segunda-feira, 27 de agosto de 2018

bom dia evangelho - 28.agosto.2018


Bom dia evangelho

Dia Litúrgico: Terça-feira da 21ª semana do Tempo Comum
Papa Francisco - captura de tela Youtube
DUBLIN, 26 Ago. 18 / 03:21 pm (ACI).- Este domingo 26, aproximadamente às 6:20 p.m. (hora local), o Papa Francisco se despediu da Irlanda, onde esteve para participar do Encontro Mundial das Famílias, e já se encontra no vôo que o leva de regresso a Roma.
Antes de abordar o avião no aeroporto de Dublin, o Pontífice se despediu do primeiro-ministro, Leo Varadkar; assim como de autoridades religiosas, entre eles o Arcebispo da capital irlandesa, Dom Diarmuid Martin.
O Pontífice esteve na Irlanda entre os dias 25 e 26 de agosto. Além dos eventos próprios do encontro internacional, o Santo padre aproveitou para dirigir discursos às autoridades locais, eclesiásticos e reunir-se com um grupo de vítimas de abusos por parte de membros do clero.
Assim, em seu discurso do dia 25 de agosto às autoridades civis, o Pontífice reconheceu que “o grave escândalo” de abusos sexuais, ocorridos também na Irlanda, é consequência também do “fracasso das autoridades eclesiásticas” no momento de “confrontar adequadamente estes crimes”.
O Santo Padre afirmou que compartilha os sentimentos de indignação por estes fatos e recordou que seu predecessor Bento XVI “não poupou” palavras para reconhecer a gravidade “e solicitar que fossem tomadas medidas ‘verdadeiramente evangélicas, justas e eficazes’ em resposta a esta traição de confiança”.
Do mesmo modo, este domingo, em suas palavras prévias à oração do Ângelus, no Santuário de Knock, Francisco pediu novamente perdão pelos abusos cometidos por membros do clero e assinalou que diante da imagem da Virgem Maria no interior deste santuário, ele encomendou à Mãe de Deus “todas as vítimas de abusos”.
Como parte do Encontro Mundial das Famílias, o Pontífice presidiu ontem, sábado, a Festa das Famílias no estádio Croke Park, onde chamou as famílias a fundamentarem a vida familiar no amor de Deus e animou os pais a batizar as crianças mesmo sendo bebês “para que possam formar parte da grande família de Deus”.
Finalmente, este domingo teve a Missa com quase meio milhão de fiéis e o encontro com os bispos, os quais animou a perseverar “em seu ministério de arautos do Evangelho e pastores do rebanho de Cristo”.
“Também estou agradecido pela ajuda que brindam a seus sacerdotes, cuja pena e desânimo causados pelos recentes escândalos são frequentemente ignorados”, expressou o Papa, que também se mostrou animado com os esforços realizados para obter a reconciliação das cítimas após os escândalos, e pediu evitar que estes fatos se repitam.
Durante a Missa que celebrou previamente, o Papa recordou às famílias que “são um lugar privilegiado e um importante meio” para difundir o Evangelho, sobre tudo para quem deseja chegar à terra prometida da esperança e da liberdade.
Está previsto que o avião que leva o Papa chegue a Roma às 11:00 p.m. (hora local).

Oração
Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Mateus 23,23-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra do Senhor é via e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
.
Naquele tempo, 23 23 disse Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem contudo deixar o restante.
24 Guias cegos! Filtrais um mosquito e engolis um camelo.
25 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança.
26 Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo”.

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
CEGUEIRA E HIPOCRISIA
O exagero dos mestres da Lei e dos fariseus em cumprir, minuciosamente, certas prescrições, tinha como contraponto o desprezo pelo que, de fato, era importante. Os exemplos oferecidos por Jesus eram contundentes. Embora fossem fiéis no pagamento do dízimo das hortaliças, até mesmo das ervas mais comuns, deixavam de praticar a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Agindo dessa forma, invertiam os valores: o prioritário ocupava o segundo lugar, tornando-se menos importante, ao passo que o elemento secundário passava a ter primazia.
Esta visão desfocada da realidade pode ser fatal. Deixando de lado o que é fundamental, a pessoa estará investindo sua vida numa causa perdida. A condenação virá na certa, por se tratar de um projeto de vida sem consistência. Só a justiça, a misericórdia e a fidelidade podem projetar a existência humana na perspectiva da salvação.
A distorção da realidade acontece também no cuidado que os mestres da Lei e dos fariseus tinham com a limpeza das louças, para não contrair impureza, enquanto seu interior estava repleto de maldade. Sem a pureza interior, a preocupação com a pureza das coisas materiais de uso diário perde seu sentido. A impureza do coração afasta a pessoa da vontade de Deus. Pelo contrário, buscando-se a pureza interior, tudo o mais torna-se puro.
Portanto, é prudente não dar ouvidos aos ensinamentos dos falsos mestres.
Santo Agostinho, grande Bispo e Doutor da Igreja
Santo Agostinho fundou uma comunidade cristã atuante na oração, estudo da Palavra e caridade
Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.
Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.
Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.
O seu processo de conversão recebeu um “empurrão” quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: “Toma e lê”, e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:”…revesti-vos do Senhor Jesus Cristo…não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências”.
Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de “perder” sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.
Santo Agostinho, rogai por nós!
tjl@ - acidigital.com – a12.com – domtotal.com-evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário