idade foi acometida por uma grave doença que lhe causou sofrimentos e danos físicos. Morreu no dia 24 de agosto de 1617. O seu sepultamento parou toda a cidade de Lima.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO : Muitos milagres aconteceram por sua intercessão após sua morte. Rosa foi beatificada em 1667, e se tornou a primeira santa da América Latina ao ser canonizada em 1671 pelo Papa Clemente X. Dois anos depois, foi proclamada Padroeira da América Latina, com a festa litúrgica marcada para o dia 23 de agosto. A devoção de Santa Rosa de Lima se propagou rapidamente nos países latino-americanos, sendo venerada pelos fiéis como padroeira dos jardineiros e dos floristas.
TJL@ - ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário