quarta-feira, 13 de maio de 2020

BOM DIA EVANGELHO - 14 DE MAIO DE 2020


Bodia evangelho


14 de maio de 2020
Dia Litúrgico: 14 de maio: São Matias, apóstolo
Dom Orani João Tempesta. Foto: Facebook Tarde com Maria/Reprodução Digital
RIO DE JANEIRO, 13 Mai. 20 / 02:40 pm (ACI).- O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa na manhã desta quarta-feira, 13, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Após a celebração transmitida online para milhares de pessoas, o cardeal consagrou o Brasil ao Imaculado Coração de Maria na Capela das Aparições do Brasil, a única réplica no mundo autorizada pelo Santuário de Fátima da Capelinha erguida no local das aparições em Portugal.
“Hoje é um dia muito especial para nosso povo. Que os devotos de Nossa Senhora de Fátima experimentem o consolo da presença da Mãe de Jesus em suas vidas. Cristo nos deu a sua mãe no altar da cruz, que ela esteja junto daqueles que estão na Igreja Doméstica e que prestam serviços essenciais, nesse tempo de pandemia em que vivemos. Maria quer ser presença de confiança e esperança”, motivou o cardeal.
Dom Orani destacou que hoje a peregrinação aos santuários e igrejas dedicadas a Nossa Senhora de Fátima aconteceram de maneira inversa.
“Não foram os fiéis que saíram para homenagear Nossa Senhora, mas Maria foi até cada casa. Nossa Senhora visitou o povo com seu filho Jesus, porque aonde ela vai também leva seu filho. Deus sabe as razões desse exílio que passamos, rezemos para que possamos voltar a participar das celebrações nas igrejas”, expressou.
Dom Orani recordou que Fátima é o altar do mundo e que a aparição da Mãe de Jesus também aconteceu num momento difícil da história. Tempo da Primeira Guerra Mundial, da Gripe Espanhola e de uma ideologia contrária a fé católica.
“Diante dos acontecimentos atuais, desses sinais dos tempos, que lembram a fragilidade humana, devemos ainda mais buscar a Jesus. É preciso viver cada dia no Caminho do Senhor. Que saibamos escutar novamente a mensagem de Fátima, o chamado à conversão, enquanto temos tempo, com toda a sinceridade de coração para acolher o Senhor que passa em nossa vida”, orientou o arcebispo.
Logo após a celebração eucarística, Dom Orani abençoou todas as câmeras e equipamentos eletrônicos utilizados nas transmissões online do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
“Pedimos a proteção de Maria, que ela nos cubra com seu manto e dê sentido a nossa caminhada. Cabe a nós cristãos anunciar que o homem necessita de Deus para ter um sentido para a sua vida e para a vida eterna, sem a iluminação da cruz de Cristo não teríamos como resolver as questões internas dos nossos corações. Queremos pedir a Deus, pela intercessão de Maria, que tenhamos uma vida de oração e conversão, para voltarmos para o Senhor”, rezou o prelado.
Pão de Fátima distribuído para 700 famílias no Rio
O Cardeal Tempesta junto com o bispo auxiliar do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que é reitor do santuário, inauguraram a Cozinha Solidária da Obra Social da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, responsável pelo recinto. No local serão ofertadas 500 refeições para comunidades carentes, ex-dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Há um mês, foi inaugurada a Padaria Solidária que atualmente já produz 7.500 pães dentro do Santuário no Rio. O pão de Fátima, como é conhecido, tem atendido a cerca de 700 famílias carentes e pessoas em situação de rua atendidas pelas obras de caridade do Santuário do Cristo Redentor.
“O Senhor tem providenciado corações generosos para não deixar faltar o pão nosso de cada dia. Benfeitores fizeram uma padaria e uma cozinha para fornecer quentinhas e pães. É uma parceria para o bem. Tem aumentado muito as pessoas sem alimento necessário para cada dia, devido ao isolamento social”, afirmou Dom Orani.
A padaria funciona com equipamento industrial e tem como meta produzir 10 mil pães diariamente. Os benfeitores também vão doar os insumos para a produção dos alimentos.
O fundador da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria e idealizador do Santuário, Berthaldo Soares, disse em matéria publicada no site da instituição: “Sozinhos podemos pouco, mas juntos podemos fazer a diferença para muita gente. A solidariedade é ainda mais importante em momentos como o que estamos vivendo, de pandemia, isolamento social e crise. É preciso estarmos atentos e ajudarmos uns aos outros”, finalizou.
Confira aqui o vídeo da consagração do Brasil ao Imaculado Coração de Maria:

Oração: Concedei-nos, Ó Senhor do mundo, a fé inabalável dos primeiros apóstolos, e pela intercessão de São Matias, dai-nos alcançar a Graça que tanto necessitamos. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Evangelho (Jo 15,9-17):
Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor.
»Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
»Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros».
Palavra de vida eterna.
«Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa»
+ Rev. D. Josep VALL i Mundó(Barcelona, Espanha)
Hoje, a Igreja recorda o dia em que os Apóstolos escolheram o discípulo de Jesus que devia substituir Judas Iscariotes. Como nos diz acertadamente S. João Crisóstomo numa das suas homilias, na hora de eleger pessoas que gozarão de uma certa responsabilidade podem ocorrer rivalidades ou discussões. Por isso, S. Pedro «se desentende das invejas que poderiam ter surgido», deixa à sorte, à inspiração divina e evita assim essa possibilidade. Na continuação diz este Padre da Igreja: «É que as decisões importantes muitas vezes originam desgostos».
No Evangelho deste dia, o Senhor fala aos Apóstolos acerca da alegria que devem ter: «para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa» (Jn 15,11). Na verdade, o cristão, tal como Matias, viverá feliz, com uma alegria serena, se assumir os diversos acontecimentos da vida à luz da graça da filiação divina. De outro modo, acabaria por se deixar levar por falsos desgostos, por invejas néscias ou por preconceitos de qualquer tipo. A alegria e a paz são sempre fruto da abundância de entrega apostólica e da luta por alcançar a santidade. É o resultado lógico e sobrenatural do amor a Deus e do espírito de serviço ao próximo.
Romano Guardini escreveu: « A fonte da alegria encontra-se no mais profundo do interior da pessoa (…). Aí reside Deus. Então a alegria dilata-se e faz-nos luminosos. E tudo aquilo que é belo é recebido em todo o seu esplendor». Quando não estivermos contentes, temos de saber rezar como S. Tomás More: «Meu Deus, concedei-me o sentido de humor para que saboreie a felicidade na vida e consiga transmiti-la aos outros». Não esqueçamos o que também Sta. Teresa de Jesus pedia: «Meu Deus, livrai-me dos santos de cara triste, pois um santo triste é um triste santo».
Santo do Dia
São Matias
Matias, apóstolo que foi eleito para ocupar o lugar de Judas Iscariotes no grupo dos doze.
A eleição se deu dias depois da Ascensão de Jesus e da vinda do Espírito Santo e assim foi descrito: "Depois da Ascensão de Jesus, Pedro disse aos demais discípulos: Irmãos, em Judas se cumpriu o que dele se havia anunciado na Sagrada Escritura: com o preço de sua maldade se comprou um campo". O salmo 109 ordena "Que outro receba seu cargo”. Convém então que elejamos um para o lugar de Judas. E o eleito deve ser dos que estiveram entre nós o tempo todo em que o Senhor conviveu entre nós, desde que foi batizado por João Batista até que ressuscitou e subiu aos céus". (Atos 1, 21-26)
Segundo a tradição Matias evangelizou na Judéia, Capadócia e depois na Etiópia. Ele sofreu perseguições e o martírio, morreu apedrejado e decapitado em Jerusalém, testemunhando sua fidelidade a Jesus.
Há registros de que Santa Helena, mãe do imperador Constantino, o grande, mandou trasladar as relíquias de São Matias para Roma, onde uma parte está guardada na igreja de Santa Maria Maior, em Roma. O restante delas se encontra na antiquíssima igreja de São Matias em Treves, na Alemanha, cidade que a tradição diz ter sido evangelizada por ele e da qual os devotos o têm como seu padroeiro.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão: Hoje celebramos a vida de um apóstolo que recebeu a incumbência de ocupar o lugar daquele que foi o traidor da causa de Jesus. São Matias esteve ao lado de Jesus e ouviu dele os ensinamentos do Reino. Aprendeu a cuidar do próximo e a ser solidário com os mais abandonados. Aprendamos dele o zelo pelo Evangelho e o espírito missionário que nos leva a testemunhar o Cristo Jesus.
tjl@ - acidigital.com 12.com – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário