terça-feira, 26 de maio de 2020

BOM DIA EVANGELHO - 27 DE MAIO DE 2020


Bodia evangelho

27 de maio de 2020
Dia Litúrgico: Quarta-feira da 7ª semana da Páscoa
O Papa durante a Missa de Pentecostes em uma imagem de arquivo. Foto: ACI Prensa
Vaticano, 26 Mai. 20 / 12:45 pm (ACI).- O Papa Francisco celebrará a Missa de Pentecostes, domingo, 31 de maio, na Capela do Santíssimo Sacramento da Basílica de São Pedro, no Vaticano, sem a presença dos fiéis, devido às medidas preventivas contra o coronavírus.
De acordo com um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa do Vaticano, a Missa começará às 10h, hora de Roma, e ao finalizar, às 12h, presidirá a oração do Regina Coeli da janela dos apartamentos pontifícios do Palácio Apostólico.
Será a primeira vez que o Santo Padre reza da janela com a presença dos fiéis na Praça, pois desde o domingo, 8 de março, a oração do Ângelus e Regina Coeli foi realizada na Biblioteca do Palácio Apostólico, já que a Praça de São Pedro estava fechada ao público.
No comunicado, afirma-se que "as forças de ordem garantirão o acesso com segurança à Praça, e se preocuparão de que os fiéis presentes respeitem a necessária distância de segurança” para evitar possíveis contágios de coronavírus.
Embora no domingo passado, 24 de maio, o Papa tenha rezado o Regina Coeli na Biblioteca, a Praça foi aberta pela primeira vez aos fiéis. Ao finalizar a oração, o Pontífice se assomou pela janela dos apartamentos pontifícios para cumprimentar e abençoar um pequeno grupo de pessoas que estavam na praça para fazer a oração mariana com o Santo Padre.
Oração: Santo Agostinho da Cantuária intercedei por nós junto a Deus para que jamais temamos abraçar nossa missão e que nos sintamos sempre apoiados pelo poder divino para chegarmos a um feliz termo em nossa jornada. Amém!
Evangelho (Jo 17,11b-19):
Naquele tempo, Jesus alçando os olhos ao céu, disse: «Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. Quando estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
»Agora, porém, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Eu não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade».
«Que tenham em si a minha alegria em plenitude»
Fr. Thomas LANE
(Emmitsburg, Maryland, Estados Unidos)
Hoje, vivemos em um mundo que não sabe como ser verdadeiramente feliz com a felicidade que vem de Jesus, um mundo que procura a alegria de Jesus nos lugares errados e da maneira errada. Procurar a felicidade sem Jesus leva somente à infelicidade ainda mais profunda. É só ver as novelas na TV, há sempre alguém em apuros. As novelas na TV nos mostram a miséria de uma vida sem Deus.
Mas queremos viver o dia de hoje com a alegria de Jesus. Jesus orou ao Pai em nosso Evangelho de Hoje, «digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude» (Jo 17,13). Percebamos que Jesus quer que sua alegria seja completa em nós. Ele quer que sejamos plenos de alegria. Isto não quer dizer que não teremos cruzes, porque «o mundo os odiou, porque eles não são do mundo» (Jo 17,14), mas Jesus espera que vivamos com sua alegria independentemente do que o mundo pensa de nós. A alegria de Jesus deve nos permear até o mais íntimo de nosso ser, enquanto os rugidos superficiais de um mundo sem Deus não devem nos penetrar.
Hoje então vivamos a alegria de Jesus. Como podemos adquirir mais e mais dessa alegria de Jesus? Obviamente dele mesmo. Jesus é o único que nos dá a verdadeira alegria que está ausente no mundo, como podemos ver nas novelas de TV. Jesus disse, «Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado» (Jo 15,7). Então passemos tempo a cada dia em oração com as palavras de Jesus nas Escrituras, comamos e consumamos as palavras de Jesus nas Escrituras, deixemos que elas sejam nosso alimento, para que sejamos saciados com a alegria que vem de Jesus: «Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande idéia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte» (Bento XVI).
Santo do Dia
Santo Agostinho da Cantuária
Agostinho era um monge beneditino num mosteiro fundado pelo Papa Gregório Magno. Foi justamente este Papa que ordenou o envio de missionários às ilhas britânicas.
No final do século VI, o cristianismo já tinha chegado à Grã-Bretanha, mas a invasão dos bárbaros saxões da Alemanha atrasou sua propagação e quase destruiu totalmente o que fora implantado. Santo Agostinho renovou o trabalho missionário nesta ilha.
Em 597 para lá partiram quarenta monges, todos beneditinos, sob a direção do monge Agostinho. Todos desaconselhavam a missão. Mas, tendo recebido do Papa Gregório Magno a informação de que a época era propícia apesar dos perigos, pois o rei Etelberto havia desposado a princesa católica Berta, filha do rei de Paris, ele resolveu corajosamente enfrentar os riscos.
A chegada foi triunfante. Agostinho, com a ajuda de um intérprete, colocou ao rei as verdades cristãs e pediu permissão para pregá-las em seus domínios. O rei impressionou-se com a coragem do monge e ele mesmo recebeu o batismo, seguido de muitos súditos. Agostinho foi nomeado arcebispo da Cantuária, primeira diocese fundada por ele.
Agostinho morreu no dia 25 de maio de 604, sendo sepultado na Igreja da Cantuária, que ainda guarda suas relíquias.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão: A Igreja nasceu com a vocação missionária. No decorrer da história muitos homens e mulheres levaram adiante este missão deixada por Jesus. Alguns enfrentaram desafios, como nosso querido Agostinho de Cantuária, que com paciência e determinação levou o evangelho para os povos britãnicos. O ideal missionário continua a ecoar em nossos corações. Vamos em frente na pregação do evangelho da vida e da justiça.
tjl@- acidigital.com – a12.com – evangeli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário