quinta-feira, 21 de maio de 2020

BOM DIA EVANGELHO - 22. MAIO . 2020


Bodia evangelho

22 de maio de 2020
Dia Litúrgico: Sexta-feira da Páscoa
João Paulo II. Foto: L´Osservatore Romano
WASHINGTON DC, 21 Mai. 20 / 06:00 pm (ACI).- O autor e biógrafo papal, George Weigel, assinalou que a vida de São João Paulo II é uma prova de que a crença religiosa e a convicção moral podem mudar o rumo da história.
Na segunda-feira 18 de maio Weigel realizou um seminário online pelo centenário do nascimento do Papa peregrino, apresentado pelo Santuário Nacional de São João Paulo II.
Karol Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920, foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978, morreu em 2 de abril de 2005 e foi canonizado em 27 de abril de 2014. Sua festa é 22 de outubro, o dia que foi eleito Papa.
Weigel assinalou que São João Paulo II foi “a grande testemunha cristã de nosso tempo, o homem que fez que Jesus Cristo ganhasse vida para muitos” e que “seu próprio apostolado convidou outros a serem discípulos cristãos”.
A apresentação de Weigel durante o seminário Web foi um dos muitos eventos organizados pelo santuário para comemorar o centenário do nascimento de João Paulo II. Originalmente, estes eventos seriam presenciais e incluiriam um “simpósio acadêmico”, mas os planos mudaram devido ao surto de COVID-19.
Weigel indicou que João Paulo II foi o “Papa do Catecismo e da devoção à Divina Misericórdia” e explicou como “essas duas realidades - verdade e misericórdia - encontraram-se em sua própria vida”, e o inspiraram às conduzir a vida da Igreja.
Em outubro de 1992, o Papa João Paulo II promulgou a nova edição do Catecismo da Igreja Católica; e no 2000 designou o domingo depois de Páscoa como “Domingo da Divina Misericórdia”.
Weigel assinalou que São João Paulo II como Papa demonstrou que “o poder da convicção religiosa e moral” é melhor que as disciplinas seculares como a economia ou o direito “para mudar a história”, e assim dar-lhe “uma direção mais humana”.
O escritor assinalou que o legado que São João Paulo II deixou sobre a Divina Misericórdia se sente mesmo anos depois de sua morte, com a inscrição da festa da Santa polonesa Faustina Kowalska no Calendário Romano pelo Papa Francisco.
George Weigel declarou que os efeitos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial haviam “destroçado a malha moral do mundo ocidental”, sendo causadores de todo tipo de dor e danos pessoais, mas que a aparição da Divina Misericórdia tinha a intenção de sanar estas feridas.
São João Paulo II interpretou a “mensagem da Divina Misericórdia que irradia do coração do Senhor ressuscitado”, “como a resposta a essa destruição da malha moral da humanidade”, indicou o autor.
“A humanidade precisava escutar a mensagem da misericórdia de Deus, que é o suficientemente forte para sanar as feridas que nos infligimos”, disse.
O Santuário Nacional de São João Paulo II está localizado em Washington, D.C., perto do campus da Universidade Católica da América. Originalmente chamado Centro Cultural João Paulo II, o santuário nacional se estabeleceu em 2011, depois de que foi adquirido pelos Cavaleiros do Colombo. A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos designou o edifício como “santuário nacional” para o então beato João Paulo II em 14 de março de 2014.
O santuário alberga uma exposição sobre a vida e o papado do santo polonês, e uma de suas capelas contém uma relíquia de primeira classe que está disponível para veneração.

Oração: Deus, que vos dignastes conferir à Santa Rita tamanha graça que, havendo ela vos imitado no amor aos seus inimigos, trouxe no coração e na fronte os sinais de vossa caridade e sofrimento, concedei, nós vo-lo suplicamos, que pela sua intercessão e merecimento amemos os nossos inimigos e mereçamos receber a recompensa prometida aos mansos e humildes. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Evangelho (Jo 16,20-23a):
«Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando vai dar à luz, fica angustiada, porque chegou a sua hora. Mas depois que a criança nasceu, já não se lembra mais das dores, na alegria de um ser humano ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza. Mas eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada. Em verdade, em verdade, vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará».
Palavra de vida eterna.
«Mas a vossa tristeza se transformará em alegria»
+ Rev. D. Joaquim FONT i Gassol
(Igualada, Barcelona, Espanha)
Hoje nós começamos a Novena do Espírito Santo. Revivendo o Cenáculo, vemos a Mãe de Jesus, Mãe do Bom Conselho, conversando com os Apóstolos. Que diálogo tão cordial e tão pleno! A recordação de todas as alegrias que tiveram ao lado do Mestre, os dias pascoais, a Ascenção e as promessas de Jesus. Os sofrimentos dos dias da Paixão se converteram em alegrias. Que belíssimo ambiente no Cenáculo! E quanta beleza está sendo preparada, como Jesus lhes prometeu.
Nós sabemos que Maria, Rainha dos Apóstolos, Esposa do Espírito Santo, Mãe da Igreja nascente, nos guia para receber os dons e os frutos do Espírito Santo. Os dons são como a vela desdobrada de uma embarcação e o vento —que representa a graça— está a seu favor: que rapidez e facilidade no caminho!
O Senhor nos promete também, em nossa rota, converter as fadigas em alegria: «ninguém poderá tirar a vossa alegria» (Jo 16, 22). E no Salmo 126,6: «Quando vai, vai chorando, levando a semente para plantar; mas quando volta, volta alegre, trazendo seus feixes».
Durante toda esta semana, a liturgia nos fala de rejuvenescer, de exultar (pular de alegria), da felicidade segura e eterna. Tudo nos leva a viver de oração. Como nos diz São Josemaria: «Quero que estejas sempre contente, porque a alegria é parte integrante de teu caminho. — Pede essa mesma alegria sobrenatural para todos».
O ser humano necessita sorrir para ter boa saúde física e espiritual. O humor sadio ensina a viver. São Paulo nos dirá: «Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus» (Rm 8, 28). Eis aqui uma boa jaculatória: «Tudo é para o bem!»; «Omnia in bonum!»
Santo do Dia
Santa Rita de Cássia
Rita nasceu no ano de 1381, na cidade de Cássia. Na infância, manifestou sua vocação religiosa, mas para atender aos desejos de seus pais, já idosos, Rita casou-se com um homem de nome Paulo Ferdinando.
Seu marido tornou-se violento e agressivo. A tudo ela suportava com paciência e oração. A penitência e a abnegação de Rita conseguiriam convertê-lo aos preceitos de amor a Cristo. Entretanto, suas atitudes passadas deixaram um rastro de inimizades, que culminaram com seu assassinato, trazendo grande dor e sofrimento ao coração de Rita.
Dedicou-se então aos dois filhos ainda pequenos que, na adolescência, descobriram a verdadeira causa da morte do pai e resolveram vingá-lo quando crescessem. Rita pediu a interferência de Deus, para tirar tal ideia da cabeça dos filhos. Se isso não fosse possível, que Deus os levasse para junto Dele. Em menos de um ano, os dois filhos de Rita morreram, sem concretizarem a vingança.
Rita ficou sozinha no mundo e decidiu dar um novo rumo à sua vida. Determinada, resolveu seguir a vocação revelada ainda na infância: tornar-se monja agostiniana.
Ela se entregou completamente a uma vida de orações e penitências, com humildade e obediência total às regras agostinianas. Sua fé era tão intensa que na sua testa apareceu um espinho da coroa de Cristo, estigma que a acompanhou durante catorze anos.
Rita morreu no ano de 1457, aos setenta e seis anos, em Cássia. Sua fama de santidade atravessou os muros do convento e muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão. Os fiéis a consideram a "Santa das Causas Impossíveis".  (Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão: O culto à bem-aventurada da vila de Cássia se estendeu rapidamente pelo mundo, onde por causa dos milagres obtidos por sua intercessão o povo lhe deu o nome de “Santa das Causas Impossíveis". Porém, mais importante que os milagres, é o exemplo de vida que recebemos de Santa Rita. Sua perseverança e fidelidade ao Cristo deram a ela a coroa da santidade.
tjl@ - a12.com – acidigital.com – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário